Novo Nissan Kicks é econômico com motor de Kardian, mas peca no preço

Nova geração do Nissan Kicks evoluiu muito em equipamentos, segurança, acabamento e dirigibilidade
Por
18.06.2025 às 11:00 • Atualizado em 24.06.2025
Compartilhe:
Nova geração do Nissan Kicks evoluiu muito em equipamentos, segurança, acabamento e dirigibilidade

O novo Nissan Kicks finalmente chegou ao Brasil. Depois de muitos flagras e expectativa, a nova geração do SUV da marca japonesa está disponível nas concessionárias do país. O modelo será vendido em quatro versões com preços entre R$ 164.680 e R$ 199.990. 

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Acesse esse outro link conhecer o novo Nissan Kicks em detalhes e xx fotos exclusivas. Para se inteirar a respeito da oferta de versões e equipamentos o link é este. Isso posto, a Mobiauto teve a oportunidade de guiar o SUV por alguns quilômetros em uma pista de teste, que não é o ambiente mais apropriado, mas o suficiente para compartilhar as primeiras impressões abaixo. 

Você também pode se interessar por:

Novo Nissan Kicks tem porte de Jeep Compass 

O Nissan Kicks parece maior. E aqui não estou falando das medidas, ao menos não ainda, o modelo passa a ter porte de carro maior e presença, graças as novas linhas, mais largas, retas e com truques que colaboram para o “size impression”. 

No entanto, também é um fato que ele está melhor. Confira abaixo as medidas em relação a Creta, HR-V e Jeep Compass, que são alguns dos rivais que a Nissan quer competir. 

Modelo 

Novo Nissan Kicks 

Jeep Compass 

Hyundai Creta 

Honda HR-V






Comprimento

4.334 mm

4.404 mm

4.300 mm

4.340 mm

Largura 

1.800 mm

1.819 mm 

1.790 mm

1.790 mm

Altura 

1.595 mm

1.625 mm

1.620 mm

1.590 mm

Entre-eixos

2.656 mm

2.636 mm

2.610 mm

2.610 mm

Portanto, entre os possíveis rivais - lembrando que este texto foi escrito antes da revelação dos preços, o novo Nissan Kicks tem o maior entre-eixos e só perde no comprimento para o Compass. 

Isso é reflexo da invasão dos chineses. Antes, o Jeep Compass era considerado médio, agora já é medio-compacto. Com o Kicks bagunçando um pouco mais as coisas, é possível que esse tamanho seja o novo padrão para SUVs compactos. 

Afinal, há uma nova leva também de compactos, ocupada por VW Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian. 

Novo Nissan Kicks anda menos que anterior 

Os números frios não mentem. O antigo Nissan Kicks com motor 1.6 aspirado de 113 cv e 15,3 kgfm - já com reduções pelas emissões de poluentes, faz de 0 a 100 km/h na casa dos 12 segundos. 

O novo Nissan Kicks, equipado com motor 1.0 turbo de 125 cv e 22,4 kgfm de torque com câmbio automatizado de seis marchas, o mesmo do Kardian, faz a mesma arrancada em 12,6 segundos. É pior, mas não parece. Há uma série de fatores envolvidas. 

O primeiro é o peso. O Kicks Play pesa até 1.142 kg, enquanto a segunda geração chega a até 1.779 kg no México, por aqui, por conta do motor menor, deve pesar um pouco menos. No entanto, certamente será entre 400 kg e 500 kg a mais. 

O torque aparece mais cedo no Novo Kicks, o que condiz com as impressões de melhoria no uso urbano, nas arrancadas até os 50 km/h ou pouco mais. Enquanto o antigo Kicks tem o torque máximo na casa dos 4.000 rpm, o que auxilia o modelo nas arrancadas mais longas - ainda que também fosse criticado pelo desempenho. 

O grande problema para o Nissan Kicks é que na versão topo de linha seguirá atrás de rivais, conforme abaixo:

Jeep Compass Sport 

  • 1.3 turbo de 176 cv e 27,5 kgfm de torque
  • 0 a 100 km/h em 8,8 segundos 

Volkswagen T-Cross Highline

  • 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque 
  • 0 a 100 km/h em 8,6 segundos 

Honda HR-V Touring 

  • 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm de torque 
  • 0 a 100 km/h em 8,9 segundos 

Hyundai Creta Ultimate 

  • 1.6 turbo de 193 cv e 27 kgfm de torque
  • 0 a 100 km/h em 7,8 segundos 

Novo Nissan Kicks é mais econômico que o anterior 

A boa notícia é que o consumo de combustível melhorou. O motor com cilindrada menor e concepção mais moderna melhorou um pouco o consumo do SUV. 

Veja os números do Inmetro:

Novo Nissan Kicks (1.0T DCT)

  • Cidade: 8,3 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina 
  • Estrada: 9,9 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina 

Nissan Kicks Play (1.6 CVT)

  • Cidade: 7,8 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina 
  • Estrada: 9,4 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina 

Além disso, além do consumo menor, o novo Nissan Kicks terá de parar menos nos postos, já que o tanque está maior, passando de 41 litros para 48 litros. 

Novo Nissan Kicks é referência em acabamento e conforto 

O novo Nissan Kicks vai elevar o patamar em acabamento. Materiais macios e tecidos em BO parte da dianteira da cabine. Nível superior ao acabamento presente no Jeep Renegade, antiga referência desse segmento.

O comportamento de suspensão é exemplar, não chega a ser melhor que do Jeep Renegade, especialmente no comportamento em curvas, mas está em um patamar muito similar. 

A lista de equipamentos também é exemplar. Painel digital, central multimídia, teto solar, freio de estacionamento eletrônico e sistema ADAS completo. Pelo posicionamento de preço, fica faltando ajuste elétrico do banco do motorista, retrovisor antiofuscante e ar-condicionado de duas zonas. 

Novo Nissan Kicks vai ser líder de vendas? 

O Nissan Kicks teria predicados para brigar pelas vendas no mercado de varejo. O número de lojas e capacidade produtiva é parelho com Honda e Hyundai, que dominam o varejo com HR-V e Creta. 

No entanto, é difícil ver um cenário em que a marca ainda supere Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker. Apesar de se encontrar em um patamar acima como produto. 

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Editor de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.