VW Polo GTS usado é esportivo com motor de Golf a preço de Argo Trekking 0km

Hatch tem estilo, bom nível de equipamentos e desempenho empolgante sem beber muito combustível
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04.04.2025 às 15:40 • Atualizado em 25.04.2025
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Hatch tem estilo, bom nível de equipamentos e desempenho empolgante sem beber muito combustível

Último esportivo nacional da Volkswagen, o Polo GTS deixou de ser fabricado há algumas semanas para dar lugar espaço ao Nivus GTS (será lançado nos próximos meses), uma vez que um SUV cupê tem mais apelo na atual tendência mercadológica que um hatchback, ainda que este seja preparado de fábrica.

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O Polo GTS estreou em 2020, resgatando a sigla do termo “Gran Turismo Sport”, consagrada nas décadas de 1980 e 1990 nas versões especiais do Passat e do Gol. Com visual inspirado no Polo GTI europeu, o hatch esportivo tem como principal diferencial o conjunto mecânico herdado do Golf: motor 250 TSI 1.4 turboflex e câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

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Embora o motor turbinado de quatro cilindros e dotado de injeção direta tenha mantido os 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque dos modelos mais pacatos da Volkswagen, o GTS recebeu direção elétrica com calibração mais direta e suspensões mais firmes para entregar uma dinâmica mais acertada e experiência ao volante diferenciada em comparação com as configurações “civis” do Polo.

Com esse motor, o Polo GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge velocidade máxima de 203 km/h, de acordo com os dados de fábrica. Para reforçar o apelo esportivo, o GTS conta com um emulador sonoro para amplificar o ronco do motor nos alto-falantes da cabine.

Apesar da pegada esportiva, o hatch não abusa no consumo de combustível. Nas medições do Inmetro, o Polo GTS obteve médias de 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, as médias foram de 11,6 km/l em ciclo urbano e 14,2 km/l em rodovia.

A cabine do Polo GTS tem acabamento quase todo na cor preta com detalhes contrastantes em vermelho no painel e nas costuras do revestimento de couro dos bancos e do volante multifuncional, que controla a central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. No geral, o pacote de itens de série é idêntico ao da versão Highline 200 TSI com motor 1.0 turboflex.

Apesar da exclusividade, por se tratar de uma versão de baixo volume de vendas, o Polo GTS tem manutenção tranquila, pois a sua mecânica, compartilhada com diversos modelos da Volkswagen, é bastante conhecida por mecânicos especializados e oficinas bem equipadas.

O ponto fraco do hatch esportivo é, basicamente, a ausência de um câmbio manual, que não chegou a ser oferecido nem como opcional, mas que certamente proporcionaria uma experiência de direção diferenciada, além de adicionar um “tempero” a um carro muito bem acertado.

Outro “pênalti” é a altura das suspensões, um tanto altas para um modelo com proposta esportiva.

Na reestilização aplicada em 2022, o Polo GTS sofreu retoques visuais, como novos faróis matriciais IO.Light com assinatura em LED integrada pela barra horizontal iluminada que atravessa a grade, como no SUV Taos Highline. As lanternas foram atualizadas com novo arranjo luminoso e as rodas de aro 18” passaram a ser de série. O para-choque traseiro foi retocado e a sigla “GTS” foi posicionada no meio da tampa do porta-malas. O acabamento interno, por sua vez, foi discretamente melhorado.

Já a mecânica foi aprimorada com um acerto mais firme das suspensões com a adoção de uma barra estabilizadora mais espessa e eixo de torção mais rígido.

Polo GTS – Principais equipamentos

A exemplo de todas as versões do Polo, o GTS possui airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa, Isofix e sistema de frenagem pós-colisão, mas bem que poderia ter airbags de cortina. A lista ainda conta com direção elétrica, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, limitador de velocidade, controle de cruzeiro, ar-condicionado digital de uma zona, câmera de ré, retrovisor eletrocrômico, carregador de celular por indução, câmera de ré, painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10”, sensor de chuva, faróis e lanternas em LED com acendimento automático, bancos esportivos revestidos de couro, pedaleiras em alumínio, seletor de modos de condução, rodas de liga leve de 17”, entre outros.

Volkswagen Polo GTS – Pontos positivos

  • Dirigibilidade
  • Desempenho
  • Consumo baixo de combustível para um esportivo
  • Equipamentos de série
  • Visual
  • Potencial para se tornar um modelo colecionável no futuro

Volkswagen Polo GTS – Pontos negativos

  • Preço de compra
  • Ausência de airbags de cortina
  • Sem opção de câmbio manual
  • Suspensões altas para um esportivo
  • Valor do seguro em algumas regiões

Volkswagen Polo GTS – Preços na tabela fipe

Linha 2020

  • Polo GTS 1.4 turboflex AT6 – R$ 105.539

Linha 2021

  • Polo GTS 1.4 turboflex AT6 – R$ 108.645

Linha 2022

  • Polo GTS 1.4 turboflex AT6 – R$ 113.524

Linha 2023

  • Polo GTS 1.4 turboflex AT6 – R$ 125.288

Linha 2024

  • Polo GTS 1.4 turboflex AT6 – R$ 129.859

Linha 2025

  • Polo GTS 1.4 turboflex AT6 – R$ 138.178

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