Toyota Corolla 2024: tudo sobre o sedan que será renovado neste ano

Modelo terá retoques visuais e de equipamentos na virada de ano-modelo, e ficará mais potente e econômico nas versões com motorização híbrida
Renan Rodrigues
Por
29.08.2023 às 08:01
Modelo terá retoques visuais e de equipamentos na virada de ano-modelo, e ficará mais potente e econômico nas versões com motorização híbrida

O Toyota Corolla 2024 será lançado nos próximos meses. A 12ª geração do sedan médio passará pelo aguardado facelift de meia vida, aproveitando um investimento de R$ 50 milhões que a fabricante japonesa já anunciou para atualizar sua linha de produção em Indaiatuba (SP).

Vale lembrar que o atual Corolla foi lançado em 2019, tendo como grande apelo o pioneirismo de introduzir a motorização híbrida flex no mercado brasileiro. É justamente ele que passará pelo maior volume de atualizações na virada para a linha 2024.

Você também pode se interessar por:

O sedan, que é equipado com motor 1.8 aspirado de ciclo Atkinson combinado a um propulsor elétrico, ficará mais potente e, ao mesmo tempo, mais econômico. E tudo graças a modificações robustos em todo o conjunto elétrico da motorização.

Motor elétrico mais potente

De acordo com os dados já divulgados no Japão, de onde o motor do Corolla Hybrid vem importado, o propulsor elétrico saltará de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque para 95 cv e 18,9 kgfm.

Com isso, mesmo sem ajustes no motor 1.8 quatro-cilindros 16V a combustão de ciclo Atkinson, preparado aqui para receber tanto gasolina quanto etanol em nosso mercado, e que rende 98 cv de potência com gasolina e 101 cv com etanol, sendo 14,5 kgfm de torque com qualquer combustível, a potência combinada deve saltar para cerca de 140 cv.


É possível afirmar que o sedan nacional ganhará tal ajuste, uma vez que todo o conjunto motriz do Corolla Hybrid brasileiro, incluindo as baterias de 1,3 kWh, vem importado justamente da terra do sol nascente. Outra novidade é que o próprio conjunto de baterias deve ser atualizado, passando a receber materiais de íons de lítio no lugar da combinação níquel-cádmio.

O câmbio continua a ser transeixo com planetários e gerenciamento eletrônico de força entre os dois motores, que emula o funcionamento de uma caixa continuamente variável. Daí o nome e-CVT.

Com um motor elétrico mais forte e atuante, o consumo deve melhorar ainda mais. Nas medições oficiais japonesas, fala-se em 30,2 km/l com gasolina pura. No Brasil, a gasolina possui 27% de etanol, número que poderá subir para 30%, portanto, o consumo será mais alto, embora ainda seja possível vislumbrar algo na casa de 25 km/l.

Já a configuração 2.0 Dynamic Force deve manter os atuais 169/177 cv (G/E) e 21,4 kgfm, com câmbio CVT dotado de engrenagem mecânica para a primeira marcha.

Visual europeu

Seguindo o visual europeu, o novo Corolla trará a grade dianteira redesenhada, trocando as barras horizontais por um desenho de colmeia. As rodas de liga leve serão renovadas e o suporte do farol de neblina mudará levemente. A traseira não terá alterações.

No interior, as surpresas serão maiores. O painel deve trazer um novo acabamento com “sensação de profundidade e apelo tátil”, segundo a Toyota, e uma central multimídia 10,5 polegadas com tela antirreflexo e sistema multimídia atualizado, o que melhorará a qualidade dos gráficos e permitirá uma melhor visibilidade.

Há, ainda, a possibilidade de o Toyota Corolla 2024 nacional adotar um quadro de instrumentos com tela digital, como também aconteceu no Japão e na Europa. A produção seguirá em Indaiatuba e o lançamento está previsto para o último trimestre de 2023.

Comentários