Ram Rampage: picape tem mais da Toro na vida real do que esperávamos
Ram Rampage. Confirmando a informação dos colegas do Autos Segredos, corroborada pela Mobiauto em abril deste ano, este será o nome da nova picape caçula da marca do carneiro. Antes, o modelo atendia apenas pelo código de projeto 291. O lançamento e a pré-venda do modelo ocorrerão ainda este mês.
Rampage remete a uma antiga picape compacta americana, Dodge Rampage, que tinha carroceria monobloco e foi vendida na primeira metade dos anos 1980. A estrutura da nova Ram Rampage também será monobloco, herdada diretamente da Fiat Toro, com apenas alguns centímetros de ganho em todas as dimensões.
Ou seja, a Rampage servirá ao segmento de picapes compactas-médias, rivalizando em especial com a Ford Maverick, e não com as picapes médias, como a Toyota Hilux. Na verdade, sua faixa de preços servirá para roubar clientes das versões mais básicas da caminhonetes médias sobre chassi de longarina.
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Como será a Ram Rampage
Além do nome, a Stellantis divulgou a primeira imagem oficial por inteiro da Rampage. A silhueta é muito parecida com a da própria Fiat Toro, de quem a caçula entre as Ram herdará não só a plataforma Small Wide 4x4, como também colunas A e B, para-brisa, suspensões (dianteira McPherson e traseira B-Link), caixas de roda frontais e freios dianteiros a disco.
Já os freios traseiros serão a disco, ante os tambores traseiros da Toro. Além disso, a Rampage terá muitos elementos próprios de estamparia e estilização, como capô, portas laterais (as dianteiras, herdadas do Jeep Commander), para-lamas e toda a carroceria da coluna B para trás. Molas e amortecedores mais robustos ajudarão a dar a ela uma maior altura geral e em relação ao solo.
Quatro versões, duas grades
Confirmando as previsões, a Ram Rampage terá dois estilos diferentes de grade, aos moldes das primas maiores 1500 Rebel e Limited: uma em filetes horizontais cromados e outra em preto fosco, com um “bigode” proeminente. Esta é a que aparece em sua primeira imagem oficial, em uma das quatro versões previstas: a Rebel. As demais são Bighorn, Laramie e R/T.
O mais recente flagra da Rampage exibe a caçamba quase por inteira. O volume do compartimento surpreendeu os seguidores da página por ser aparentemente tão acanhado quanto o da irmã Toro.
Como o comprimento da Rampage será maior, a solução pode significar a priorização do espaço interno da cabine. Afinal, uma de suas principais missões é ser uma picape mais palatável em uso urbano. Como consolo, serve o fato de ela contar com protetor de caçamba, item de série que a rival Maverick esqueceu.
Que motores terá a Ram Rampage
Todavia, ela terá capacidade de carga de 1 tonelada na versão 2.0 MultiJet turbodiesel de 170 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, mesma calibração adotada pelo Jeep Commander. Afinal, é o mínimo que a legislação brasileira exige para permitir que uma caminhonete seja movida a diesel em nossas ruas.
Já a configuração 2.0 Hurricane, que deve beber apenas gasolina, chegando a quase 270 cv de potência e mais de 40 kgfm de torque, tende a entregar uma capacidade na faixa entre 600 e 700 kg. A promessa, aqui, é de uma capacidade de reboque mais generosa.
Com o câmbio automático de nove marchas da ZF e sistema de transmissão herdado das irmãs de plataforma Small Wide 4x4, a Rampage oferecerá tração 4x4 em todas as versões, incluindo reduzida (na primeira marcha) e opção de bloqueio de diferencial, inexistente na Toro e presente nos Jeep Compass e Commander.
Os equipamentos da Ram Rampage
Outro detalhe curioso está nas lanternas de LED com um singelo easter egg: um desenho no miolo da peça lembra a bandeira dos Estados Unidos, país de origem da marca Ram. Qualquer similitude com a BMW, que projeta a bandeira do Reino Unido na família Mini, não parece ser mera coincidência.
Os faróis serão full-LED com projetores e ajuste de altura do facho. Por dentro, volante e quadro de instrumentos digital herdado dos Jeep Compass e Commander, console central elevado com freio de estacionamento eletrônico e seletor giratório de marchas, além de central multimídia flutuante horizontal em tela tátil de 12 polegadas.
O acabamento terá muito couro e até alcântara, enquanto a configuração de cabine será sempre dupla. Na comparação com a Toro, a Rampage deverá crescer alguns centímetros em todas as dimensões, ainda que ficando com porte abaixo de picapes médias sobre chassi, como a Toyota Hilux.
A produção da Ram Rampage será em Goiana (PE), junto dos demais produtos de mesma matriz já fabricados no complexo nordestino.
Jornalista Automotivo
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