Novo Nissan Kicks é econômico com motor de Kardian, mas peca no preço
O novo Nissan Kicks finalmente chegou ao Brasil. Depois de muitos flagras e expectativa, a nova geração do SUV da marca japonesa está disponível nas concessionárias do país. O modelo será vendido em quatro versões com preços entre R$ 164.680 e R$ 199.990.
Acesse esse outro link conhecer o novo Nissan Kicks em detalhes e xx fotos exclusivas. Para se inteirar a respeito da oferta de versões e equipamentos o link é este. Isso posto, a Mobiauto teve a oportunidade de guiar o SUV por alguns quilômetros em uma pista de teste, que não é o ambiente mais apropriado, mas o suficiente para compartilhar as primeiras impressões abaixo.
Você também pode se interessar por:
- Novo Nissan Kicks e Renault Kardian têm mais em comum que plataforma; entenda
- Por que o Nissan Kicks é o SUV que tem orgulho do seu nome
- Por que novo Kicks é a virada que a Nissan quer e precisa
- Por que a Nissan desistiu da picape com base Renault contra a Fiat Toro
Novo Nissan Kicks tem porte de Jeep Compass
O Nissan Kicks parece maior. E aqui não estou falando das medidas, ao menos não ainda, o modelo passa a ter porte de carro maior e presença, graças as novas linhas, mais largas, retas e com truques que colaboram para o “size impression”.
No entanto, também é um fato que ele está melhor. Confira abaixo as medidas em relação a Creta, HR-V e Jeep Compass, que são alguns dos rivais que a Nissan quer competir.
Modelo |
Novo Nissan Kicks |
Jeep Compass |
Hyundai Creta |
Honda HR-V |
Comprimento |
4.334 mm |
4.404 mm |
4.300 mm |
4.340 mm |
Largura |
1.800 mm |
1.819 mm |
1.790 mm |
1.790 mm |
Altura |
1.595 mm |
1.625 mm |
1.620 mm |
1.590 mm |
Entre-eixos |
2.656 mm |
2.636 mm |
2.610 mm |
2.610 mm |
Portanto, entre os possíveis rivais - lembrando que este texto foi escrito antes da revelação dos preços, o novo Nissan Kicks tem o maior entre-eixos e só perde no comprimento para o Compass.
Isso é reflexo da invasão dos chineses. Antes, o Jeep Compass era considerado médio, agora já é medio-compacto. Com o Kicks bagunçando um pouco mais as coisas, é possível que esse tamanho seja o novo padrão para SUVs compactos.
Afinal, há uma nova leva também de compactos, ocupada por VW Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian.
Novo Nissan Kicks anda menos que anterior
Os números frios não mentem. O antigo Nissan Kicks com motor 1.6 aspirado de 113 cv e 15,3 kgfm - já com reduções pelas emissões de poluentes, faz de 0 a 100 km/h na casa dos 12 segundos.
O novo Nissan Kicks, equipado com motor 1.0 turbo de 125 cv e 22,4 kgfm de torque com câmbio automatizado de seis marchas, o mesmo do Kardian, faz a mesma arrancada em 12,6 segundos. É pior, mas não parece. Há uma série de fatores envolvidas.
O primeiro é o peso. O Kicks Play pesa até 1.142 kg, enquanto a segunda geração chega a até 1.779 kg no México, por aqui, por conta do motor menor, deve pesar um pouco menos. No entanto, certamente será entre 400 kg e 500 kg a mais.
O torque aparece mais cedo no Novo Kicks, o que condiz com as impressões de melhoria no uso urbano, nas arrancadas até os 50 km/h ou pouco mais. Enquanto o antigo Kicks tem o torque máximo na casa dos 4.000 rpm, o que auxilia o modelo nas arrancadas mais longas - ainda que também fosse criticado pelo desempenho.
O grande problema para o Nissan Kicks é que na versão topo de linha seguirá atrás de rivais, conforme abaixo:
Jeep Compass Sport
- 1.3 turbo de 176 cv e 27,5 kgfm de torque
- 0 a 100 km/h em 8,8 segundos
Volkswagen T-Cross Highline
- 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque
- 0 a 100 km/h em 8,6 segundos
Honda HR-V Touring
- 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm de torque
- 0 a 100 km/h em 8,9 segundos
Hyundai Creta Ultimate
- 1.6 turbo de 193 cv e 27 kgfm de torque
- 0 a 100 km/h em 7,8 segundos
Novo Nissan Kicks é mais econômico que o anterior
A boa notícia é que o consumo de combustível melhorou. O motor com cilindrada menor e concepção mais moderna melhorou um pouco o consumo do SUV.
Veja os números do Inmetro:
Novo Nissan Kicks (1.0T DCT)
- Cidade: 8,3 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina
- Estrada: 9,9 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina
Nissan Kicks Play (1.6 CVT)
- Cidade: 7,8 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina
- Estrada: 9,4 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina
Além disso, além do consumo menor, o novo Nissan Kicks terá de parar menos nos postos, já que o tanque está maior, passando de 41 litros para 48 litros.
Novo Nissan Kicks é referência em acabamento e conforto
O novo Nissan Kicks vai elevar o patamar em acabamento. Materiais macios e tecidos em BO parte da dianteira da cabine. Nível superior ao acabamento presente no Jeep Renegade, antiga referência desse segmento.
O comportamento de suspensão é exemplar, não chega a ser melhor que do Jeep Renegade, especialmente no comportamento em curvas, mas está em um patamar muito similar.
A lista de equipamentos também é exemplar. Painel digital, central multimídia, teto solar, freio de estacionamento eletrônico e sistema ADAS completo. Pelo posicionamento de preço, fica faltando ajuste elétrico do banco do motorista, retrovisor antiofuscante e ar-condicionado de duas zonas.
Novo Nissan Kicks vai ser líder de vendas?
O Nissan Kicks teria predicados para brigar pelas vendas no mercado de varejo. O número de lojas e capacidade produtiva é parelho com Honda e Hyundai, que dominam o varejo com HR-V e Creta.
No entanto, é difícil ver um cenário em que a marca ainda supere Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker. Apesar de se encontrar em um patamar acima como produto.
Por Renan Rodrigues
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.