Ford Ranger híbrida será flex no Brasil e chega em 2027
Depois de anunciar que a Ranger híbrida plug-in será feita na Argentina e vendida no Brasil em 2027, a Ford revelou mais uma novidade da futura picape média eletrificada: a versão vendida por aqui terá motor flex. Ou seja, o quatro cilindros 2.3 turbo (EcoBoost) a gasolina também beberá etanol. A unidade de potência, que será exclusiva do país, está sendo desenvolvida pelo time de engenharia da Ford no Brasil.
Além do inédito híbrido plug-in flex, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia localizada em Tatuí, no interior de São Paulo, já participou da criação do aclamado V6 3.0 Lion e do trabalhador 2.0 turbodiesel da família Panther. O centro, inclusive, é um dos sete da Ford no mundo, ao lado dos existentes nos Estados Unidos (três), na Europa, Austrália e China.
Você também pode se interessar por
- Ford Ranger híbrida plug-in será feita na Argentina a partir de 2027
- Ford Ranger da Defesa Civil: detalhes da picape em 42 fotos exclusivas
- Nova Ford Ranger Super Duty é versão parruda e raiz que você não pode comprar
- Ford Ranger foi a única picape que valorizou em 2024
Detalhes de potência, torque e consumo ainda não foram revelados, mas no exterior este 2.3 EcoBoost ligado a um motor elétrico com mais de 100 cv entrega 279 cv de força e 70,3 kgfm de torque combinados. O câmbio é o automático de 10 marchas, igual das configurações V6. A tração nas quatro rodas é feita pelo sistema chamado e-4WD, com caixa de transferência de alcance duplo e bloqueio do diferencial traseiro.
A suspensão da picape foi aprimorada para a nova distribuição de peso e manter as capacidades de carga de uma tonelada e de reboque de até 3,5 toneladas. De acordo com a Ford, a Ranger PHEV tem bateria de 11,8 kWh e pode rodar 45 quilômetros no modo elétrico.
Divulgação/Ford
A caminhonete e o motor serão produzidos na Argentina. No final do mês passado, o CEO da Ford, Jim Farley, foi até o país vizinho para anunciar um investimento adicional de US$ 170 milhões para a fabricação da opção eletrificada.
O novo aporte se soma aos US$ 700 milhões investidos nos últimos quatro anos, que possibilitaram a modernização completa do complexo de Pacheco, o lançamento da nova geração da Ranger, a construção de uma fábrica de motores e a introdução das versões de cabine simples da picape. Com isso, a planta argentina se consolida como polo estratégico de produção regional dentro da estrutura da Ford na América do Sul.
A nova geração da Ranger é um sucesso no Brasil. Em 2025, por exemplo, é a segunda picape média mais vendida, com mais de 28 mil unidades emplacadas no acumulado - perto de 3 mil/mês e só atrás da Toyota Hilux.
Por Raphael Panaro
