BYD Dolphin Mini: truque faz hatch ganhar estepe, mas pode cancelar a garantia
O BYD Dolphin Mini é o modelo elétrico mais vendido do país. Até o momento foram 13.322 unidades emplacadas, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Apesar do sucesso, o subcompacto ainda é criticado por um detalhe no porta-malas.
Você também pode se interessar por:
- Por que pessoas estão "passando mal" ao andar de carro elétrico
- 10 carros elétricos mais baratos do Brasil em 2025
- Chinses crescem, na Europa, agora com os modelos a combustão
- Carta aberta aos haters de carros elétricos
Não estamos falando da capacidade de 230 litros, mas sim do “kit reparo” que substitui o estepe. O “kit reparo” é algo comum na China, no entanto, com o famoso “jeitinho”, brasileiros estão adaptando um estepe que fica localizando abaixo do veículo. Imagens da instalação viralizaram no Instagram, importante ressaltar que os produtos (pneu e adaptação do estepe) são vendidos separadamente.
A gambiarra encontrada a venda inclui os seguintes itens:
- Suporte externo em formato de T
- Três parafusos com rosca e vedante
- Pino central para encaixe do estepe
Para instalação, o primeiro passo é retirar quatro tampões do fundo do porta-malas, que servem originalmente como ralos. O espaço aberto é utilizado como o encaixe do parafuso com o suporte do estepe, que fica posicionado do lado externo do veículo.
Reprodução/cesinha_abreu
Após o encaixe do suporte com os parafusos é necessário colocar pino central. Feito isso, é só encaixar estepe utilizando uma rosca e o estepe do BYD Dolphin Mini está encaixado.
Segundo o anúncio do produto, a instalação da “gambiarra” não faz com que o BYD Dolphin Mini perca a garantia. No entanto, em contato com a marca, a assessoria da BYD passou para a Mobiauto o seguinte comunicado:
"A BYD enfatiza que, conforme previsto no manual do proprietário, alterações nas características originais do veículo podem resultar no cancelamento da garantia. A BYD reitera que qualquer efeito adverso causado por alterações não originais será considerado fora da cobertura contratual."
Para adquirir o kit de forma completa, é necessário fazer compras diferentes (pneu e suporte para estepe). O valor total pode resultar em custo superior aos R$ 1.100 para o motorista que quiser realizar a adaptação.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.