Toyota Hilux estreia motor híbrido a diesel. Veja como funciona

Com o lançamento, a montadora japonesa espera potencializar as retomadas e acelerações da picape média sem prejudicar a capacidade de carga
Vinicius Moreira
Por
21.11.2023 às 13:00
Com o lançamento, a montadora japonesa espera potencializar as retomadas e acelerações da picape média sem prejudicar a capacidade de carga

Antecipada há meses na Mobiauto, a Toyota Hilux híbrida acaba de ser apresentada na Europa. A grande novidade é a introdução do sistema híbrido leve de 48V, que possui um pequeno motor elétrico para substituir o alternador e o motor de partida.

O sistema ajudará a picape nas partidas e no consumo de combustível do motor 2.8 turbodiesel, combustível em desuso no mercado europeu. O motivo é o aperto nas políticas de emissões de gases. Vale lembrar que, conforme antecipamos, esse conjunto também estará na Hilux vendida no Brasil.

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A expectativa é de que o nível de consumo da Hilux seja reduzido em 10%. O trem de força europeu rende 204 cv e 51 kgfm de torque. No Brasil, o motor de quatro cilindros entrega 224 cv e 55 kgfm de torque.

A Toyota fez questão de ressaltar que a versão com sistema híbrido leve não vai alterar as capacidades da picape média, tanto off-road como de reboque. A expectativa é que a tecnologia seja distribuída em outros mercados, como o Brasil, em 2025.

O que é um híbrido leve?

Identificado pela sigla Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV), o híbrido leve faz parte dos três tipos de carros híbridos: (HEV) e híbrido plug-in (PHEV). Neste caso, o MHEV é o que entrega menor auxílio ao motor térmico.

O sistema pode ser de 12V ou 48V, dependendo da marca, mas funciona basicamente da mesma forma. O pequeno motor elétrico substitui o alternador e o motor de partida, passando a ser responsável por alimentar a bateria de 12V, enquanto auxilia nas primeiras arrancadas ou em velocidade de cruzeiro, mas sempre por um breve período de tempo.

Apesar do auxílio menor, além de diferença mínima no consumo de combustível, o sistema MHEV reduz as emissões de poluentes. Por fim, uma outra vantagem desse sistema está na simplicidade em relação aos HEV ou PHEV, o que torna sua introdução mais barata e rápida.

 

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