Scooter elétrica da Yamaha que roda 80 km chegará em fevereiro
A Yamaha apresentou nesta quarta-feira (9) a inédita Neo’s no Brasil. Trata-se da primeira scooter elétrica da marca a ser vendida no País, com data para chegar às lojas a partir de fevereiro do ano que vem.
A Neo’s traz um visual bastante típico de scooter, com assoalho vazado para as pernas e uma postura de condução em formato de “cadeira”, o que contribui para a praticidade (há ganchos e porta-objetos na coluna à frente das pernas). O design aposta em linhas minimalistas, com duplo farol de LED em formas quadradas com vértices arredondadas, além de partes emborrachadas para protegê-la de pequenos arranhões. Além dos faróis, toda a iluminação da scooter é feita por LED. O painel é digital, com tela de LCD, mas com visual bastante simples.
Você também pode se interessar por:
- Vendas de motos caem em setembro, mas crescimento se mantém comparado a 2023
- Batmoto? Honda lança série especial limitada toda preta da CBR Fireblade
- BYD pode lançar scooter elétrica ainda este ano
- Problema no Canal do Panamá faz Kawasaki paralisar produção em Manaus
O destaque da Neo’s está em suas duas baterias compostas de lítio. Elas possuem 50,4 V de tensão e ficam armazenadas sob o assento em numa posição vertical. A vantagem das duas é que ambas são removíveis. Ou seja, o usuário pode retirar uma ou as duas para efetuar o carregamento remoto delas em casa, escritório ou qualquer lugar em que houver alguma tomada. De acordo com a Yamaha, são necessárias nove horas para recarregar cada bateria de 0 a 100% ou cinco horas de 20% a 80%.
Segundo Hélio Ninomiya, diretor executivo da marca no Brasil, a Neo’s tem capacidade para rodar cerca de 80 km com as duas baterias cheias. A scooter pode rodar com apenas uma bateria, o que reduz à metade a sua autonomia, mas pode ser uma vantagem na prática, afinal, uma bateria pode ser utilizada enquanto outra é recarregada.
O motor elétrico abastecido pelas baterias fica instalado no cubo da roda traseira e rende 3,2 cv de potência e mais do que generosos 13,8 kgfm de torque para impulsionar a scooter. Para efeito de comparação, a Ducati Diavel com motor V4 de 1,158 cm³ possui 12,8 kgfm.
A Yamaha informa que as baterias têm vida útil de três anos ou cerca de 25 mil km. O painel da Neo’s informa se a bateria está ficando velha com uma mensagem de “Old”, além de alertar o status da temperatura delas, se estão “quentes” ou “frias”.
Quando as duas baterias estão sendo utilizadas, o espaço sob o assento da Neo’s comporta um capacete aberto. Com apenas uma bateria, o volume aumenta para abrigar um capacete fechado. A scooter ainda conta com tomada 12V e chave presencial, além de dois modos de condução: um normal e um Eco.
Outra tecnologia dela é a compatibilidade com o aplicativo da marca, o Y-Connect, que permite a verificação de uma série de status e funcionalidades da scooter via smartphone, além de consultar trajetos, consumo da bateria e receber alertas de falhas e manutenções.
A Neo’s chegará às lojas somente em fevereiro e a marca ainda não divulgou seu preço. Porém, em conversa com jornalistas durante a apresentação do modelo, Ninomiya afirmou que ela será um produto de nicho, voltado a um público urbano, que tem “consciência ambiental”, e ficará mais próxima do topo da gama de scooters da Yamaha em termos de preço.