VW Taos Highline 2024: confira 31 fotos do SUV rival do Jeep Compass
Sexto SUV médio mais emplacado no ano passado, o VW Taos já está no mercado brasileiro há alguns anos. Posicionado acima do T-Cross e abaixo do Tiguan no catálogo da marca, o utilitário nunca foi sucesso de vendas, mas de certa forma conquistou seu espaço mesmo sendo vendido apenas em duas versões: Comfortline 250TSI e Highline 250 TSI.
É verdade que seus principais rivais são Jeep Compass (líder da categoria) e o Toyota Corolla Cross, mas o VW Taos teve que aceitar a chegada de rivais de peso como BYD Song e GWM Haval H6 que, mesmo sendo mais caros em boa parte das versões, conseguiram emplacar mais unidades e terminar 2024 à sua frente. Mobiauto mostra agora o VW Taos Highline 2024 em 31 fotos exclusivas, veja abaixo.
Você também pode se interessar por:
- Novo VW Taos é lançado por R$ 137 mil e será inspiração para o Tera
- Flagra: Novo VW Taos já roda pelo Brasil e esconde novidade sob o capô
- Toyota não muda os planos e Yaris Cross chegará esse ano mirando VW T-Cross
- Chevrolet Tracker: comprar a versão atual ou esperar a nova?
Presente no mercado nacional desde 2021, o VW Taos nada mudou desde então. Enquanto o novo modelo com visual que vai lembrar o Tera não chega (algo que deverá ficar para 2026), vale relembrar os detalhes do atual. Ele traz como destaque seu porte um pouco maior que dos rivais diretos em preço, já que conta com 4,46 m de comprimento – acima dos 4,40 m do Compass, por exemplo – mas a mesma medida dos Corolla Cross.
Na dianteira o VW Taos Highline traz alguns detalhes marcantes, sendo o maior deles o acabamento em preto brilhante que remete direto a uma letra “X”, que é ladeado por falsas entradas de ar laterais, que recebem também uma moldura no mesmo tipo de material. Já a grade frontal e a tomada de ar inferior trazem preenchimento tipo colmeia, enquanto abaixo o SUV tem uma parte pintada de prata.
Podemos ainda apontar outra grande característica do Taos topo de linha, que se sobressai principalmente a noite: a assinatura em LED na grade, que interliga os faróis do SUV e continua a linha de LED interna do conjunto. Vale lembrar que o utilitário sempre conta com faróis full-LED, sendo que na versão mais cara há ainda o sistema IQ Light, que conta com farol alto automático que apaga os LEDs de forma seccionada, como se “recortasse” o veículo vindo na direção contrária para não ofuscar o motorista. O sensor do famoso piloto automático adaptativo da Volkswagen fica sob o logotipo da marca.
Na lateral temos rodas de liga-leve de 19 polegadas, que na última atualização de linha trouxe esse desenho um tanto mais esportivo e maiores dimensões (ainda com acabamento diamantado), sendo calçadas com pneus 235/45. Destaque ainda para o logotipo Highline na localização padrão da marca e a boa altura em relação ao solo. Podemos destacar ainda a carroceria pintada em dois tons, um opcional da marca que sai por R$ 8.600 adicionais no pacote “Bi-Tone” cujo teto é sempre pintado de preto.
Os retrovisores também recebem pintura em preto, somando ainda repetidores de seta. Ainda em relação aos opcionais, o teto solar panorâmico é outro adicional para essa versão do SUV, somando mais R$ 6.920 ao preço final do carro.
Pulando para a traseira, temos as lanternas horizontais e que invadem a tampa do porta-malas – onde ganham um recorte. No arranjo interno temos a assinatura em LED em “Y” que destaca o Taos na escuridão. O para-choque soma ainda um acabamento em prata na parte central, além de falsas saídas de escapamento.
O logotipo Taos fica centralizado na tampa do porta-malas para seguir o padrão da VW, enquanto o logotipo 250TSI indica que o modelo traz debaixo do capô o motor 1.4 turbo flex de até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, que trabalha sempre com a transmissão automática de seis marchas. E por falar também no porta-malas, o Taos conta com a generosa capacidade de 476 litros.
A cabine mantém o layout da Volkswagen com suas linhas retas e horizontalizadas. O painel de instrumentos é o conhecido Active Info Display com tela digital configurável de 10,25 polegadas, enquanto a central multimídia VW Play tem 10,1” – solução aplicada em boa parte de outros carros da marca por aqui. Idem para o ar-condicionado automático digital Climatronic Touch com comandos sensíveis ao toque.
Porém, as exclusividades do SUV ficam por conta do volante com botões sensíveis ao toque (mesmo do Jetta GLI, mas que a marca já anunciou que vai abandonar). Outra diferença é o acabamento um pouco mais bem cuidado, com material macio ao torque numa faixa em suede no painel e também nas portas, que tem ainda material emborrachado na porção superior. Mesmo assim, fica atrás do Jeep Compass nesse quesito.
Já os bancos apoiam bem as pernas e trazem regulagem elétrica – inclusive com ajuste lombar para deixar o banco ajustado na medida, útil para quem viaja grandes distâncias. No banco traseiro, o bom espaço impera por conta do entre-eixos de tamanho generoso para o SUV médio. Por ali há também saída de ar dedicada e conexões UBS tipo C.
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.