Avaliação: nova Ford Maverick Tremor é versão que faltava para picapeiros
A Ford Maverick desembarcou no Brasil em 2022, quando chegou em um cenário que contava apenas com a Fiat Toro. Ela chegou posicionada como uma picape mais cara e com poucos equipamentos, mas agora vai se redimir com a nova linha, que traz a inédita versão aventureira: Maverick Tremor.
Tivemos um primeiro contato com a picape diretamente da Patagônia Argentina, circulando tanto por estradas sinuosas com montanhas cheias de neve no horizonte quanto por estrada de terra e até mesmo o cruzamento de rios. Como a própria Ford afirma, a linha Tremor se trata de uma gama com maior capacidade off-road, mas sem deixar de ter a usabilidade de uma picape mais urbana.
Vendida por R$ 239.900, a nova Ford Maverick Tremor foi avaliada em nosso primeiro contato e agora vamos trazer os pontos positivos da nova Ford Maverick Tremor e o que ela tem a melhorar logo adiante.
Ford Maverick Tremor – Pontos positivos
1) Motor
Apesar do motor 2.0 turbo a gasolina da família EcoBoost ter bons anos nas costas, ele ainda faz um casamento perfeito com o câmbio automático de oito marchas para a Maverick. Ele ainda rende 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, e ainda assim entrega um desempenho acima da média, tanto que a aceleração de 0 a 100 km/h declarada pela marca é de apenas 7 segundos. As respostas no acelerador são imediatas, com a picape ganhando velocidade com bastante progressividade. Bônus ainda para o ronco mais pronunciado do escape da picape, que aumentou a sensação de esportividade.
2) Suspensão
Além do estilo, a maior novidade que temos na nova Maverick Tremor é a sua suspensão, afinal, a picape recebeu novas molas e amortecedores da linha Tremor, mais parrudos para lidar com a pegada aventureira e um uso mais pesado no off-road. Ganhou ainda nova barra estabilizadora e uma nova calibração na direção elétrica.
Na prática a picape está um pouco mais firme perante a Maverick tradicional, mas ainda com uma dose de conforto e se tornando uma picape, digamos, mais picape. A boa dinâmica de fazê-la parecer um sedan com caçamba também não se perdeu. Manteve as qualidades já conhecidas, mas agora recalibradas para atender um uso mais fora de estrada sem passar sustos.
3) Altura de rodagem
Na prática isso deixou a picape mais capaz, tanto que ficou também mais alta com seus 22,6 cm de altura (era 21,8 cm) em relação ao solo e maior ângulo de ataque de 30,9º (10,3º a mais do que a convencional). Importante resgatar que a altura de rodagem sempre foi uma crítica inerente à Maverick, mas isso ficará no passado. A cereja do bolo são os pneus off-road 235/65 com belas rodas de 17 polegadas exclusivas da versão.
4) Central multimídia
Para quem achava a central multimídia da Maverick pequena, o problema está resolvido. Isso porque ela deixa no passado o sistema com tela de 8 polegadas para adotar uma nova central multimídia com display de 13,2 polegadas com sistema Sync 4, agora finalmente com suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabos. O display da central tem maior definição de imagem, além de GPS nativo que é muito útil para quem fica sem sinal de celular – situação real que passamos pelas montanhas da Patagônia. A picape soma ainda novo painel digital com tela de 8 polegadas e ainda um sistema de som assinado da Bang & Olufsen.
5) ACC
Finalmente chegou um recurso muito mais do que esperado para a faixa de preço da Maverick: o piloto automático adaptativo (ACC). A picape devia tal recurso que já era existente no SUV irmão Ford Bronco Sport, e que agora é item de série em todas as versões da picape. O ACC usado na Maverick Tremor tem função para e anda, muito útil no trânsito e ainda entrega uma usabilidade confiável em estradas. E se antes a picape nem tinha sensor de estacionamento, agora ela conta tanto com esse recurso tanto na dianteira quanto na traseira. A câmera com visão 360º também foi uma adição mais do que bem-vinda.
6) Piloto automático off-road (Trail Control)
Assim como a Ford F-150 Tremor, a nova Ford Maverick Tremor também vem equipada com o sistema batizado de Trail Control, que nada mais é do que um piloto automático off-road. Tal recurso permite que o motorista use a picape em vias fora de estrada em velocidades de até 32 km/h, sempre com um pedal, pois o sistema controla a aceleração e o freio do veículo. A Ford garante que o recurso é útil e preciso para quem vai se aventurar em terrenos escorregadios, como em cenários de trilha e lama, por exemplo, já que evita que a picape deslize num trecho mais íngreme. São situações em que a alternância entre pedal do acelerador e freio são necessárias, assim basta deixar o sistema agir sozinho e fazer a leitura da situação.
7) Teto solar
A picape recebeu também teto solar, que antes estava indisponível para a picape. Não é o do tipo panorâmico, mas é um recurso valorizado no mercado dessa faixa de preço que a picape atua e que, atualmente, nem mesmo a Ram Rampage que é mais caro tem entre seus itens de série.
Ford Maverick Tremor – Pontos negativos
1) Tampa da caçamba
A tampa da caçamba da Ford Maverick é até de certa forma leve, mas deve em não contar com sistema amortecido. Ou seja, quando você abrir a tampa, ela vai despencar com tudo se você não tiver cuidado. É uma economia boba e um recurso até que modelos mais baratos como a Fiat Toro têm e que, sem dúvidas, ajudariam no dia a dia, principalmente para pessoas com menos força e em espaços apertados – evitando que a tampa pegue em uma parede ou carro, por exemplo.
2) Lanternas
Junto da chegada da nova Maverick Tremor, temos a reestilização de toda a gama da picape que chegou há três anos no Brasil. Enquanto a dianteira recebeu uma grande mudança com novos faróis recortados e uma dianteira nova que se diferencia em cada versão da picape (Black, Tremor e a futura Hybrid), a traseira foi “esquecida” pela marca e recebeu apenas o novo logotipo mais retrô da montadora, em preto e menos arredondado no volume. Ao menos poderia trazer lanternas com novo arranjo interno.
3) Retrovisores
Não foi dessa vez que a Ford instalou retrovisores laterais com espelhos convencionais na nova Maverick. Isso porque ela traz ainda aqueles espelhos do tipo convexo, que deixam a imagem aproximada - padrão que é um tanto comum a veículos voltados ao mercado dos Estados Unidos. O ruim é que eles aproximam muito o campo de visão, gerando um pouco de ponto cego em algumas situações de manobra.
Ford Maverick Tremor – Ficha técnica
Motor: 2.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível, taxa de compressão 9,3:1
Potência: 253 cv a 5.500 rpm
Torque: 38,7 kgfm de 3.000 rpm
Peso/potência: 7,24 kg/cv
Peso/torque: 47.3 kg/kgfm
Câmbio: automático, 8 marchas
Tração: integral
0 a 100 km/h: 7 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h (limitado eletronicamente)
Consumo Inmetro: 8,4 km/litro na cidade e 10,7 km/litro na estrada com gasolina
Dimensões: 5.096 mm de comprimento, 3.076 mm de entre-eixos, 1.979 mm de largura, 1.758 mm de altura, 943 litros de porta-malas, 67 litros de tanque de combustível, 1.832 kg de peso
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira) e MultiLink (traseira) com braços de alumínio; freios a discos ventilados (dianteiros) e a discos sólidos (traseiros); diâmetro de giro não divulgado; Cx não divulgado; vão livre do solo, 226 mm; ângulo de ataque, 30,9°; ângulo central, 20; ângulo de saída, 21,3°; capacidade de carga, 550 kg; pneus 235/65 R17; 67 litros do tanque de combustível.
Ford Maverick Tremor – Equipamentos
- Suspensão Tremor
- Rodas de 17 polegadas com pneus off-road 235/65
- Diferencial traseiro com torque vetorizado e bloqueio eletrônico
- Piloto automático off-road
- Assistente de reboque
- 6 Modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Rebocar/Transportar e Off-road
- Painel de instrumentos com tela de 8 polegadas (com tela off-road)
- Central multimídia Sync 4 com tela de 13,2 polegadas
- Navegador GPS nativo
- Conexão Apple CarPlay e Android Auto sem uso de cabos
- Sistema de som assinado Bang e Olufsen
- Carregador por indução
- Piloto automático adaptativo com função para e anda
- Assistente de manutenção em faixa
- Alerta de colisão frontal
- Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas (inclusive em marcha a ré)
- 7 Airbags
- Sistema de frenagem pós-colisão
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- Monitor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado
- Controle de descida
- Farol alto automático
- Assistente de partida em rampa
- Câmera 360º
- Retrovisores com aquecimento
- Volante com paddle shift
- Bancos dianteiros e volante com aquecimento
- Banco do motorista com ajuste elétrico
Ford Maverick Tremor – Vale a pena?
A questão para nova Maverick Tremor é que ela ganhou uma versão de estilo aventureiro que certamente deverá agradar aqueles que não enxergavam ela como uma clássica picape, sobretudo pela altura de rodagem – principal alvo de críticas até então. Mas junto de toda essa disposição mais voltada para o fora de estrada, a picape também trouxe consigo um pacote de equipamentos mais condizente com sua faixa de preço, principalmente pela chegada dos sensores de estacionamento, painel digital e o piloto automático adaptativo (ACC).
E se antes a Maverick era uma picape com potencial desperdiçado por conta das economias na lista de itens de série, agora a Ford traz a faca e o queijo na mão para explorar tudo o que ela tem a oferecer. Preço para isso ela tem, resta saber se os lotes vindos do México vão atender a possível boa demanda a partir de agora com a chegada da Maverick Tremor. Não só a boa dinâmica ficará como apelo, como também o pacote recheado de equipamentos. Ponto para a marca do oval azul.
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.