A história do raríssimo VW Fusca de R$ 3 milhões que veio para o Brasil
O Volkswagen Fusca é, provavelmente, o carro mais icônico de todos os tempos. Popular, o besouro permeia o imaginário dos amantes de carros, invade constantemente a cultura pop e até hoje possui histórias não contadas para serem reveladas e nada como contá-las no Dia Nacional do Fusca.
Uma dessas histórias é do raríssimo Fusca Hebmüller. No distante ano de 1949, a Volkswagen queria construir versões conversíveis do Fusca. Para isso, contratou duas empresas que produziam carrocerias. A Karmman e a Hebmüller.
A Karmann foi instruída a criar um verdadeiro cabriolet, ou seja, um Fusca conversível de quatro lugares. Já à Hebmüller foi solicitado um veículo com dois lugares e pegada mais esportiva. Rapidamente a empresa apresentou sua criação.
Como é o Fusca Hebmüller
A cabine tinha bancos dianteiros para dois passageiros e um pequeno banco rebatível para mais dois passageiros. A capota contava com um forro interno com material considerado luxuoso à época, além de uma janela traseira de vidro.
O modelo mantinha a mecânica do Fusca, portanto, um motor de 1.131 cilindradas que era capaz de produzir 25 cv de potência. O câmbio era manual com quatro posições.
Leia também: VW Fusca 1987: a história das raras cinco unidades que nunca foram vendidas
Visualmente, o grande destaque ficava para a traseira. A tampa traseira foi alongada, quase imitando o formato do capô. E as lanternas eram ainda menores que do modelo original. Na dianteira, as setas popularmente conhecidas como bananinha foram movidas para próximas ao para-lama dianteiro.
No interior, o teto tinha forração especial feita sob medida. Curiosamente, o Fusca era acompanhado de um rádio da Telefunken, icônica marca alemã, um kit para piquenique e um kit de porcelana na dianteira.
Como o VW Fusca Hebmüller se tornou um Fusca de R$ 3 milhões
O modelo fez tanto sucesso que Heinz Nordoff, diretor da Volkswagen, encomendou 2.000 unidades do conversível. A produção começou em junho de 1949. Pouco tempo depois, um incêndio atingiu a oficina de pintura da fábrica em Wuppertal, na Alemanha, queimou alguns carros e danificou outras áreas da fábrica.
Aliás, essa é uma coincidência macabra, uma vez que isso também aconteceu na fábrica da Volkswagen do Brasil, justamente na oficina de pintura. Isso aconteceu em 1970 e fez a marca recorrer às instalações da Toyota aplicar um dos processos de pintura na carroceria.
Voltando ao Hebmüller, a produção até foi retomada em 1950, mas a empresa enfrentou graves problemas financeiros. A empresa não tinha seguro para os danos do incêndio e a economia alemã ainda não havia decolado pós-guerra.
Dessa maneira, eles decretaram falência no final e 1950. Naquele momento, havia 682 unidades do “Volkswagen Hebmüller Type 14 A Cabriolets” concluídas, enquanto outras 14 unidades, ainda em montagem, foram direcionadas para a Karmann concluir a produção.
Ao longo dos anos, poucas unidades sobreviveram, estima-se que apenas 100 unidades estão disponíveis. Agora, uma unidade desfila pela cidade de São Paulo. Ele foi trazido por importação independente. Um carro nesse estado de conservação costuma ser vendido por algo entre US$ 300 mil e US$ 400 mil.
No entanto, para ser emplacado no Brasil, além de ter mais de 30 anos, é necessário pagar uma taxa de 115% do valor do veículo, logo, o Volkswagen Fusca Hebmüller desembarcou aqui por, no mínimo, US$ 645 mil ou R$ 3,3 milhões.
Fotos: Brasil Car Vips e luft-kraftwerk
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Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.
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