Como o Fiat Cronos foi de sedan esquecido a sucesso de vendas

Fiat Cronos foi lançado em 2018 sem ser muito bem cotado pelo mercado. Mudanças pontuais ao longo dos anos o colocaram na rota certa
Diego Dias
Por
18.09.2023 às 16:12 • Atualizado em 21.09.2023
Fiat Cronos foi lançado em 2018 sem ser muito bem cotado pelo mercado. Mudanças pontuais ao longo dos anos o colocaram na rota certa

Lançado no Brasil em 2018 para aumentar a família do Argo, o Fiat Cronos não causou tanto impacto assim no segmento de sedans compactos da época. Tanto que fechou seu primeiro ano de mercado  como sexto carro mais vendido em sua.

Mesmo com design bem acertado e espaço interno compatível com a categoria, o sucesso para o Cronos não veio desde o início. É bem verdade que ele não tinha vida fácil naquele momento, pois disputava clientes com Chevrolet Prisma (líder com nada menos do que 71.735 veículos vendidos), VW Virtus, Ford Ka Sedan, VW Voyage e Hyundai HB20S, entre outros sedans compactos.

Você também pode se interessar por:

Seis anos depois, o Fiat Cronos não só se tornou vice-líder entre os sedans compactos no Brasil – atrás apenas do Chevrolet Onix Plus –, como vem ocupando há alguns anos o posto de carro mais vendido na Argentina. E mais vendido no geral, não apenas em sua categoria.

Na linha 2024, o Cronos é comercializado no Brasil em quatro versões, entre R$ 90.000 e R$ 110.000. Confira a lista completa de configurações e preços:

Fiat Cronos 2024 – Versões e preços

  • Fiat Cronos Drive 1.0 Manual 2024: R$ 90.290
  • Fiat Cronos Drive 1.3 Manual 2024: R$ 96.990
  • Fiat Cronos Drive 1.3 Automático 2024: R$ 97.990
  • Fiat Cronos Precision 1.3 Automático 2024: R$ 110.890

Evolução de vendas

Enquanto, em 2018, o Cronos tinha emplacado 29.307 unidades ao longo de todo o ano, no ano seguinte as coisas não melhoraram muito para o lado dele e suas vendas caíram quase 20% - o que deu um total de 24.080 carros em 2019. Veio pandemia em 2020 e todo o mercado despencou nas vendas, por isso mesmo vamos desconsiderar os números do acumulado por ser algo distorcido.

Foi em 2021 que o sedan da Fiat produzido na Argentina começou a conquistar de fato seu espaço, aproximando-se do volume alcançado em sua estreia, com 27.887 unidades comercializadas no período. Naqueles tempos, o Chevrolet Onix Plus já era líder (54.707), mas o Cronos já conquistava um bom terceiro lugar de mercado, um sinal que os bons ventos começariam a soprar.

Motor 1.0 e 1.3 Automático são as chaves do sucesso

O ano passado foi o melhor para o Fiat Cronos até agora. Afinal, o sedan derivado do Argo emplacou nada menos do que 41.680 unidades – montante que o colocou como vice-líder no segmento, ficando novamente atrás do Onix Plus (o queridinho do segmento).

Com isso, o Cronos fechou o ano à frente do saudoso Voyage (que, mesmo saindo de linha, vendeu 35.928 carros), Hyundai HB20S (25.497), Honda City (22.132) e Toyota Yaris Sedan (15.783). Comparado ao ano de lançamento (seu melhor volume até 2022), o Cronos teve um crescimento aproximado de 30% ao longo de cinco anos, um desempenho respeitável. E sem passar por qualquer facelift mais profundo ou troca de geração!

Vale ressaltar um fato: boa parte do volume do Cronos no Brasil é representado por vendas diretas (para CNPJ). De todo o volume emplacado em 2022, por exemplo, 75% foi formado para vendas a pessoas jurídica, como locadoras, o equivalente a 31.106 veículos comercializados nessa modalidade.

Também é preciso dizer que o volume de vendas do três-volumes obteve seu crescimento desde quando a linha 2022 foi apresentada, momento em que o Cronos recebeu uma leve atualização visual (na grade) e, principalmente, estreou as versões 1.0 de entrada (o que ajudou seu volume de vendas a crescer), como substituta direta do Grand Siena, e a variante 1.3 automática CVT.

Agora, tudo indica que o Cronos vai superar o bom volume do ano passado, já que no balanço de vendas até agosto ele já alcançou as 29.322 unidades vendidas no Brasil, isso faltando quatro meses para fechar 2023. A média é de 3.665 veículos emplacados por mês, o que permite uma previsão de quase 45.000 unidades até o fim de dezembro.

Com esse cenário, o Fiat Cronos continua na vice-liderança do segmento, verdade, mas já não enxerga pelo retrovisor o terceiro colocado, Hyundai HB20S (16.604). Ao mesmo tempo, ele lidera o mercado argentino com 34.773 unidades emplacadas entre janeiro e agosto de 2023, tendo vantagem de quase 6.500 carros em relação ao segundo colocado, Peugeot 208. Pelo jeito, a boa fase continuará – e isso sem motor 1.0 turbo do Pulse. Será que vem no futuro?

Comentários