Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Sucessor do Ford Fiesta terá base da Renault para ser hatch barato

Parceria tem objetivo de produzir dois carros elétricos na mesma plataforma
Por
09.12.2025 às 15:51 • Atualizado em 11.12.2025
Compartilhe:

A Ford decidiu se juntar à Renault para a produção de dois modelos elétricos. O acordo, confirmado por ambas as marcas, define que a plataforma Ampr Small, utilizada pelos Renault 5 E-Tech, 4 E-Tech e Alpine A290, servirá de base para os novos compactos da marca americana.

A parceria recoloca a Ford no segmento de compactos, do qual ela saiu após encerrar definitivamente a produção do Fiesta na Europa em 2023. No Brasil, o hatch parou de ser produzido ainda em 2019.

Você também pode se interessar por: 

Um dos novos modelos deve justamente ocupar o espaço deixado pelo Fiesta, o outro será um crossover compacto posicionado abaixo do Ford Explorer europeu. Ambos os modelos com previsão de lançamento para 2028.

A escolha da plataforma francesa afasta a Ford de outra parceria que parecia estar caminhando: o uso da MEB Entry, da Volkswagen, prevista para os modelos ID Polo e ID Cross na Europa, que vinha sendo apontada como a principal opção.

Os modelos serão produzidos no polo industrial elétrico Ampere ElectriCity, criado pela Renault no norte da França. As marcas afirmam que cada carro terá desenvolvimento próprio, especialmente no design e na calibração de chassi, mesmo que suas bases técnicas sejam as mesmas.

Divulgação/Renault

Divulgação/Renault

Já que debaixo da carroceria será a mesma base, isso entrega parte do que podemos esperar da motorização: motores dianteiros de 122 cv de potência nas versões mais baratas e 218 cv nas mais caras, com opções de baterias de 40 kWh e 52 kWh.

Recuperação da marca no mercado europeu

Tudo isso tem um objetivo claro. Com a saída do Fiesta e o fim da produção do Focus, a Ford perdeu muito espaço no mercado europeu. Para se ter ideia, seu número de vendas caiu cerca de 17% no geral do ano passado.

Divulgação/Ford

Divulgação/Ford

A expectativa é que um modelo do porte do Fiesta ajude a marca a recuperar presença no segmento e aumentar seu volume de vendas.

Sucessor do Fiesta vem ao Brasil?

A plataforma Ampr Small é específica para modelos elétricos vendidos no mercado europeu, em uma faixa de preço próxima dos 30 mil euros. Esse posicionamento, somado aos altos custos de produção e importação, faz com que seja muito difícil de imaginar o modelo circulando no Brasil. Mesmo que tecnicamente fosse possível trazê-lo, o valor final o colocaria em um patamar incompatível com a realidade financeira atual do segmento de compactos no país.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo:

Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.