As surpresas de viajar com a família toda num carro de 7 lugares

Cada vez mais raras no Brasil, as acessíveis minivans para sete passageiros são uma excelente opção para pegar a estrada com filhos, netos, sogra e papagaio
JC
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05.05.2022 às 14:04
Cada vez mais raras no Brasil, as acessíveis minivans para sete passageiros são uma excelente opção para pegar a estrada com filhos, netos, sogra e papagaio

Por William Marinho, do Podcast Perda Total

Nós, que amamos carros, normalmente colocamos o meio de transporte no topo da lista de planejamento de uma viagem. Se você é como eu, sempre tenta encaixar um motorizado inédito para completar a experiência do momento de lazer. 

Acontece que nem sempre o executado sai próximo do planejado. Por exemplo, quando você tem filhos ou uma família grande, e com decisões espontâneas como a minha. Tudo começa com o planejamento do deslocamento, definindo quando e onde é necessário o transporte rodoviário. 

Confesso que em grandes grupos, ou em estadias em resorts, a opção mais racional talvez seja alugar uma van, chamar um (ou mais) táxi ou carro de aplicativo. Para mim, são as piores opções, uma vez que descartam qualquer possibilidade de contato com modelos inéditos. Além do fato de que, para um gearhead, ter outra pessoa dirigindo é quase como uma afronta.

Por aqui, é comum juntarmos a família em viagens. E quando essas são curtas, até cinco ou seis horas de carro, surge a dúvida: cada um vai no seu carro? Normalmente é o que acontece, por ser o mais prático e barato, mas nessas ocasiões sempre há a opção de alugar algo maior, que comporte todos. 

Confesso que não é a minha praia, não nasci para ser motorista de ônibus ou caminhão. Por mim, todos os carros teriam posição de dirigir rente ao chão, câmbio manual espetado e de engates justos, direção direta e suspensão responsiva.

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Por que aluguei uma minivan de sete lugares

Mas, na nossa última viagem a balança custo/oportunidade se equilibrou, então eu decidi abrir meu coração para algo inédito: uma minivan de sete lugares.

Infelizmente, os modelos do tipo hoje disponíveis para aluguel se limitam a Fiat Doblò [N.E: este modelo foi tirado de linha como 0 km no final do ano passado, ainda restando como opção para locação ou como seminovo] e Chevrolet Spin. 

Raramente aparece uma outra opção, geralmente de um SUV ou minivan maior, que custa cinco ou seis vezes o preço por diária, o que inviabiliza o orçamento. As vans maiores normalmente são do tipo “cargo”, ou seja: sem bancos. Ou, quando disponíveis para 12 ou 16 passageiros, vêm obrigatoriamente com motorista, pois demandam CNH tipo C... 

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Por que optei por uma Chevrolet Spin

Nesta última viagem, optei por alugar uma Spin, uma vez que já tive experiências não muito boas com o Doblò da firma e preferi evitar dirigir horas naquela posição “maravilhosa” que o veículo tem. 

Sendo o mesmo preço, fomos numa unidade da minivan da Chevrolet, que ainda era desconhecida no meu portfólio. E, como diria o poeta: “quem nada espera, nunca se decepciona⁠”. 

Fui de coração aberto à experiência de ter uma jabiraca desta na estrada, com um motor antigo modernizado, o famoso 1.8 Família 1 [modernizado para SPE/4], que entrega 111 cv de potência na sua melhor condição. Confira aqui a ficha completa de versões e informações técnicas do modelo.

Minha maior preocupação era o que restaria de espaço para mala com a terceira fileira de bancos sendo utilizada. Passageiros foram avisados das limitações de bagagens e rumamos a Caldas Novas (GO). E a viagem trouxe boas surpresas. 

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Uma viagem com boas surpresas

A primeira foi o próprio carro, que excedeu minhas expectativas nulas. Mas esse papo fica para a avaliação que em breve vai sair no nosso canal do YouTube

A segunda foi a experiência de carregar a turma e ir curtindo cada minuto da viagem. Seja com uma música diferente, paradas na estrada ou a liberdade de carregar todos num city tour. Tudo isso sem depender de um motorista ou esperar um traslado, ou até mesmo de cada grupo estar no seu veículo separado. 

Quem nunca passou por isso, não é mesmo? Treze pessoas, em três carros diferentes, saem para jantar. As vagas são escassas, cada um estaciona em um ponto diferente… O pai tenta ligar para a sogra e a mãe, para a prima, para avisar que o restaurante está lotado e precisarão ir para outro lugar... As crianças querem correr para o meio da rua... Então começa a chover...

Com todos no mesmo veículo, você para na porta do restaurante, todos descem, e então você vai estacionar. O estresse que resta é simplesmente dirigir. Algo que eu e, acredito, muitos de vocês, fazemos com o maior prazer!

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Essa experiência foi nova para mim, e posso dizer que curti! Mesmo o bólido não sendo o meu tipo de carro, a praticidade de ter toda a família em um só ambiente, com os avós distraindo os netos, conversando, curtindo... Isso paga a posição de dirigir de caminhão!

Se você curte trajetos rodoviários, não deixe de aproveitar a oportunidade para alugar um transporte comum a todos. Aqui no Brasil, sei que as opções são pequenas e muitas vezes limitadas a sete passageiros, além das limitações da CNH categoria B. 

Mas em viagens internacionais é fácil conseguir um veículo para nove, doze, ou até dezesseis passageiros. Ainda quero experimentar isso! 

Wiliam Marinho, engenheiro mecânico e entusiasta do mundo automotivo.

Imagens: Arquivo pessoal

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto. 

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