VW Tera indiano antecipa o que veremos no SUV que chega ao Brasil em 2025
Enquanto os brasileiros esperam a chegada do Volkswagen Tera, os indianos já têm um parente próximo do SUV compacto que será produzido em Taubaté (SP). Trata-se do Skoda Kylaq, modelo fabricado pela subsidiária tcheca do grupo Volkswagen e que possui algumas semelhanças com o Tera.
O visual definitivo do Tera ainda é mantido em segredo, mas é possível traçar algumas semelhanças do SUV brasileiro com o Skoda Kylaq. No entanto, o visual exterior não será uma delas.
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A dianteira com faróis separados em dois níveis e grade em tamanho avantajado não serão adotados pelo Volkswagen Tera, uma vez que o modelo brasileiro apostará em linhas mais genéricas e parecidas com as dos atuais modelos da marca alemã.
O que o Skoda Kylaq antecipa do VW Tera?
Plataforma
A começar pela plataforma do Kylaq que é a MQB-A0, que será a mesma do Tera. A diferença fica por conta das dimensões para a base modular. O Tera deverá ser um pouco maior, com cerca de 4,10 metros de comprimento, enquanto o Kylaq não passa dos 3,99 m de tamanho (o governo indiano cobra imposto de carros a partir de 4 metros de comprimento).
O porta-malas do Skoda Kylaq tem 446 litros de capacidade declarada, mas a medição indiana considera a litragem até o teto, diferentemente do padrão brasileiro, que afere até o limite do vidro traseiro.
Equipamentos
Rodas de aço para a versão mais básica e de liga leve de 17 polegadas para as mais caras, essas devem ser outra semelhança entre Kylaq e Tera. No interior, o SUV brasileiro deve receber, nas mais versões mais equipadas, o painel de instrumentos digital de oito polegadas e a central multimídia de 10,1 polegadas com pareamento para Android Auto e Apple Carplay sem fio. É possível cogitar ainda que o SUV nacional terá um carregador de celular por indução.
No configurador da Skoda, o Kylaq de entrada já oferece de série faróis de LED, seis airbags e rodas de 16 polegadas. Assistentes de segurança e direção estão presentes com ao menos 25 itens nas variantes mais básicas e 35 nas topo de linha.
Motorização
O Kylaq é equipado em todas as versões com o 1.0 turbo de três cilindros a gasolina, que entrega 115 cavalos de potência e 18,1 kgfm de torque, aliado com transmissão manual de seis marchas ou automáticas para as versões de topo.
Esse trem de força turbo entrega quase o mesmo que o 170 TSI disponível para as versões intermediárias do Polo no Brasil. Aqui o propulsor oferta 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, mas é flex.
É possível que o Tera também chegue em quatro versões, uma mais básica com o 1.0 MPI aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm com câmbio manual (conjunto do Polo Track). O 170 TSI com câmbio manual na versão seguinte e opção superior com transmissão automática.
Já a versão de topo poderá contar também com o 200 TSI, presente nos modelos Nivus, T-Cross, Polo e Virtus.
Na Índia, o Kylaq é vendido em quatro versões de acabamento que variam entre 789.000 e 1.335.000 rúpias, que em uma conversão direta equivale a R$ 56.105 a R$ 94.930, respectivamente.
A Volkswagen posicionará o Tera como SUV de entrada, com isso, pode-se cogitar um preço inicial na casa dos R$ 100 mil, chegando próximo aos R$ 120 mil pedidos pelo T-Cross Sense.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.