VW Polo Track, o “gol” da Volkswagen ao substituir o Gol

A linha se tornou a segunda mais vendida do Brasil graças ao sucesso do Track
DR
Por
30.01.2024 às 08:48
A linha se tornou a segunda mais vendida do Brasil graças ao sucesso do Track

O ano de 2023 teve como um de seus maiores protagonistas nacionais o Volkswagen Polo. De acordo com os números da Fenabrave, o modelo foi o automóvel mais vendido do Brasil no ano passado, isso considerando automóveis de passeio (a Strada é um utilitário). Assim o hatch teve 111.942 unidades emplacadas, indicando uma decisão acertada da montadora alemã ao colocá-lo como substituto do Gol.

Você também pode se interessar por:

VW Polo Track: o que ele perde para ser mais barato que o novo Polo MPI

VW muda produção do Polo para Taubaté e só o GTS fica no ABC

Avaliação: VW Polo Track fará a festa de motoristas de frota e aplicativo

VW Polo Track 2023 é popular que merecemos a preço que não merecemos pagar

A versão Track do Polo veio com o objetivo de mudar o cenário que a VW estava enfrentando. É sabido que o Gol foi por um bom tempo um dos carros mais vendidos do Brasil (sendo líder por 27 anos consecutivos, de 1986-2013), no entanto vinha perdendo espaço para ChevroletOnix e Fiat Strada em seus últimos anos, apresentando números cada vez mais baixos na venda de veículos novos.

Assim, a montadora alemã optou por anunciar o encerramento da produção do modelo Gol em dezembro de 2021, e designou o Polo Track como seu sucessor espiritual. Nos seus últimos dois anos no mercado, o Gol figurou em quinto e sexto lugar dentre os automóveis mais vendidos do país. A linha emplacou 66.228 e 72.606 unidades, respectivamente, nos anos de 2021 e 2022.

Assim, pode parecer que os números, fornecidos pela consultoria Jato, de 47.785 vendas do Polo Track, tenham um quê de decepção. No entanto, é importante lembrar que a missão da versão em substituir o Gol, um dos modelos mais consagrados em território nacional, não foi nada fácil.

Na verdade, seus quase 50 mil emplacamentos tiveram papel fundamental em assegurar o domínio da VW no Brasil novamente. O Track alavancou as vendas de toda linha Polo, fazendo do hatch o automóvel de passeio mais vendido no país, como já mencionado anteriormente.

Assim o Polo Track saiu de 8.193 carros vendidos em 2022 (ano em que teve seus primeiros meses vendas) para 111.942 unidades em 2023  - seu primeiro ano cheio de comercialização. Além disso, registrou 17.999 emplacamentos no último mês de dezembro, batendo sua rival Strada no volume mensal.

Deste modo, o que parecia uma estratégia precipitada ou duvidosa da Volkswagen em substituir o Gol, acabou por se provar de certa forma um “gol” da montadora.

O Polo Track 1.0 MPI

Quanto às especificações do Polo Track 1.0 MPI, seu motor é o 1.0 aspirado de três cilindros que conta com potência de 77/84 cv (G/E) e torque máximo de 10,3 kgfm com ambos os combustíveis. O propulsor é aliado ao câmbio manual de cinco marchas.

Seu consumo na cidade fica em 9,3 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina, enquanto na estrada ele faz até 10,5 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina.

Dentre seus itens de série destacam-se a direção com assistência elétrica, computador de bordo, 2 airbags dianteiros e 2 laterais (totalizando quatro), controles de tração e estabilidade, assistente de partida na rampas, monitor de pressão do pneu, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível.

Comentários