Volkswagen Nivus: 5 coisas que vão mudar na nova geração do SUV cupê
Pouco tempo depois de conceder a primeira atualização visual, tanto para o Nivus quanto o T-Cross, a Volkswagen já prepara surpresas para a sua dupla de SUVs. Para o primeiro, as novidades serão ainda mais notáveis.
Não será apenas o visual que vai mudar para a nova linguagem de design da montadora, mas estamos falando de uma nova geração, com direito à nova base e motorização híbrida. Tudo isso vai elevar o Nivus de porte e patamar no mercado.
Você também pode se interessar:
- Novo VW Nivus: por que visual do T-Roc é importante para o SUV cupê
- Volkswagen usará plataforma chinesa para produzir híbridos
- Novo VW Nivus: por que visual do T-Roc é importante para o SUV cupê
- VW Nivus GTS é bom de pista, mas falta um detalhe para ganhar mais atenção
Tamanho
A Volkswagen está testando no Brasil o T-Roc no Brasil, o SUV médio derivado do Golf que é vendido na Europa em diferentes versões, incluindo uma exótica com teto conversível. O modelo não será comercializado por aqui, mas servirá de inspiração para a próxima geração do Nivus.
Com isso, o novo Nivus vai se distanciar do Polo e ficar mais próximo das medidas do Taos, SUV médio importado da Argentina. Esse ganho de medidas vai favorecer o espaço interno, além de um porta-malas possivelmente maior.
Visual
Alguns vazamentos do novo T-Roc mostram que o SUV terá linhas mais arredondadas e formas mais abauladas, tudo para dar um aspecto mais robusto. Então, com a nova geração do Nivus não será diferente, até porque todos os modelos da marca estão entrando aos poucos no padrão atualizado de design.
Todo esse rearranjo também vai trazer o Nivus para uma estratégia antiga, conhecida como “Family Face”, que alinha todos os modelos da marca à uma identidade visual.
Acabamento interno
A atualização no visual do Nivus em 2024 foi tímida é bem verdade. No entanto, com a nova geração, o SUV cupê vai precisar reorganizar seu habitáculo. O SUV já oferece seis airbags de série, entre outras tecnologias de segurança, e a nova central multimídia VW Play atualizada. Porém, como já é de praxe, sempre há espaço para melhorias, tanto no acabamento quanto em equipamentos de série. Quem sabe um freio de estacionamento eletrônico, por exemplo.
Plataforma
Como dito anteriormente, o T-Roc servirá de base para o novo Nivus, obrigando-o a trocar a atual plataforma MQB-A) pela MQB Hybrid usada na Europa, para adotar tecnologia híbrida.
Motor
Como já revelamos, a chegada da nova geração do Nivus está prevista para 2027. Mas não só isso, o Nivus será híbrido leve com a tecnologia de 48V aliada ao novo motor TSI, o 1.5 turbo flex, que será fabricado em São Carlos (SP).
O propulsor entrega os mesmos 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque do atual 1.4 TSI, mas permite trabalhar com o conjunto elétrico para ser um híbrido leve. A bateria de capacidade pequena, mas diferente de Fiat Pulse e Fastback, vai permitir que o motor elétrico tracione o Nivus.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
