Quarentena: Quais cuidados ter com carro híbrido?

A Volvo alerta que a bateria é o item que mais requer cuidado no carro híbrido. Nessa quarentena é importante deixar o nível de bateria acima de 25%...
Camila Torres
Por
20.04.2020 às 12:01
A Volvo alerta que a bateria é o item que mais requer cuidado no carro híbrido. Nessa quarentena é importante deixar o nível de bateria acima de 25%...

O carro híbrido parado exige alguns cuidados diferentes que o carro a combustão. A fabricante sueca Volvo deu algumas recomendações de como cuidar do seu veículo híbrido nessa quarentena. As medidas são simples, mas fazem toda diferença para que você não tenha problemas com o seu amigo de lata ao final do confinamento. Também destacamos mais alguns cuidados que você pode tomar com o seu automóvel, seja ele a combustão, híbrido ou elétrico. 

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

4 Cuidados para ter com carro híbrido na quarentena 

1. Bateria: como é de se esperar, esse é o item que mais requer atenção em um carro híbrido, afinal a bateria é a responsável por armazenar a energia que será utilizado pelo motor elétrico. A Volva informa que é preciso ficar atento ao nível de bateria, que deve ficar acima de 25%. Caso esteja com o nível abaixo do recomendado, deve ser feita uma recarga, não é necessário chegar aos 100%, podendo manter os 25% estabelecidos é o suficiente para o período de quarentena, em que o carro se encontra parado por grandes períodos. 

2. Bateria 12V: a fabricante sueca explica que a bateria 12V não precisa ser recarregada, como nos carros a combustão. Pois, em modelos híbridos ela se alimenta da bateria de alta tensão presente no veículo.

3. Calibragem: assim como nos veículos a combustão, a calibragem dos pneus de um carro híbrido também é um é um ponto de atenção. Se o automóvel for ficar muito tempo parado deve-se fazer a calibragem máxima indicada no manual do proprietário, essa é a recomendação da Volvo.
 

Ao voltar a rodar com o carro normalmente a calibragem deve ser feita de acordo com o que é indicado para a quantidade de carga ou número de passageiros. Na matéria Como fazer manutenção de carro parado na quarentena?, a  Kia e a Chevrolet também reforçam a importância de calibrar os pneus conforme o que é determinado no manual para não ter problemas.

4. Combustível: a Volvo também faz algumas indicações quanto ao combustível. Para não ter problemas por ficar com o combustível muito tempo armazenado no tanque, a marca recomenda o uso de combustível premium, como: V-Power Racing, Octapro ou BR Podium. Pois esses apresentam uma maior durabilidade, mesmo com o carro parado.
 

De acordo com a Shell, a gasolina comum tem validade de dois a três meses com o carro parado, já gasolinas aditivadas possuem redutores de oxidação, fazendo com que ela aguente mais tempo no tanque sem se deteriorar. A Shell ainda informa que V-Power e Nitro+ tem validade superior a 10 meses, graças aos agentes antioxidantes. 

 Outros cuidados para ter com o carro parado, seja ele elétrico, híbrido ou a combustão

1. Colocar os pneus para girar: sim, um dos cuidados que se deve ter com o carro parado é colocar ele para rodar, nem que seja até a esquina. Isso é importante para os pneus não ficarem quadrados por estarem durante muito tempo na mesma posição. Além de colocar todo sistema do carro para funcionar um pouco, afinal, automóvel foi feito para rodar. Mas lembre-se que nesse momento de quarentena é importante seguir as recomendações da OMS e evitar saídas desnecessárias, por isso, dê uma volta no quarteirão e volte para casa.

2. Ligue o ar-condicionado: ao sair com o carro, é importante ligar o ar-condicionado para ventilar o carro e evitar que bactérias se acumulem e gerem aquele mal odor característico de ar condicionado que ficou muito tempo sem ser utilizado. Também procure saber quando foi a última que trocou o filtro do ar, em ambientes urbanos eles devem ser trocados entre seis meses a um ano.

Leia também: Guia completo da troca do filtro do ar-condicionado

3. Higienização do interior: saiu com o carro? Desinfete. Não saiu? Desinfete e aproveite para guardá-lo limpinho. Para a limpeza do volante, alavanca de câmbio, painel, maçanetas, entre outros itens pode ser usado álcool isopropílico. Os bancos podem ser limpos com um pouco de álcool e sabão neutro, assentos de couro são mais delicados, confira as dicas da matéria: Como higienizar o carro corretamente sem sair de casa? 4 Passos simples.

4. Manter o exterior do carro limpo: isso é muito importante, pois além de ser uma questão de higiene, evita riscos causados por sujeira de longa data. Uma dica, é depois de fazer a lavagem do carro, cobri-lo com uma capa ou lençol. Isso é muito útil, principalmente durante a quarentena, que ninguém quer ficar limpando a lataria de carro parado.

Talvez você também se interesse: 

Como congelar as parcelas do carro por 60 dias?
10 Novidades do Toyota Corolla 2020
Coronavírus faz Contran permitir dirigir com CNH vencida
Como vender o carro mais rápido?
Veja 6 SUVs novos de até 70 mil

Comentários