Avaliação: Fiat Cronos 2024 finalmente vende bem e graças ao motor 1.0

Sedan surgiu com proposta intermediária e precisou aposentar o Grand Siena para ser melhor visto pelo mercado
Renan Rodrigues
Por
08.12.2023 às 09:00
Sedan surgiu com proposta intermediária e precisou aposentar o Grand Siena para ser melhor visto pelo mercado

Os motores 1.0 foram uma solução nacional para alavancar o carro popular e ganharam muito espaço no mercado brasileiro. A Fiat tentou fugir disso com o Cronos durante seu lançamento, em 2018, quando o sedan usava apenas motores 1.3 e 1.8, ambos aspirados.

Desconsiderando 2020, quando o mercado sofreu grande queda por conta da pandemia de Covid-19, o Cronos vendia entre 20 mil e 30 mil unidades anualmente. O caminho era o mesmo até agosto de 2022. Até aquele momento, o sedan da Fiat tinha 23.726 vendas.

Você também pode se interessar por:

Os motores 1.0 foram uma solução nacional para alavancar o carro popular e ganharam muito espaço no mercado brasileiro. A Fiat tentou fugir disso com o Cronos durante seu lançamento, em 2018, quando o sedan usava apenas motores 1.3 e 1.8, ambos aspirados.

Desconsiderando 2020, quando o mercado sofreu grande queda por conta da pandemia de Covid-19, o Cronos vendia entre 20 mil e 30 mil unidades anualmente. O caminho era o mesmo até agosto de 2022. Até aquele momento, o sedan da Fiat tinha 23.726 vendas.

O modelo terminou o ano com 41.680 emplacamentos, seu melhor ano até então. Saltando de uma média de 2.965 emplacamentos por mês para 4.488 vendas mensais nos últimos meses do ano. O que mudou? A adoção do motor 1.0 Firefly.

A Fiat relutou no lançamento, querendo emplacar o Cronos como um modelo intermediário, rival de Volkswagen Virtus, Honda City e Toyota Yaris Sedan. Mas foi só aposentando o Grand Siena e trazendo o motor 1.0 para o Cronos que o modelo finalmente embalou.

E antes que você acredite se tratar de apenas de coincidência, saiba que nos primeiros 11 meses de 2023 já foram mais de 44 mil vendas, uma média de 4.400 exemplares por mês. Mantém, assim, o ritmo do final do ano passado.

Quais são os predicados do Fiat Cronos 1.0 para subir tanto nas vendas? A gente te conta os méritos abaixo após avaliar a versão Drive 1.0, a de entrada na linha 2024 do Fiat Cronos.

Fiat Cronos Drive 1.0 2024 – Preço: R$ 90.990. Pintura Prata Bari: R$ 1.990. Pacote Safety (controles de estabilidade e tração mais assistente de partida em rampas): R$ 480. Total: R$ 93.470

Fiat Cronos 1.0 Drive 2024 – 4 pontos positivos

1 - Bom de dirigir

Carros 1.0, apesar da evolução nesses mais de 30 anos de existência, são voltados para o uso urbano. Com o Cronos não é diferente. A receita do motor Firefly, com apenas duas válvulas por cilindro, faz com que o torque máximo apareça em rotações intermediárias.

A partir de 3.250 rpm, toda a força está disponível. Dessa maneira, logo após arrancar, o curto câmbio manual de cinco marchas já está pronto para trocar para segunda, terceira e quarta antes dos 45 km/h. E isso nos levará ao ponto abaixo, o consumo de combustível.

Antes dele, vale ressaltar o conforto da suspensão Fiat. Como de costume, a marca calibrou a suspensão de seu sedan no limite entre o confortável e o mole demais. O resultado é um carro que filtra muito bem os problemas do asfalto e não tem problemas de estabilidade.

2 – Consumo de combustível

Se não tem tanto desempenho, qualquer carro 1.0 aspirado precisa ser econômico. Geralmente é o modelo de trabalho para motoristas de aplicativo ou o primeiro carro de um trabalhador com uso diário. Logo, racionalmente, ele precisa visitar pouco o posto.

Isso é possível com o Cronos. Segundo o Inmetro, com gasolina são 11,4 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada. Portanto, são mais de 500 km de autonomia na cidade e 800 km em rodovia para um tanque com 48 litros de capacidade.

A diferença entre o consumo na cidade e na estrada poderia ser maior se o Cronos tivesse uma sexta marcha, já que as relações da transmissão são curtas e a rotação fica consideravelmente alta acima dos 100 km/h.

3 - Revisões

Outro fator importante em um carro tido como popular, ainda que seu preço não simbolize isso (falaremos mais nos pontos negativos), é o plano de revisão. O motor 1.0 Firefly não tem problemas crônicos e sua manutenção é simples, até pela concepção do projeto com apenas duas válvulas por cilindro e corrente de comando no lugar das tradicionais correias dentadas.

As revisões são feitas anualmente ou a cada 10.000 km, o que vier primeiro. A única revisão que destoa do padrão de preço é a quarta, que adiciona mais itens básicos ou obrigatórios. Confira os preços de cada revisão do Fiat Cronos:

  • 1º Revisão – R$ 496
  • 2º Revisão – R$ 708
  • 3º Revisão – R$ 508
  • 4º Revisão – R$ 1.564
  • 5º Revisão – R$ 540
  • 6º Revisão – R$ 904
  • Total após seis anos ou 60.000 km – R$ 4.720

4 – Espaço

As medidas do Fiat Cronos não são exuberantes. São 4.364 mm comprimento, 2.521 mm entre-eixos, 1.726 mm largura e 1.508 mm altura. Seria ruim para um sedan intermediário, como um City ou um Virtus, mas com o preço reposicionado para brigar com os sedans de entrada, suas dimensões acabam ficando muito boas.

Mas o que mais chama atenção são os 525 litros de capacidade do porta-malas. É o maior do segmento. Para motoristas de aplicativo, é possível colocar um cilindro de gás e ainda manter um bom espaço no bagageiro.

Fiat Cronos 1.0 Drive 2024 – 4 pontos negativos

1 - Itens de segurança

O Fiat Cronos tem apenas o obrigatório, ou seja, airbags frontais e freios ABS. Controles de tração e estabilidade, além do assistente de partida em rampa, são opcionais nesta versão! É bem verdade que estão em um pacote que custa apenas R$ 480, mas ainda assim, poderiam ser de série.

2 - Desempenho em rodovias

Conforme falamos nos pontos positivos, o câmbio do Cronos tem relações muito curtas, voltadas para acelerações espertas na cidade. Dessa forma, o motor trabalha a altas rotações muito altas (muito mesmo) em rodovias. Isso não só compromete o desempenho e o consumo, como aumenta o desconforto acústico dentro da cabine.

O motor 1.0 rende até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, e garante desempenho bom na cidade, mas apenas suficiente em rodovias. O 0 a 100 km/h é feito em 14,4 segundos e as retomadas não são muito mais empolgantes. Uma sexta marcha resolveria o primeiro ponto, enquanto o segundo, apenas partindo para as versões 1.3, que aliás, é o próximo ponto.

3 – Preço

O Fiat Cronos é sedan mais barato do Brasil. A Fiat pede R$ 90.990 pela versão de entrada, mas a cor Prata Bari das fotos, sozinha, custa mais R$ 1.990. Ou seja, já são R$ 92.980. Com o pacote de segurança, temos R$ 93.470.

Se quiser um carro um pouquinho mais equipado, com rodas de liga leve, câmera de ré e retrovisores externos elétricos, o custo é de mais R$ 2.980, chegando a R$ 96.450. Neste caso, vale subir logo para a configuração Drive 1.3, que sai por R$ 96.990. Se quiser ainda mais conforto, dá para chegar na versão automática, que sai por R$ 97.990.

4 - Banco inteiriço

Caso você queira levar algum item maior no Cronos, que nem os 525 litros do porta-malas conseguem comportar, também não poderá levar ninguém no banco traseiro. Isso porque, ao contrário do que aconteceu no passado, o banco do Cronos não tem bipartição, sendo necessário rebater o assento inteiro.

Fiat Cronos Drive 1.0 2024 – Ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 6V, injeção indireta
Potência: 72/75 cv a 6.000 rpm (G/E)
Torque: 10/10,7 kgfm a 3.250 rpm (G/E)
Peso/potência: 15,2 kg/cv
Peso/torque: 106,5 kg/kgfm
Câmbio: manual, 5 marchas
Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 14,4 segundos
Velocidade máxima: ND

Dimensões: 4.364 mm comprimento, 2.521 mm entre-eixos, 1.726 mm largura, 1.508 mm altura, 525 litros de porta-malas, 48 litros do tanque de combustível, 1.139 kg de peso.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão tipo Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira); vão livre do solo, 158 mm. 

Fiat Cronos Drive 1.0 2024 – Itens de série

  • Ar-condicionado
  • Direção elétrica
  • Vidros elétricos
  • Travamento elétrico das portas
  • Alarme de perímetro
  • Ajuste de altura do volante e do banco do motorista
  • Monitor de pressão dos pneus
  • Central multimídia com tela de 7’
  • Volante multifuncional
  • Conexões USB para o bancos traseiro
  • Sensor de estacionamento
  • Assinatura em LED nos faróis
  • Rodas de aço de 15 polegadas com calotas

Vale a pena comprar um Fiat Cronos Drive 1.0 2024?

Apesar da simplicidade na lista de equipamentos, especialmente os itens de série, o Fiat Cronos Drive 1.0 2024 é um carro competente. Entrega um espaço decente, desempenho agradável na cidade e bom nível de conforto e economia de combustível.

Apesar de ser um carro de entrada, o Fiat Cronos Drive 1.0 2024 custa R$ 90.990, o que torna difícil chamá-lo de popular. De qualquer forma, se você faz questão de um carro 0 km, o Cronos oferece o melhor custo-benefício perante os rivais.

Comentários