VW Taos está entre os SUVs mais seguros com cinco estrelas no Latin NCAP

Modelo é o primeiro a obter nota máxima nos testes do programa seguindo o novo protocolo que passou a vigorar em 2020
Camila Torres
Por
03.12.2021 às 15:16
Modelo é o primeiro a obter nota máxima nos testes do programa seguindo o novo protocolo que passou a vigorar em 2020

O Volkswagen Taos acaba de entrar para lista de SUVs mais seguros à venda no Brasil, após o Latin NCAP, programa de segurança para veículos novos na América Latina, divulgar nesta sexta-feira (3) que o modelo obteve nota máxima em seus testes de impacto.

Com o resultado, o Taos se tornou o primeiro carro na região a conseguir cincos estrelas a partir da vigência de um novo protocolo de avaliação, muito mais rígido, implantado a partir do ano passado.

Anuncie seu carro na Mobiauto

O SUV fabricado na Argentina representou muito bem a fabricante alemã em todos os testes da entidade, atingindo 90,23% de eficiência na proteção de ocupantes adultos, 89,90% na proteção de ocupantes infantis, 60,61% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas, e 85,04% em sistemas de assistência à segurança.

Modelo é o primeiro a obter nota máxima nos testes do programa seguindo o novo protocolo que passou a vigorar em 2020

Tanto o Taos produzido na Argentina, que é o comercializado no Brasil, como no México, vendido em outros países latino-americanos, foram submetidos a sete testes diferentes: impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres, ESC, teste de alce e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB).

Durante a apresentação, o sistema de frenagem de emergência foi destaque, mostrando eficiência tanto ao detectar pedestres como um carro à frente. O SUV também apresentou comportamento estável e boa proteção nas demais avaliações, inclusive no teste do alce, muito temido pelos SUVs, além de proteção completa para crianças.

A única ressalva ficou na avaliação da proteção aos pedestres, em que a segurança foi avaliada como passiva e média, mas acabou compensada graças ao bom desempenho do AEB, que quase atingiu a pontuação máxima.

Leia também: Avaliação: VW Taos Comfortline mescla doses de Golf, T-Cross e Polo

Modelo é o primeiro a obter nota máxima nos testes do programa seguindo o novo protocolo que passou a vigorar em 2020

Dentre os principais itens de segurança do VW Taos estão: seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré com auxílio de manobras, sensor de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, alarme, detector de fadiga do motorista e Isofix.

A versão topo de linha Highline agrega controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com  função “anda-e-para” (que reacelera automaticamente o veículo após paradas breves de até 3 s), frenagem autônoma de emergência, detector de ponto cego com alerta de tráfego cruzado traseiro e sistema de detecção de pedestres.

Leia também: Avaliação: VW Taos tem bala na agulha contra o líder Jeep Compass?

O resultado do Volkswagen Taos foi tão acima da média que Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, até teceu um elogio para o SUV: “As cinco estrelas do Taos são um marco nos mais recentes protocolos do Latin NCAP e representam o desafio para todos os fabricantes de buscarem a mais alta classificação por estrelas”. 

Talvez você também se interesse: 

VW Taos: as diferenças entre as versões Comfortline e Highline
VW Taos: onde ele ganha e onde perde para o Jeep Compass em dimensões
Os carros com as melhores notas em segurança vendidos no Brasil
Os carros com piores notas em segurança vendidos no Brasil 

Comentários