Superesportivo elétrico Taycan marca nova era da Porsche

Taycan, o Primeiro superesportivo elétrico da Porsche, mantém DNA puro sangue da marca.

Imagem de Camila Torres

Camila Torres

Jornalista Automotiva

6 de Setembro de 2019 às 19:33

·

Atualizado há 10 meses

Superesportivo elétrico Taycan marca nova era da Porsche

Imagem de Camila Torres

Camila Torres

Jornalista Automotiva

6 de Setembro de 2019 às 19:33

·

Atualizado há 10 meses

Imagine 625 cavalos e 107 kgfm de torque mostrando seu poder silenciosamente. Este é o motor do Taycan, 1º superesportivo 100% elétrico da Porsche, lançado quarta-feira (04), em três cidades simultaneamente. O Modelo é o marco de uma nova era para a fabricante alemã. 

A sinfonia do ronco do motor de um superesportivo ganhou outro repertório, agora marcado pelas batidas do coração intercaladas com a respiração de quem o dirige. Algumas vezes, a ausência do som, permite sentir a intensidade das coisas na totalidade. A cada acelerada o sangue corre mais rápido pelas veias. A mais de 200 km/h, com o corpo encaixado ao banco e com os olhos vidrados na pista, você percebe que o extremo pode ser silencioso. 

Por se tratar de um motor elétrico, ele não emite som e nem vibra, estas características ficaram para o motor a combustão. Mas não se preocupe, que isso não tira nada do DNA esportivo dos carros Porsche. Na verdade, ele está ainda melhor. Pois, diferente de um superesportivo com motor a combustão, o elétrico não precisa estar com o rpm elevado para mostrar melhor desempenho, respondendo com toda força aos comandos a qualquer momento. 

Taycan Turbo e Taycan Turbo S

O Taycan foi apresentado nas versões Turbo e Turbo S, em três lugares ao mesmo tempo: Neuhardenberg (Alemanha), Pingtan (China) e Niagara Falls (Estados Unidos). Estes três pontos do planeta Terra foram escolhidos pela marca por usarem algum modo para gerar energia elétrica de forma sustentável.

Apesar do Taycan ter Turbo no nome, é apenas uma referência ao alto desempenho do superesportivo, pois como já se sabe, o motor é elétrico. Aliás, os motores, um é encaixado na frente do cupê de 4 portas e outro na traseira. 

O Taycan Turbo vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e de 0 a 200 km/h em 10,6 segundos. Com a potência overboost a entrega de 625 cavalos passa para 680. Já o Turbo S apresenta números ainda mais surpreendentes, para levar o ponteiro do velocímetro do 0 para o 100, o modelo precisa apenas de 2,8 segundos, de 0 a 200 são necessários 9,8 segundos. E se 625 cavalos parecem façanhoso para um elétrico, com a potência overboost a entrega é de impressionantes 721 cavalos.

Bateria

As baterias de íons de lítio ficam embaixo do piso, para poupar espaço e deixar o centro de gravidade do carro mais baixo. A capacidade é de 450 km. O tempo de recarga em uma corrente alternada (tomada residencial) é de aproximadamente 9 horas. Já em uma corrente direta são necessários apenas 31 minutos. Segundo a Porsche, o Taycan é o 1º superesportivo elétrico a usar o sistema de carregamento 800V. O que isso significa? O modelo precisa de apenas 5 minutos em uma corrente direta para ter 100 km de autonomia.

Design

O desenho do cupê de 4 portas segue as linhas características de um design Porsche. Só que ganhou um ar futurista através dos faróis e uma musculatura mais agressiva. As proporções destacadas da diateira e a grade de saída de ar deixam o carro robusto. As laterais têm vincos bem profundos e a traseira curvas acentuadas, principalmente a da tampa do porta-malas. As lanternas traseiras são formadas por uma faixa que corta a tampa do porta-malas de uma lateral a outra.  O novo superesportivo segue o legado da marca de oferecer um design sofisticado e o desempenho superesportivo, só que agora com zero emissão de CO2.

Comentários

Outras notícias

Notícias de Lançamentos que possam te interessar

Lançamentos

Hyundai Creta ganha nova versão mais barata com câmbio automático

Nova versão automática do Hyundai Creta custa R$ 79.990, o que o torna exatos R$ 6.450 mais barato que a versão automática mais barata comercializada antes da sua chegada.

Lançamentos

11 Serviços disponíveis no VW Play, a central multimídia do Nivus

A VW Play, nova central multimídia da Volkswagen que estreará no Nivus, terá aplicativos populares, como: Waze, Deezer, iFood e Sem Parar.

Lançamentos

Audi e-tron, o SUV 100% elétrico, está disponível às vendas no Brasil

O Audi e-tron chega ao Brasil a partir de R$ 499.999 e será comercializado com R$ 40.000 de desconto durante o peíodo de lançamento.

Lançamentos

Novo Volkswagen Nivus: 8 coisas que você vai querer saber sobre esse SUV

Central multimídia é uma das principais itens do novo Volkswagen Nivus. O SUV cupê chega as concessionárias em junho com preços a partir...

Outras notícias

Notícias de Lançamentos que possam te interessar

Lançamentos

Hyundai Creta ganha nova versão mais barata com câmbio automático

Nova versão automática do Hyundai Creta custa R$ 79.990, o que o torna exatos R$ 6.450 mais barato que a versão automática mais barata comercializada antes da sua chegada.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.

Notícias

Cinco dos dez carros mais vendidos em junho no Brasil são SUVs

Estão entre os carros mais vendidos de junho: VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e os irmãos Jeep Compass e Renegade

Game

Lucas Torres não cumpre promessa de esmagar o time do Zeca Chaves

Zeca Chaves ganha de Carro Chefe, mas ambos continuam na disputa pelo carro 0km.

Comparativo

10 Crossovers e SUVs mais econômicos do Brasil

Qual o SUV/crossover mais econômico do Brasil? Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus, Nissan Kicks e Suzuki Vitara estão entre os mais econômicos.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.