Nova VW Saveiro terá lançamento adiado e culpa é do carro popular

Picape terá início da produção atrasado em pelo menos um mês por conta do pátio cheio enquanto mercado aguarda liberação de vendas diretas com desconto
LB
Por
20.06.2023 às 10:47
Picape terá início da produção atrasado em pelo menos um mês por conta do pátio cheio enquanto mercado aguarda liberação de vendas diretas com desconto

Conforme a Mobiauto noticiou em março deste ano, a Volkswagen Saveiro 2024 renovada estava com produção prevista para começar em agosto deste ano. Porém, nossa reportagem apurou agora que o início foi prorrogado em pelo menos um mês e a culpa é do programa de carro popular do governo.

Segundo nossas fontes, o SOP da Saveiro 2024 foi remarcado para setembro. Isso porque a fabricante dobrou a produção do modelo atual, linha 2023, a fim de abastecer um estimado aumento de demanda.

Você também pode se interessar por:

Porém, veio na sequência o programa do carro popular do governo, com descontos entre R$ 2.000 e R$ 8.000 para modelos de até R$ 120.000 e previsão de uma primeira fase, de 15 dias, destinada exclusivamente a clientes pessoa física.

Resultado: frotistas cancelaram encomendas e resolveram esperar para comprar veículos de trabalho como a Saveiro quando o desconto passasse a valer também para vendas diretas. Com isso, o pátio da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), onde a picape é fabricada, está lotado, à espera de demanda para baixar o estoque.

Um dos informantes disse à Mobiauto que a empresa estuda, inclusive, paralisar a produção em julho e conceder férias coletivas aos funcionários do complexo do ABC Paulista, mas a decisão ainda não teria sido ratificada. Já a Saveiro renovada deve começar a ser produzida efetivamente em setembro.

Enquanto isso, parte do estoque da Anchieta tem sido transferida para Taubaté (SP), que produz toda a família Polo (exceto o esportivo GTS). Afinal, como a saída do próprio Polo tem sido maior para pessoas físicas, há uma maior rotatividade no pátio.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Como será a VW Saveiro 2024

Enquanto a VW define quando começa de fato a produzir a terceira reestilização de meia vida para a Saveiro de atual geração, construída sobre a veterana plataforma PQ24 do último Gol, a planta do ABC voltou a produzir nas últimas semanas protótipos da linha 2024, a fim de fazer ajustes finos na linha de montagem.

Segundo o Autos Segredos, a nova Saveiro será comercializada apenas com a já conhecida configuração de motor 1.6 MSI aspirado flex (106 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina; 116 cv e 16,1 kgfm com etanol) e câmbio manual de cinco marchas, com opções de cabine simples e dupla, sempre com duas portas.

O foco será em custo-benefício e vendas para frotistas. Por isso, as mudanças serão concentradas ao visual dianteiro: faróis com novo recorte inspirado em Nivus, Polo Track e novo Virtus, porém halógenos e apenas com luzes diurnas de LED.

A grade será alargada e passará a invadir o nicho dos faróis como no Nivus, com direito a três divisórias horizontais proeminentes. O para-choque frontal está mais bicudo, ostentando novos recortes inspirados no Taos e uma tomada de ar inferior mais agressiva. Com isso, a nova Saveiro deve ganhar alguns centímetros em comprimento.

Na traseira, as lanternas terão um rearranjo interno das lentes e a tampa da caçamba, um adesivo horizontal em preto fosco abrigando o nome da picape, aos moldes do Gol Last Edition. Internamente, o acabamento será levemente modernizado, com mudanças em volante, quadro de instrumentos e painel, além da adoção de uma central multimídia como item de série.

Controles eletrônicos de estabilidade e tração, ar-condicionado, assistente de partida em rampas, travas e vidros elétricos, chave canivete e direção elétrica devem passar a vir de série em todas ou boa parte das versões.

Projeção: Kleber Silva/@kdesignag
Imagens: Renan Bandeira/Mobiauto e Walther Nucci/@vwrfn

Comentários