Avaliação: Jeep Wrangler 2023 é SUV raiz que o Renegade queria ser

Jeep Wrangler Rubicon traz tudo aquilo que se espera de um jipe de verdade para se divertir no off-road, mas o preço desta brincadeira é de quase R$ 500.000
Renan Bandeira
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05.04.2023 às 08:00 • Atualizado em 24.04.2023
Jeep Wrangler Rubicon traz tudo aquilo que se espera de um jipe de verdade para se divertir no off-road, mas o preço desta brincadeira é de quase R$ 500.000

Escolher um Jeep Wrangler para o dia a dia não é uma escolha tão fácil. Nem estamos falando dos quase R$ 500 mil pedidos pela marca pela versão Rubicon, mas sim das dimensões dele. Afinal, andar com esse grandalhão em vias mais estreitas não é uma tarefa tranquila. 

Mas o Wrangler também tem seus pontos positivos para convencer de que pode, sim, ser esse veículo, e de que seu tamanho é um obstáculo que pode ser enfrentado. Seja por ser um SUV com DNA aventureiro raiz, pelo espaço interno ou pela praticidade de ser praticamente um três em um, com a notável opção de desmontar teto e portas. 

Uma coisa que deve ser levada em consideração é que, em sua faixa de preço, ele é o único produto que entregara apetite off-road voraz combinando uma boa rodagem na cidade. Além de ser rápido, claro, principalmente quando comparado com os primos nacionais Renegade, Compass e Commander

A Stellantis cedeu o Jeep Wrangler Rubicon para a Mobiauto por sete dias, e avaliamos ele em mais um vídeo do Superautos (abaixo) e também neste artigo.  

Jeep Wrangler Rubicon 2023: R$ 481.834 

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Cara retrô e interior simples 

Jeep Wrangler Rubicon traz tudo aquilo que se espera de um jipe de verdade para se divertir no off-road, mas o preço desta brincadeira é de quase R$ 500.000

Ter o Wrangler na garagem em um dia ensolarado é a arma que faltava para enfrentar uma trilha. E o visual do jipão remete muito a esse tipo de terreno, tanto que um vizinho – com quem eu nunca havia conversado - chamou para uma dessas, acompanhando seu Troller T4. 

As linhas inspiradas nos Jeep antepassados o tornam único na atualidade. Caixas de roda erguidas, pequenos balanços dianteiro e traseiro para ajudar no ângulo de ataque, pneus enormes e todo terreno e o formato caixote dão bastante personalidade. 

Jeep Wrangler Rubicon traz tudo aquilo que se espera de um jipe de verdade para se divertir no off-road, mas o preço desta brincadeira é de quase R$ 500.000

Mas é importante lembrar que estamos em 2023 e o acabamento interno podia ser mais refinado. O cluster mescla mostradores analógicos e uma tela digital para o computador de bordo, e a multimídia é parecida com a do Renegade - inclusive o posicionamento, no centro do painel.  

A grande questão é que a peça que envolve tudo isso é em plástico rígido, e tem poucas partes revestidas em um material macio ao toque.  

Jeep Wrangler Rubicon traz tudo aquilo que se espera de um jipe de verdade para se divertir no off-road, mas o preço desta brincadeira é de quase R$ 500.000

O jogo de bancos é bem-acabado, com couro de costuras contrastantes e bastante espuma. Seus ajustes são todos manuais. Curioso é que, na parte posterior do encosto dos bancos dianteiros, há nichos para guardar os parafusos da carroceria conforme for soltando as peças do veículo.  

Jeep Wrangler Rubicon traz tudo aquilo que se espera de um jipe de verdade para se divertir no off-road, mas o preço desta brincadeira é de quase R$ 500.000

Falando nisso, o Rubicon pode entregar uma série de visuais. Ele perde portas, teto e até mesmo o que seria o porta-malas pode ser descoberto. Vai de gosto e, por isso, pode ser o tal três em um. Uma pena a vedação não segurar chuvas mais fortes. 

Leia também: Avaliação: Jeep Renegade 4x4 flex 2023 anda muito (e bebe também) 

Espaço interno  

Jeep Wrangler Rubicon traz tudo aquilo que se espera de um jipe de verdade para se divertir no off-road, mas o preço desta brincadeira é de quase R$ 500.000

Espaço não falta. Passageiros da segunda fileira de bancos cabem sem apertos, e na primeira fileira não é diferente. O porta-malas, que tem abertura dupla com uma porta horizontal e o vidro na vertical, também leva bastante coisa com seus 548 litros de capacidade. 

Dimensões: comprimento, 4.785 mm; entre-eixos, 3.008 mm; largura, 1.894 mm; altura, 1.853 mm; tanque de combustível, 81 litros; peso em ordem de marcha, 2.051 kg. 

Jeep Wrangler Rubicon traz tudo aquilo que se espera de um jipe de verdade para se divertir no off-road, mas o preço desta brincadeira é de quase R$ 500.000

Mais rápido que qualquer Jeep nacional 

Renegade, Compass e Commander têm bons números com o motor T270, aquele turboflex 1.3 de até 185 cv e 27,5 kgfm. Os dois últimos ainda contam com usina turbodiesel 2.0 nas versões mais caras, que entrega 170 cv e 35,7 kgfm de torque para o SUV de cinco lugares, sendo 38,7 kgfm para o de sete. 

Mas o Wrangler é empurrado por um 2.0 turbo de 272 cv de potência e mais de 40,8 kgfm de toque. Como o câmbio de oito marchas é esperto, ajuda ainda mais nas arrancadas e retomadas, e pouco se sente as mais 2 toneladas do jipe. Tanto que ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Entre os Jeep vendidos no Brasil, o número só não supera o do Compass 4xe e seus 6,8 s. 

Motor: 2.0, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: não divulgada
Potência: 272 cv a 5.250 rpm
Torque: 40,8 kgfm a 3.000 rpm
Peso/potência: 7,54 kg/cv
Peso/torque: 50,3 kg/kgfm
Câmbio: automático de 8 marchas
Tração: 4x4 com acionamento por bloqueio de diferencial e reduzida por alavanca
0 a 100 km/h: 7,6 segundos
Velocidade máxima: 156 km/h 

Jeep Wrangler Rubicon traz tudo aquilo que se espera de um jipe de verdade para se divertir no off-road, mas o preço desta brincadeira é de quase R$ 500.000

Comparando a Gladiator, que é sua irmã picape, percebemos como o 2.0 turbo torna a condução mais prazerosa. Afinal, o 3.6 V6 aspirado da opção com caçamba não tem a mesma pegada – e você pode saber mais sobre ela neste outro artigo

Outro ponto positivo da transmissão está nas trocas de marchas sutis: nada de trancos dentro da cabine nesses momentos. E a direção recebe assistência eletro-hidráulica, igual à do Renault Duster, é mais leve que uma só hidráulica, só que mais pesada que uma elétrica. Na estrada, passa mais segurança. 

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Suspensão bruta e tração 

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A robustez do Wrangler começa nos eixos tubulares Dana 44, famoso entre os trilheiros. Os amortecedores são a gás e tem stop hidráulico. Para complementar, a barra estabilizadora dianteira pode ser desconectada, o que aumenta seu curso de suspensão e ajuda a manter as rodas no chão. 

A suspensão elevada garante uma boa altura. São 268 mm de vão do solo, que ajuda nos ângulos de ataque em 41,4° e de saída em 36,1º, graças aos posicionamentos dos eixos. Problema é que o entre-eixos alongado prejudica as passagens em barrancos ou rampas mais íngremes. 

Sua proposta não é a mesma de um SUV, então não é o mesmo conforto. Mas os pneus grandes de 33 polegadas ajudam a passar pelas imperfeições da via, e usá-lo no dia a dia não é um problema nessa questão - só o fato de ele ser da largura das faixas que é. 

Dados técnicos: direção eletro-hidráulica; suspensões tipo eixo sólido com molas helicoidais e amortecedores monotubo a gás com stop hidráulico (dianteira e traseira); barra estabilizadora com desconexão eletrônica no eixo dianteiro; bloqueio eletrônico dos diferenciais; freios a disco ventilados (dianteira) e disco sólido (traseira); vão livre do solo, 268 mm; ângulo de ataque, 41,4°; ângulo central, 20,3°; ângulo de saída, 36,1°; capacidade de imersão, 830 mm; diâmetro de giro, 10,5 m; pneus 245/75 R17. 

Jeep Wrangler Rubicon traz tudo aquilo que se espera de um jipe de verdade para se divertir no off-road, mas o preço desta brincadeira é de quase R$ 500.000

A tração é selecionável em 4x2, 4x4 parcial, 4x4 reduzida e alta, via alavanca no console controle. Vale ressaltar que a reduzida trabalha em 4:1. No começo é difícil de entender a seleção da tração, mas é só pegar o macete de jogar o câmbio para “N” que tudo fica mais fácil. O sistema funciona bem, e sobrou durante nossos testes na terra, seja em descida, subida e até para passar por um lamaçal.  

Consumo 

Pelo tamanho e o motor, o consumo é até bom. O Wrangler faz 7,5 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com gasolina. Aqui, o fato de o motor rodar com apenas um combustível ajuda nessa questão. Não temos taxa de compressão média para queimar etanol como vemos nos flex, e a usina se torna mais eficiente.  

Consumo: 7,5 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com gasolina 

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5 coisas que o Wrangler manda bem e 5 em que vacila 

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Sacadas 

  1. Capacidade off-road. É uma das principais características buscadas no Jeep, e ele entrega robustez suficiente para essa atividade. 
  2. Desempenho é outro ponto forte. Mesmo sendo um veículo pesado, acelera bem (e até parece leve) e tem boas trocas de marcha. 
  3. Espaço interno. O entre-eixos é enorme e não tinha como esperar menos. O painel recuado ajuda ainda mais a cabine, e tem espaço para cinco ocupantes adultos. 
  4. 3 em 1. Desmontar portas, teto e até o compartimento de carga dá ao dono do jipe mais de uma opção de carroceria. 
  5. Cara de jipe. Diferente dos outros modelos da marca que assumiram a proposta SUV, ele é o único que ainda carrega o DNA de aventureiro raiz e mantém as linhas dos antepassados à risca. 

Mancadas 

Jeep Wrangler Rubicon traz tudo aquilo que se espera de um jipe de verdade para se divertir no off-road, mas o preço desta brincadeira é de quase R$ 500.000

  1. Acabamento interno podia ser melhor para um carro de quase R$ 500 mil. Mesmo que tenha uma proposta mais fora da estrada e bruta, merecia mais carinho em painel, portas e ajustes dos bancos. 
  2. Entre-eixos longo também é um problema. Transposição de tampa é prejudicada. 
  3. Desmontar como Lego tem seu preço, e a vedação não fica das melhores. Em chuvas mais fortes, entra água na cabine. 
  4. Com dimensões de SUV grande, andar com o Wrangler não é tarefa fácil. O desenho do capô que vai afunilando, dificulta ainda mais para alinhar o carro na faixa. 
  5. Todos os comandos ficam no console central, inclusive dos acionamentos dos vidros elétricos, o que confunde o motorista - principalmente quando está rodando em estrada e precisa mexer em alguma configuração, tendo apenas o tato como auxílio.  

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Tecnologia e segurança 

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Computador de bordo é completo, só que o cluster perde um pouco do charme por causa dos mostradores analógicos. A multimídia tem tela de 8,4 polegadas com conexão de celulares sem fio, tanto tamanho da tela quanto seu posicionamento no painel são iguais ao do Renegade. 

Ela é intuitiva e conecta fácil, mas usando Apple CarPlay não conseguia mandar e ouvir áudios. E os comandos do volante para multimídia nem sempre respondiam aos acionamentos.  

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Do mais, ele entrega o que se espera com um importante detector de pontos cegos, alerta de tráfego cruzeiro e controle de cruzeiro adaptativo. O restante dos itens, você pode conferir abaixo:  

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Jeep Wrangler Rubicon 2023 - itens de série 

  • Piloto automático adaptativo com controle de velocidade (ACC)
  • Embalagem para armazenamento do teto removível
  • Retrovisores externos elétricos e removíveis
  • Assistente de partida em rampa 
  • Central Multimídia Uconnect de 8,4" com conexão de Android Auto e Apple CarPlay
  • Comutação automática dos faróis
  • Controle de Estabilidade (ESC)
  •  Câmera frontal off-road
  • Faróis de LED
  • Controle de descida
  • Ganchos para amarração de carga
  • Tração 4x4 Rock-Trac com relação reduzida 4:1
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Sistema Off-Road+
  • Sistema de monitoramento da pressão dos pneus
  • Eixos Dana 44 dianteiro e traseiro
  • Volante multifuncional
  • Ar condicionado automático
  • Para-brisa rebatível
  • Sistema de detecção de ocupantes
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Teto removível na cor da carroceria
  • Rodas de alumínio de 17''
  • Câmera de ré
  • Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Controle de oscilação da carroceria
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Isofix
  • Sistema de escoamento de água para lavagem interna
  • Airbags frontais e laterais
  • Protetores de cárter, transmissão e tanque
  • Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência
  • Detector de tráfego cruzado
  • Bloqueador do diferencial traseiro e traseiro+dianteiro
  • Quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7" personalizável
  • Sistema Eletrônico Anticapotamento
  • Lanternas traseiras com iluminação a led
  • Barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica
  • Partida remota
  • Monitoramento de pontos cegos 

Vale a pena comprar um Wrangler? 

Jeep Wrangler Rubicon traz tudo aquilo que se espera de um jipe de verdade para se divertir no off-road, mas o preço desta brincadeira é de quase R$ 500.000

Por mais salgado que o preço pareça, ele é o único com essa proposta no mercado. Afinal, os Jeep Renegade, Compass e Commander, embora tenham opções 4x4, têm suas limitações. 

O concorrente real do Wrangler seria o Land Rover Defender, que agora está em uma geração gourmet e não sai da loja por menos de R$ 700.000. Além de ser mais barato, o Jeep tem uma capacidade off-road muito boa e desempenho interessante, e por isso vale a pena, sim. Só é bom ter um outro modelo para usar em dias de chuva. 


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