VW Gol: por que este deve ser o nome do novo SUV da Volkswagen no Brasil

Cada vez mais perto de seu lançamento, nome icônico ganha força para batizar A0 SUV
Renan Bandeira
Por
29.01.2024 às 19:10
Cada vez mais perto de seu lançamento, nome icônico ganha força para batizar A0 SUV

Não é de hoje que se sabe que a Volkswagen terá um novo SUV no Brasil. Ele será produzido sobre a plataforma MQB A0, deve ser oferecido apenas com motores da linha TSI, ou seja, turbinados e chegará ao Brasil entre o fim deste ano e início do próximo. Mas falta uma informação para fechar tudo isso: o nome do novo produto.

Meses atrás uma pesquisa feita por uma agência indicou os possíveis nomes para o SUV: Tera, Teon, Taira, Therion, Copan, Copa e Hera. No entanto, ao que tudo indica, nenhum desses será selecionado e o novo produto deve chamar Gol, assim com o icônico hatch que saiu de linha no ano passado e que era vendido no Brasil desde 1980.

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Isso porque a Prefeitura de Taubaté (SP), onde a Volkswagen tem uma fábrica, confirmou que o nome do SUV será Gol. Uma publicação no perfil oficial do órgão público, no Instagram, com os dizeres “VW Gol volta a ser fabricado em Taubaté, com investimento de R$ 1 bilhão” é o que crava isso.

A postagem, inclusive, já foi apagada pela Prefeitura da cidade, mas os colegas do Motor1 registraram a publicação. O post ainda indica que haverá duas versões do produto e que ele terá preços entre R$ 130 mil e R$ 150 mil.

Quanto a primeira informação, realmente o novo SUV pode ter um pacote de configurações reduzidas. O VW Nivus, por exemplo, é vendido apenas com as versões Comfortline e Highline. No entanto, os preços estão um pouco fora da margem que Mobiauto acredita ser a praticada no lançamento do produto.

Afinal, o novo Gol ou A0 SUV será posicionado abaixo do T-Cross no catálogo da fabricante alemã, que é um modelo que já atua nessa faixa de preço. Ou seja, o ideal é que o A0 SUV tenha preços começando na faixa dos R$ 100 mil ou R$ 110 mil, e não na estipulada pelo órgão público.

O novo Gol realmente é um projeto que faz parte do pacote de investimento de R$ 1 bilhão da Volkswagen. A Mobiauto já havia anunciado isso no ano passado. Assim como informou que o produto terá a missão insana de se tornar o mais vendido do mercado com meta produtiva de mais de 200 mil unidades por ano – bem mais do que a Fiat produz da Strada.

Ele utilizará a plataforma MQB A0 de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, e deve replicar os 2,56 metros de entre-eixos do hatch e do SUV cupê. Já o comprimento deve ser de pouco mais de 4,10 metros. Terá motorização 170 TSI de 116 cv e 200 TSI flex de 128 cv, sem previsão de versões híbridas em um primeiro momento.

Seus rivais mais diretos serão Fiat Pulse e Renault Kardian, abrindo caminho para que o Nivus ocupe um degrau acima em termos de faixa de preço, concorrendo mais diretamente contra o Fiat Fastback. Isso empurrará o T-Cross definitivamente para uma briga mais nichada contra Jeep Renegade e Hyundai Creta.

Projeções: KleberSilva/KDesignAG

A Volkswagen do Brasil informa que a publicação realizada nas redes sociais sobre investimentos da marca na região e a retomada da produção do Volkswagen Gol não são verdadeiras. Informações oficiais sobre o novo ciclo de investimentos da marca no Brasil serão comunicados no dia 02 de fevereiro de 2024. A Volkswagen reforça que repudia qualquer tipo de fake news e sempre preza pela verdade e transparência em suas informações.

A Prefeitura de Taubaté (SP) também foi questionada sobre as informações contidas na publicação. A assessoria da administração municipal respondeu o nosso contato, mas até o momento não emitiu nenhum posicionamento oficial sobre o ocorrido. Assim que o parecer for enviado, a matéria será atualizada.

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