Volkswagen Up! irá voltar como elétrico de entrada antes de 2027

Montadora aposta em sucessor espiritual do e-Up para competir com opções mais baratas no mercado EV
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12.01.2024 às 10:11
Montadora aposta em sucessor espiritual do e-Up para competir com opções mais baratas no mercado EV

A Volkswagen já possui planos para seu segmento de elétricos de entrada. Visando competir com o novo Renault Twingo e o novo Citroen e-C3, ambos cerca de cinco mil euros mais baratos que o ID.2, a montadora alemã prepara agora um subcompacto elétrico denominado ID.1, uma espécie de sucessor do Up!.

A empresa já tinha confirmado no ano passado, quando revelou o conceito do ID.2, que estava trabalhando na produção de um novo veículo elétrico nos próximos anos. O novo automóvel iria substituir o Up!, recém retirado do mercado após doze anos.

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Palavras do chefe. Retorno do nome?

De acordo com a Autocar, o chefe de desenvolvimento técnico Kai Grünitz já revelou que os primeiros esboços de seu design estão completos e seu desenvolvimento em andamento. Além disso, Kai também afirmou que inevitavelmente o modelo contará com elementos semelhantes em design com o Up!.

Em suas palavras: “O ID.1 estará próximo do Up! no que diz respeito ao uso desse carro”, pois “Não há tantas possibilidades de projetar um veículo pequeno para as cidades em termos de sua aparência”.

Quanto ao nome, Grünitz não confirmou a volta do “Up!”. Mas, como já vimos antes, a montadora dá grande valor às suas nomenclaturas tradicionais de sucesso, devendo manter Golf, Passat e Tiguan em seus modelos elétricos.

Preço acessível e chegada aos mercados

A ideia, desde o desenvolvimento do ID.2, com o preço em torno de 25 mil euros, é atingir uma base de pessoas mais ampla com seus preços mais em conta. O desenvolvimento do subcompacto então é mais um passo na direção desse caminho. Segundo Grünitz o desenvolvimento ID.1 foi pensado para que o carro custasse menos de 20 mil euros.

Pois, de acordo com o executivo: “Temos que ir nessa direção para convencer nossos clientes de que o VE (veículos elétricos) é o caminho certo.”

O chefe de desenvolvimento também afirma que os primeiros modelos saíram vários anos antes do fim da década. Levando em consideração o usual ciclo de 36 meses de produção da Volkswagen é previsto que o ID.1 seja revelado ao mercado antes de 2027.

Capacidade de carregamento

Sobre o novo ID.1 não se sabe muito, apenas que ele não contará com a capacidade de recargas super-rápidas, ou seja, recargas com potência de até 200 kW e nem uma bateria que o permita correr distâncias muito grandes, afinal a ideia é que o modelo seja usado como um veículo urbano.

 

Vale lembrar que a Volkswagen já produziu um Up! elétrico, agora já aposentado, que trazia uma bateria de 36,8 kW/h e autonomia elétrica de 268 km. Espera-se então que o novo subcompacto chegue ao menos com capacidades melhores ou superiores ao seu antecessor espiritual

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