VW Tera MPI: 50 fotos exclusivas da versão mais barata do SUV de entrada
O Volkswagen Tera chegou em quatro versões: MPI, TSI MT, Comfort e High (ainda tem pacote outfit). A MPI de entrada sai por R$ 99.990 para as primeiras 999 unidades, depois, o SUV parte dos R$ 103.990, como o SUV mais barato disponível no catálogo da marca.
A Mobiauto esteve no lançamento e conferiu de perto o Tera MPI. Não só isso, registramos em detalhes a versão e o que ela oferece.
Você também pode se interessar por:
- VW Tera 2026: marca confirma data que SUV chegará às lojas
- Novo VW Tera Outfit: 22 fotos exclusivas da versão mais cara do SUV
- Novo VW Tera 2026 terá motor de Up! e quatro versões no Brasil
- VW Tera “é interpretação do carro urbano para o Brasil”, diz designer
Logo de cara, o Tera não aparenta ser um modelo de entrada, principalmente pelo visual. A frente já adota a nova linguagem de design da VW, bem parecido com o que já vimos no VW Taos e Tiguan, que ainda não chegaram por aqui. No lugar dos faróis de neblina, as tomadas de ar funcionais, que também ajudam na aerodinâmica.
Mais acima, os faróis e DRL são de LED já a partir da versão MPI, assim como capas de retrovisores, maçanetas e parte do para-choque são da cor da carroceria, diferente do que é ofertado no Polo Track. Os espelhos retrovisores também já possuem ajuste elétrico.
As lanternas traseira também são de LED, mas com as luzes de seta e marcha a ré ainda halógenas.
Segurança e tecnologia
A versão MPI já conta com seis airbags de série (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina). Não só isso:
- AEB - Frenagem autônoma de emergência
- Sensores de estacionamento traseiros
- Sistema de frenagem automática pós colisão "Post Collision Brake "
- Sistema detector de fadiga do motorista
- Piloto automático - controle automático de velocidade
Diferente do Polo Track, no qual a central multimídia é um opcional, o Tera já vem com a central de entretenimento de 10,1 polegadas com o sistema atualizado do VW Play. Além disso, as entradas USB do tipo C foram realocadas na base do suporte que comporta a manopla de câmbio.
Quantos aos freios, no Tera MPI são a disco na dianteira e a tambor na traseira, com rodas de aço e calotas, pneus 185/65 de 15 polegadas. Os raques de teto não são meramente estéticos e são funcionais.
Conforto
O acabamento dos bancos na versão MPI é em tecido, mas o Tera de entrada já vem equipado com volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, além da direção ser elétrica. O motorista também terá um painel de instrumentos digital de 8 polegadas e um ar-condicionado manual.
No porta-malas, a capacidade é a mesma para todas as versões, ou seja, 350 litros. O que muda é que os bancos traseiros têm um rebatimento inteiriço, enquanto nas versões superiores ele é bipartido.
Motorização
O Tera MPI é o único da gama que não é equipado com o motor turbo TSI. Em vez disso, o 1.0 aspirado de três cilindros flex, o mesmo do Polo Track, está sob o capô. Nessa configuração, o SUV entrega 77 cv na gasolina e 84 no etanol a 6.450 rpm, enquanto o torque é de 9,4 kgfm na gasolina a 4.000 rpm e 10,3 kgfm e 3.000 rpm. Acoplado ao propulsor, uma transmissão manual de cinco marchas.
A velocidade máxima é de 158 km/h na gasolina e 162 km/h no etanol, o Tera também faz o 0 a 100 km/h em 14,3 s na gasolina e 13,8 s no etanol.
A autonomia declarada pela montadora é de até 735 km, com um tanque de combustível de 49 litros. Para isso, a versão MPI tem um consumo declarado de 9,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e 13,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.