Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Volkswagen: como será o motor híbrido do novo SUV feito no Brasil

Mudança sob o capô chegará em novo produto desenvolvido na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo (SP)
Por
20.12.2025 às 13:00
Compartilhe:

A Volkswagen, desde o momento em que anunciou o planejamento de seus novos lançamentos no Brasil, não escondeu que seu primeiro modelo híbrido viria da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A bola da vez é o projeto Saga, que já foi conhecido como Nivus NF, mas que Mobiauto pode afirmar que não receberá o mesmo nome do SUV compacto cupê.

Quem viabiliza esse novo conjunto é a plataforma MQB Hybrid, tratada como uma evolução da MQB-A0 já utilizada nos modelos da montadora alemã vendidos no Brasil. A principal diferença está em sua concepção inicial, já que ela foi desenvolvida desde o começo para oferecer a flexibilidade necessária para acomodar sistemas de propulsão híbridos.

Você também pode se interessar por: 

E qual motor fará parte desse conjunto?

Sabe o já conhecido motor 1.4 TSI presente na versão de topo do Volkswagen Nivus? Ele será o trocado pelo 1.5 TSI Evo2, o mesmo utilizado pelo Golf GTE na Europa, que, conforme apuração da Mobiauto, trabalhará em conjunto com o sistema MHEV da Audi, formando um conjunto híbrido.

Divulgação/Volkswagen

Divulgação/Volkswagen

Mesmo com a mudança na cilindrada, os números serão mantidos: são 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, deixando claro que o foco principal do motor está na eficiência. Outro ponto a considerar é que, diferentemente do Golf europeu, por aqui o conjunto será híbrido flex, podendo ser abastecido tanto com etanol quanto com gasolina.

Alguns componentes, como o turbo, devem ser herdados do 1.4 TSI, porém o motor recebe tecnologias adicionais voltadas à redução de emissões, eficiência e economia, além de atender às normas ambientais do Proconve L8.

Entre elas estão o ciclo Miller, que permite uma expansão mais longa dos gases; a desativação de cilindros, funcionando com apenas dois em cargas baixas; e o turbo de geometria variável, que melhora a resposta em baixas rotações.

Divulgação/Volkswagen

Divulgação/Volkswagen

O motor foi projetado para funcionar com todos os tipos de hibridização: MHEV (leve), em que o motor elétrico apenas auxilia o motor a combustão; HEV (pleno), no qual o motor elétrico também pode ajudar a mover o veículo; e PHEV (plug-in), em que o sistema elétrico pode conduzir o carro por trechos maiores, mas exige recarga externa.

No caso do Saga, o motor 1.5 será o principal responsável pela tração do SUV, contando com o auxílio de um motor elétrico que, trabalhando de forma combinada, pode elevar a potência em até 24 cv e o torque em 20 kgfm.

A plataforma fará o modelo ser maior que o VW Nivus, por exemplo. Embora ainda não haja confirmação oficial sobre o quanto, podemos esperar por medidas que o aproximem de um SUV médio.

Divulgação/Volkswagen

Divulgação/Volkswagen

Além do novo SUV, que acreditamos ser cupê por causa da assinatura “Nivus NF” de início de projeto, a Volkswagen também prepara um outro SUV convencional e uma nova picape, chamada até o momento de Udara, internamente. Os três modelos fazem parte de um investimento de R$ 16 bilhões no Brasil até 2028 e integram uma lista de 16 novos lançamentos previstos pela marca.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo:

Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.