Avaliação: BMW iX é o carro mais absurdo que já dirigi. Veja por quê

Novo SUV da marca alemã tem tecnologias tão impressionantes e doses tão fortes de luxo que o fato de ser elétrico vira apenas um detalhe
LF
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23.05.2022 às 12:00
Novo SUV da marca alemã tem tecnologias tão impressionantes e doses tão fortes de luxo que o fato de ser elétrico vira apenas um detalhe

William Hanna e Joseph Barbera estavam errados quando previram os carros do terceiro milênio em Os Jetsons. Ainda estamos longe de rodar por aí com bolhas voadoras que mais parecem mininaves espaciais. Mas um automóvel de 2022 é capaz de coisas inimagináveis para os mais criativos dos roteiristas da criativa década de 1960.

É o caso do BMW iX. Que, provavelmente, está entre os veículos mais avançados já inventados. Pelo menos no meu caso, tecnologicamente falando, é o carro mais absurdo que já dirigi. São tantas as funções e novidades que o fato de ele ser elétrico vira um mero detalhe. É sério.

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A Mobiauto teve oportunidade de rodar com uma unidade da versão xDrive50, a mais potente da gama – formada por um total de duas configurações, sendo a mais barata a xDrive40. Confira os preços e diferenças entre elas aqui. A pedida é R$ 800.000, mas olha... Por tudo que ele oferece, não é que o preço soa até barato?

Veja em todos os detalhes como anda esse enorme SUV, pouca coisa mais comprido e largo que um X5, em nossa avaliação em primeira mão, com imagens exclusivas do fotógrafo Murilo Góes.

BMW iX xDrive50 – Preço: R$ 799.950. Pintura Carbon Black: incluída

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Grade regenerativa, câmeras autolimpantes

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Primeiro, uma constatação elementar: design não o ponto forte do iX. Ele chama muita atenção, é verdade, mas é mais pelo porte, pelo aspecto futurista e, claro, pela força que a insígnia da marca bávara gera. Agora, afirmar que ele é “bonito” talvez seja exagero. 

Na verdade, sua altura relativamente baixa para um SUV o deixa com jeito de uma espécie de uma perua gigante e trabalhada no fermento. E não das mais jeitosas.

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Mas quem se importa com isso ao constatar que a falsa grade com o polêmico duplo-rim gigante – a tomada de ar de verdade fica na base do para-choque e possui abertura e fechamento ativos, por questões aerodinâmicas – usa o calor gerado por finos condutores elétricos para regenerar pequenos riscos superficiais?

 Ou quando descobre que os faróis possuem projetores a laser, enquanto as câmeras dianteira e traseira de auxílio à manobra são autolimpantes? Basta acionar um comando via central multimídia para que elas se limpem sozinhas.  

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Ou quando vê que as maçanetas, totalmente encravadas na porta, também por razões aerodinâmicas, abrem as portas através de um sensor de toque com uma pequena pressão dos dedos? Para fechá-las, basta encostá-las suavemente e uma bomba de vácuo completa o serviço, o chamado “fechamento por sucção”.

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Ou, ainda, quando olha para as enormes rodas de 22 polegadas? Ou, ainda, quando olha para as lanternas traseiras em LED com cara de peça de carro-conceito, enquanto a enorme tampa do porta-malas possui abertura elétrica, incluindo por sensor de aproximação das pernas?

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Tudo isso em um veículo enorme, mas com um coeficiente de 0,25 Cx, de dar inveja a muito cupê esportivo. Pena que os 500 litros do bagageiro sejam quase totalmente comprometidos por um nababesco estepe temporário bem no centro do compartimento.

Ah, e tem mais surpresas no BMW iX. Por exemplo, a carroceria traz elementos em aço, mas também em alumínio e até plástico. Ao mesmo tempo, as bases das colunas A, B, C e D são em fibra de carbono. Tudo para maximizar a rigidez e reduzir peso. E olha que, mesmo assim, ele pesa quase 2,6 toneladas na versão xDrive50.

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Por fim, vá tirando o cavalinho da chuva caso queira abrir o capô. Não há nada para ver ou mexer ali, nem mesmo um compartimento extra de carga. Só é possível fazê-lo em uma oficina, com ferramental específico e duas pessoas realizando o procedimento de uma só vez.   

Dimensões:  comprimento, 4.953 mm; largura, 1.967 mm; altura, 1.695 mm; entre-eixos, 3.000 mm. Porta-malas: 500 litros; peso em ordem de marcha, 2.585 k; carga útil, 635 kg.

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Telas de cinema, bancos de lounge, couro curtido no azeite, peças de cristal

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Por dentro, o BMW iX tem tanta cara de carro-conceito e tantos elementos de luxo que chega a ser um acinte. O volante hexagonal com apenas dois raios é um exemplo. O tótem com as duas telas digitais (o quadro de instrumentos de 12,3” e a central multimídia de 14,9”) é outro. Côncavo, o componente mais parece uma minitela de cinema.

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E o que dizer das peças de cristal? Elas compõem as teclas de ajuste e memorização dos bancos elétricos, o botão de partida e os seletores de câmbio, da central multimídia – ainda tem quem o prefira em detrimento da tela de toque ou do sensor de gestos – e do volume do som.

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Falando em som, o sistema Bowers & Wilkins Diamond Surround tem 30 alto-falantes e inclui subwoofers até dentro dos bancos dianteiros (um no encosto, outro no assento). Some isso e outro, bem potente, no centro do painel, e temos uma experiência (de novo) de cinema, em 3D.

O revestimento dos bancos é só a cereja do bolo, especialmente no chamativo tom vermelho Castanea. Tanto os dianteiros quanto os traseiros trazem faixas centrais do couro microperfuradas e com costuras diagonais e verticais.

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Por falar em couro, este recebe tratamento com azeite de oliva no lugar de elementos químicos artificiais, a fim de ser ecologicamente correto. O desenho de um ramo de oliva, em baixo relevo, à direita do painel, dá a deixa sobre esse assunto. Já a madeira presente na cabine é de verdade, porém sempre certificada, segundo a marca.

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Nos bancos da frente, temos um estilo semiesportivo, com direito a um buraco entre o encosto lombar e o de cabeça para abrigar um cinto de cinco pontos, além de opções de aquecimento e ventilação. Até aí, nenhuma surpresa.

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A BMW saiu do comum mesmo foi no traseiro, ao aplicar o conceito “riva hoop invertido”, integrado as laterais do banco ao acabamento das portas. A solução deu a toda a fileira um aspecto de “sofá de lounge”. 

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Ali também há duas zonas extras de climatização do ar-condicionado (são quatro no total), quatro tomadas USB-C, para manter as crianças muito bem entretidas com celulares e tablets em viagens, e um apoia-braço central com dois porta-copos escamoteáveis.

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Ah, e como o assoalho é 100% plano, espaço para as pernas é o que não falta. Sim, o BMW iX é elétrico e, sim, possui um banco de baterias de íons de lítio deitado sob o assoalho, o que aprimora o centro de gravidade e a distribuição de peso, além de permitir que o entre-eixos seja de longos 3 metros.

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Mas também eleva o ponto H do motorista a um nível alto demais, bem como a posição de todos os ocupantes. Nada que comprometa muito o conforto a bordo. Conforto que inclui até a abertura das quatro portas por botão, em vez de maçanetas internas...

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Aceleração bruta

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Começarei esta etapa da avaliação sendo pentelho: não gostei do volante futurista do iX. Tem um diâmetro enorme, uma empunhadura muito grossa e, apesar da regulagem 100% elétrica, não recua tanto quanto eu gostaria. Mas, honestamente, foi um dos únicos incômodos de estar a bordo desse suvão elétrico de quase 5 metros de comprimento.

Porque o bichão acelera, meus amigos. Não pense que as mais de 2,5 toneladas de peso o impedem de fazê-lo em menos de 5 segundos. São 523 cv e 78 kgfm combinados entre dois motores elétricos, cada um postado em um subchassi. A cada patada no acelerador, o corpo cola contra o banco de uma maneira que faria muito esportivo genuíno chorar.

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O motor traseiro é o mais potente dos dois, daí que a distribuição de torque varia entre 40:60 e 0:100, priorizando sempre a entrega de força às rodas traseiras, como todo BMW deveria ser. Todas as decisões de entrega da força entre os eixos e entre as rodas são feitas eletronicamente e eletricamente pela central eletrônica (ECU) em “conversa” com os motores.

Ambos são síncronos, porém com escovas e anéis deslizantes no lugar de bobinas e ímãs permanentes. Assim, em vez de ser por magnetismo, o estímulo de rotação ocorre também por corrente elétrica. Ainda segundo a BMW, os motores operam em corrente contínua, dispensando a necessidade de conversão para corrente alternada. 

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Tudo isso, de acordo com a fabricante, eleva o aproveitamento energético para a ordem de até 93%, enquanto em um motor comum a combustão a eficiência térmica raramente passa de 30%.

Motor: dois, elétricos, um dianteiro e um traseiro, transversais, síncronos de corrente contínua
Potência: 523 cv combinados (258 cv no motor dianteiro; 313 cv no motor traseiro)
Torque: 78 kgfm combinados (29,6 kgfm no motor dianteiro; 40,8 kgfm no motor traseiro)
Peso/potência: 4,94 kg/cv
Peso/torque: 33,1 kg/kgfm
Câmbio: automático, marcha infinita
Tração: integral
0 a 100 km/h: 4,6 segundos
Velocidade máxima: 200 km/h (controlados eletronicamente)

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Dinâmica suave

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Curiosamente, além dos modos de condução já esperados, há um modo na central multimídia chamado “som do motor”. Sabe o que ele faz? Aumenta o volume do zumbido elétrico na cabine. É quando sentimos saudades do belo ronco de um V8, mas a nostalgia fica para trás conforme vamos nos deixando seduzir pelas delícias de dirigir o iX.

Conduzi-lo é como estar em um gigante navio de cruzeiro, ou em um Boeing 787. São enormes e totalmente voltados ao conforto. Você vai sentir o balanço do mar ou uma turbulência com muito menos virulência em um deles do que em um barquinho menor ou em um jatinho.

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No BMW iX, é a mesma coisa: quase não se sente nenhum tipo de trepidação, por pior que seja o pavimento; quase não se escuta nenhum ruído, por mais vibrante que esteja a vida em uma megalópole como São Paulo (SP).

As suspensões são adaptativas e com molas pneumáticas, capazes de aumentar ou reduzir a altura do veículo seguindo um comando no console central. O recurso se mostra útil na hora de transpor vias mais maltratadas, visto que seus ângulos e vão livre do solo não são assim tão generosos.

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O iX, aliás, é bem mais macio e molenga que se poderia esperar de um BMW. Todo o ajuste das suspensões é voltado ao conforto, mesmo que isso signifique uma pendulação lateral maior nas curvas, ou até uma empinada à la VW Santana nas arrancadas mais fortes.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão duplo-A (dianteira) e MultiLink (traseira), adaptativa e com molas pneumáticas; freios a disco ventilados (dianteiros e traseiros); diâmetro de giro, não divulgado; vão livre do solo, 203 mm; ângulo de ataque, 18,8°; ângulo central, 17,6°; ângulo de saída, 20,8°; coeficiente aerodinâmico, 0,25 Cx; pneus dianteiros 275/40 R22­­; estepe temporário.

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Baterias e alcance

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Apesar de as baterias estarem cada vez mais compactas e com maior densidade energética, o conjunto de dez módulos do BMW iX xDrive50 ainda pesa mais de 500 kg. Mas o alcance é excelente, mesmo nos padrões WLTP, e sua capacidade de recarga se aproxima de 200 kW em carregador ultrarrápido de corrente contínua. Confira os números: 

Tipo de bateria: dez módulos, íons de lítio, posicionada no assoalho
Capacidade da bateria: 303 Ah
Carga da bateria: 111,5 kWh brutos e 105,2 kWh líquidos
Alcance (WLTP): 630 km
Recarga rápida: 80% em 34 minutos (carregador de até 195 kW DC)
Recarga lenta: 100% em 11h15min (wallbox de 11 kW)

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Não chegamos a testar o SUV em rodovia, mas para uso na cidade, mesmo em trajetos de longa distância dentro de uma metrópole como São Paulo, o medo de uma “pane seca” é quase zero. 

Até porque a inteligência artificial do veículo altera automaticamente os parâmetros de uso para poupar energia quando percebe que a bateria vai acabar antes de você chegar ao local desejado, desde que você insira o destino em seu navegador GPS nativo.

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É tanta tecnologia, mas tanta...

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O navegador GPS do BMW iX, inclusive, merece uma menção à parte. Além de passar informações de trânsito em tempo real – sem a mesma eficiência de um Waze, frise-se –, ele usa a câmera frontal do SUV para te dizer onde virar e em que vias entrar através de realidade aumentada. Você se sente seguindo os atalhos do Mario Kart no videogame. E provavelmente não vai mais querer usar nem o Waze, nem o Google Maps.

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Já o assistente de permanência e mudança de faixa projeta imagens em tempo real de outros veículos no quadro de instrumentos, seja à sua frente ou nas duas faixas ao lado. É capaz, inclusive, de entender se o veículo ao redor é um carro, uma moto ou um caminhão. Desse modo, é preciso MUITA desatenção para trocar de faixa fechando um outro veículo.

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O recurso chega a assustar tanto quanto o nível de precisão das correções automáticas no volante para te manter na faixa correta. Ou quanto a suavidade das frenagens e retomadas para acompanhar os veículos à frente através do ACC (controle de cruzeiro adaptativo) com função Anda-e-Para (reacelera automaticamente mesmo após parar totalmente).

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A frenagem autônoma emergencial, por sua vez, inclui detecção de pedestres e ciclistas, inclusive à noite. Já o assistente de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares é 100% autônomo, ou seja, você não precisa sequer mexer no pedal do freio ou passar de Drive para a Ré e vice-versa.

Quem instalar o aplicativo BMW Group poderá cadastrar seu iX para destravar as portas e rodar com o veículo através de um sensor de proximidade do smartphone, sem precisar portar a chave. E se acabar a bateria do aparelho? Tudo bem, pois o veículo ainda é capaz de ler seus sinais mesmo desligado.

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Esse mesmo app permite que se acesse a câmera interna do SUV, presente no console de teto. Assim, é possível monitorar quem está dirigindo e tirar até fotos. Por fim, o teto panorâmico não abre, mas o vidro é eletrocrômico e pode permitir ou não a entrada de luz solar conforme a vontade do motorista ou dos passageiros. Fora o fato de já estar preparado para receber internet 5G.

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Com tudo isso, vai dizer que o fato de ser o BMW iX ser elétrico não vira detalhe? Pena que o comando de voz não esteja à altura do resto do pacote. Ele entende linguagem coloquial, mas falhou diversas vezes durante nosso teste, mesmo com os vidros fechados. E o sensor de gesto dos dedos para aumentar ou reduzir o volume na central demanda paciência.

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BMW iX xDrive50 2022 – Principais itens de série

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Visual e exterior: grade falsa regenerativa; câmera dianteira e traseira autolimpantes; faróis com guias de LED e projetores a laser; suspensões adaptativas a ar; retrovisores externos com aquecimento e rebatimento; portas com fechamento por sucção; maçanetas externas com sensor de toque; teto panorâmico com vidro opalescente; elementos da carroceria em plástico, alumínio, metal e fibra de carbono; rodas aerodinâmicas aro 22; porta-malas com abertura e fechamento automáticos; cabo de recarga.

Tecnologia: chamada de emergência inteligente; serviços ConnectedDrive; cluster 100% digital de 12,3”; central multimídia de 14,9” com sensor de gesto, comando de voz inteligente e projeção de celulares sem fio; carregador de celular por indução; sistema de som Surround Bowers & Wilkins; assistente de farol alto.

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Segurança: Monitoramento da pressão dos pneus; alarme; câmera interna; proteção acústica para pedestres; controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go; frenagem autônoma emergencial com detecção de ciclistas e pedestres, inclusive noturna; assistente ativo de manutenção e mudança de faixa com leitura de veículos ao redor; assistente 100% autônomo de estacionamento; câmeras em 360° de auxílio a manobra

Conforto e acabamento: destravamento das portas por chave ou por detecção de aplicativo no celular; acabamento interno em couro Castanea (vermelho) microperfurado, tratado com azeite de oliva; botões de cristal; bancos dianteiros elétricos, ventilados e com aquecimento; ar-condicionado automático digital de quatro zonas; pacote de luzes internas; revestimento do teto em Anthracite.

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Vale a pena comprar um BMW iX?

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Por R$ 800.000, ter acesso a um dos carros mais avançados do momento até que não custa tão caro assim. O iX representa tudo que a BMW é capaz de entregar hoje em termos tecnológicos, e não é pouco. Parece mesmo um carro de dez anos à frente vendido no presente.

Que me desculpe a dupla Hanna-Barbera, mas quando o assunto é carro, este futuro aqui é bem mais legal do que as bolhas voadoras dos Jetsons.

Imagens: Murilo Góes/Mobiauto e Leonardo Felix/Mobiauto

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