Novo Nissan Kicks e Renault Kardian têm mais em comum que plataforma; entenda
O novo Nissan Kicks é a grande aposta da marca japonesa este ano no Brasil. O modelo já foi apresentado em outros mercados, tem visual futurista, novas tecnologias e uma plataforma mais rebuscada para manter um bom volume de vendas no mercado brasileiro.
Essa estrutura veio da aliança entre Renault e Nissan, que ainda agrega Mitsubishi. Mesmo que os laços estejam enfraquecidos nos últimos meses por causa da crise que enfrenta a Nissan, a CMF-B (ou RGMP) é um importante fruto dessa parceria e que dá mais força ao Kicks em escala global.
Você também pode se interessar por:
- Por que o Nissan Kicks é o SUV que tem orgulho do seu nome
- Por que novo Kicks é a virada que a Nissan quer e precisa
- Por que a Nissan desistiu da picape com base Renault contra a Fiat Toro
- Nissan altera planos da picape anti-Toro com base na Renault Niágara
Isso porque se trata de uma estrutura mais moderna, que se adequa ao uso de assistências de condução e segurança, motorizações híbridas, e que também é mais robusta que a anterior.
A nova plataforma ainda fez o novo Nissan Kicks crescer, ao ponto dele ensaiar uma competição com Jeep Compass em nosso mercado após o lançamento. Serão 4,36 metros de comprimento e 2,66 m de entre-eixos, sendo esta último importante para garantir um bom espaço interno.
O Kicks de nova geração deixará o motor 1.6 de lado para usar um 1.0 turbo flex de até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque ao seu favor. É a mesma usina do Renault Kardian, mas ainda não é isso que eles têm em comum.
Kicks e Kardian são mais parecidos do que se imagina. Não por serem SUVs compactos, iniciados com a letra "K", com mesmo motor turbo e plataforma, mas pela importância que tem/terão para suas marcas neste ano e nos próximos.
O Kardian é uma virada de chave para a Renault. A marca francesa esteve no ostracismo durante os últimos anos por falta de lançamentos com potencial de mercado. A montadora se apoiava nas vendas de Duster, Logan e Sandero para manter a representatividade por aqui.
Entretanto, perdeu espaço com o declínio de vendas de Logan, Sandero e Stepway. Esses produtos ainda saíram de linha, e ficou "nas costas" de Duster e Oroch carregar as vendas da Renault no Brasil.
O resultado disso foi a Renault correr pelas margens em nosso mercado, e ver as concorrentes Volkswagen, Fiat e Chevrolet nadarem de braçadas. Para complicar ainda mais a situação, Citroën e Peugeot se envolveram com a Fiat, via Stellantis, e iniciaram um trabalho de recuperação de marca.
Daí veio o Kardian, projeto nacional que será exportado para vários países. Nova plataforma, motor turbo, tecnologias que não eram usadas em outros carros da marca, e que vira o ponto de virada para a Renault no Brasil.
Ele é o primeiro de uma leva de novos carros que a marca terá por aqui, incluindo uma nova rival para a Fiat Toro e um SUV maior, chamado Boreal, que brigará com BYD, GWM e Jeep.
No caso da Nissan, o momento é mais delicado, mas o Kicks é o ponto de virada também. A marca apostará na reputação do SUV e do bom produto que tem em mãos para se recuperar financeiramente.
Tanto que o antigo Kicks, segue à venda, como Kicks Play sem mais mudanças. E sua estrutura dará vida a um novo modelo.
Já o Kicks novo terá a missão de brigar no degrau de cima do segmento, contra Creta, T-Cross, HR-V e até incomodando Corolla Cross, Compass e Taos. Com maior valor agregado, a marca deverá ter mais lucro por unidade vendida, o que pode recuperar seu caixa por aqui, consequentemente, ajudando a matriz.
A expectativa é que do Kicks, a Nissan tenha um novo futuro. Uma picape derivada do SUV era esperada, mas foi descartada, e não há previsão de um produto-irmão do SUV. No entanto, seu sucesso será a porta de entrada para que outros produtos cheguem e para que a Nissan volte a ter força.
Por Renan Bandeira
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.