Toyota Corolla: os principais problemas, segundo os donos

Nova geração manteve padrão de conforto e qualidade, mas há queixas comuns em relação à direção, rolamentos e defeitos no acabamento
JC
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22.09.2021 às 16:30
Nova geração manteve padrão de conforto e qualidade, mas há queixas comuns em relação à direção, rolamentos e defeitos no acabamento

Por Fernando Miragaya

Para muitos, ter um Toyota Corolla é sinônimo de tranquilidade. O sedan médio é daqueles queridinhos do mercado: confortável, confiável e com fama de carro que não dá problema. 

Isso faz do modelo um sucesso, com liderança absoluta do segmento, mas nem esta aura garante 100% que o proprietário de um Corolla não terá nenhuma dor de cabeça. Tanto que o três-volumes hoje é o tema da série da Mobiatuo sobre os “principais problemas, segundo os donos”.

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A atual geração do Corolla, lançada em agosto de 2019, sustenta a liderança do segmento, mesmo com a pressão constante dos SUVs - que insistem em roubar sua freguesia. Também mantém a boa reputação mecânica, além de aumentar a dose de conforto e tecnologia, tendo o status de primeiro veículo híbrido flex do mundo.

Atualmente, o Corolla sedan é vendido em cinco versões. Além das opções híbridas, que combinam um propulsor 1.8 flex de ciclo Atkinson a outro elétrico, com potência combinada de 122 cv, há as configurações dotadas do motor 2.0 flex com injeção variável entre direta e indireta, rendendo 177 cv com etanol. 

Nova geração manteve padrão de conforto e qualidade, mas há queixas comuns em relação à direção, rolamentos e defeitos no acabamento

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Em toda a linha, o câmbio automático é do tipo CVT, sendo uma caixa com planetárias na configuração híbrida e outra com engrenagem de arrancada e simulação de dez marchas aliada ao propulsor Dynamic Force de 2 litros. Os preços vão de R$ 130.990 a R$ 164.990, de acordo com o catálogo de setembro de 2021.

Porém, como todo veículo 0 km, o Corolla também está passível de problemas. Consultamos o site do Reclame Aqui e em diferentes grupos e fóruns, com donos do Corolla, para saber quais são as principais queixas em relação ao sedan tão amado e idolatrado. 

As reclamações são pontuais e dizem respeito especialmente a defeitos nos acabamentos (seja de peças externas ou internas), mas também há apontamentos quanto a eventuais defeitos nas partes mecânicas, como coluna de direção e rolamentos.

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Confira os principais problemas do Toyota Corolla, segundo os donos. Que dificilmente vão minar a legião de fãs do sedã médio:


Faróis

Um dos problemas do Toyota Corolla, segundo os donos, está nos faróis. As reclamações mais comuns são de infiltrações no conjunto óptico. A água entra, as lentes embaçam e posteriormente ficam amareladas ou acumulam sujeira, ficando até escurecidas na parte interna. Há casos até de lâmpadas e luzes diurnas de LED queimadas.

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Isso em modelos 2020/21 do sedan, ou seja, com pouco mais de um ano de uso. Nas queixas relatadas ao Reclame Aqui, não houve resposta por parte da Toyota. Segundo alguns clientes, as concessionárias alegam que esse tipo de problema não tem cobertura da garantia de fábrica (que é de cinco anos).

Relatos: Caso 1, caso 2, caso 3 e caso 4


Rolamento

Outro problema comumente apontado pelos proprietários do Corolla diz respeito aos rolamentos dianteiros. Primeiro, surgem barulhos fortes vindos das rodas com o carro a velocidades baixas. Depois, há depoimentos de rolamentos estourados, tanto o direito quanto o esquerdo.

Nova geração manteve padrão de conforto e qualidade, mas há queixas comuns em relação à direção, rolamentos e defeitos no acabamento

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Os defeitos foram detectados até em veículos pouco rodados, antes mesmo dos 10 mil km. Na grande maioria dos casos, as concessionárias resolveram o problema com a troca do rolamento nas revisões obrigatórias.

Relatos: Caso 1, caso 2, caso 3 e caso 4

Ignição e motor de arranque

Dificuldades ao dar a partida também são constantes para alguns donos de Corolla. Os casos vão desde unidades que demoram ou não pegam de primeira até depoimentos de outras que ficaram na rua e não davam a partida de jeito algum.

Pelos relatos, os problemas foram resolvidos com troca de peças e conserto do motor de arranque. Porém, alguns clientes se queixam de demora tanto no diagnóstico quanto na resolução do problema.

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Alguns tiveram de levar o carro diversas vezes à concessionária para descobrir o defeito. Outros passaram 20 dias ou mais sem o carro até que o reparo tenha sido enfim providenciado.

Relatos: Caso 1, caso 2, caso 3 e caso 4


Acabamento

Apesar de o padrão de revestimento interno do Corolla ter evoluído significativamente nos últimos anos, em termos de design e materiais, a nova geração do sedan médio ainda peca nos detalhes. São muitos os relatos de problemas no revestimento de couro dos bancos e do volante.

Nova geração manteve padrão de conforto e qualidade, mas há queixas comuns em relação à direção, rolamentos e defeitos no acabamento

As solicitações no Reclame Aqui vão desde a cobertura que enruga e forma bolhas nos assentos e encostos, isso em veículos com pouco uso, até o revestimento da direção que descasca. Há ainda queixas em relação aos forros das portas e às molduras das saídas do ar no painel.

Relatos: Caso 1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5, caso 6 e caso 7


Coluna de direção

Outro problema recorrente citado pelos clientes do Corolla está na coluna de direção. De acordo com os depoimentos, os estalos ao girar o volante em manobras ou curvas em baixa velocidade são frequentes. Alguns donos também falam de ruídos ao mexer na direção. A maioria envolve modelos com menos de 10 mil km.

A bronca maior recai em cima de algumas revendas. Pelo menos em três, os donos de Corolla alegam que os consultores das concessionárias dizem que os estalos “são normais nas direções com assistência elétrica”. Em outras lojas, porém, os mecânicos reconhecem que este é um problema que tem se tornado comum na linha.

Relatos: Caso 1, caso 2, caso 3, caso 4 e caso 5


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