VW CrossFox: 20 anos da primeira tentativa de “SUV” da marca no Brasil
As semelhanças entre o projeto do VW Fox no início dos anos 2000 e do VW Tera, que será lançado nos próximos meses, a Mobiauto já contou. Tudo começando da plataforma do VW Polo, adicionando motores compartilhados e mais peças. Mas a vida do Fox no Brasil também foi marcada pelo CrossFox, modelo mais alto lançado há 20 anos.
O VW CrossFox foi lançado no Brasil em março de 2005. O VW Tera também deve ser apresentado no primeiro trimestre deste ano e já tem os testes intensificados nas ruas para isso acontecer. A trajetória do CrossFox, como uma versão mais aventureira do Fox, também se alinha ao que teremos de Tera por aqui.
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O VW Fox é apresentado em 2003 com a possibilidade de ser um substituto do Gol. Isso acabou por não acontecer por causa do projeto ser um pouco mais rebuscado e caro que o do hatch mais vendido pela VW no Brasil, o que impedia preços competitivos.
E sua versão mais conhecida surgiu dois anos depois por uma busca dos consumidores por um carro mais familiar. A ideia, naquela época, era a de ter um veículo com espaço interno interessante para ser um produto familiar e de posição de dirigir um pouco mais elevada.
Da Ford saiu o EcoSport, enquanto a Chevrolet apresentada a Meriva. Embora fossem concepções diferentes de carros, ambas as marcas tentavam, cada uma da sua forma, entregar um produto que atendesse as necessidades.
A solução da Volkswagen foi um pouco mais simples. Usando o Fox como base, fez apliques em caixas de roda, mudou para-choques dianteiro e traseiro, suspensões mais elevadas, rack de teto, quebra-mato dianteiro com luzes auxiliares e estepe na tampa do porta-malas.
Não era um SUV como EcoSport, nem mesmo uma minivan como a Montana, mas era o pontapé inicial para uma onda de hatches crossovers que apareceriam em diante. Sejam versões aventureiras de Citroën C3, Honda Fit ou até mesmo do Chevrolet Onix.
A moda pegou e ajudou o Fox a ganhar ainda mais o carinho do público. E essa foi a primeira onda dos carros compactos com posição de dirigir mais elevada que tivemos no mercado nacional.
Tal quesito passaria a se tornar “obrigatório” no cenário nacional com a chegada dos SUVs, em meados da década de 2010, com os lançamentos de Jeep Renegade, Hyundai Creta, Honda HR-V, e outros produtos do segmento.
Neste ano, a Volkswagen trará o VW Tera para as lojas. Assim como o CrossFox é uma solução mais altinha que parte da base de um hatch, o novo SUV também será. Enquanto o Crossover partia do Fox, o Tera surge do Polo.
No Brasil, a missão do Tera será difícil. O modelo será o SUV mais barato da marca por aqui, e pode ser responsável por substituir algumas versões do Polo. A previsão é de mais de 200 mil unidades fabricadas anualmente em Taubaté (SP).
Ele terá pouco mais de 4 metros de comprimento e 2,56 metros de entre-eixos. Serão muitas peças divididas com o Polo, inclusive a plataforma. Serão duas opções de motores, sendo a de entrada com a usina 1.0 MPI de até 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque. Enquanto as intermediárias e de topo usarão o 1.0 TSI, com calibração 170, que renderá até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.