Por que este VW Brasília está à venda nos Estados Unidos por R$ 200 mil

Hatch da década de 1970 foi anunciado por brasileiro no Marketplace do Facebook para região de Miami, e quer ganhar as ruas americanas, onde não foi vendido
Renan Bandeira
Por
08.02.2023 às 13:39
Compartilhe:
Hatch da década de 1970 foi anunciado por brasileiro no Marketplace do Facebook para região de Miami, e quer ganhar as ruas americanas, onde não foi vendido

Foi na década de 1970 que o Volkswagen Brasília foi apresentado ao nosso mercado. Um hatch, antecessor do lendário Gol, e que, assim como todos os outros produtos da marca na época, derivava da plataforma de Fusca e Kombi, e era equipado com motorização refrigerada a ar.

Ao longo de seus nove anos de mercado, o Brasília chegou a ser vendido em outros países, como Portugal, Filipinas, Nigéria, Bolívia, Chile, Venezuela e até o México - onde chegou a participar de um episódio da série Chaves. E o modelo, que nunca tinha se aventurado no mercado americano, pode ganhar seu espaço por lá neste ano.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Lucas Coral, que era funcionário público no Brasil e foi tentar a vida nos Estados Unidos, anunciou um VW Brasília 1975 no Marketplace do Facebook para a região de Miami.

Hatch da década de 1970 foi anunciado por brasileiro no Marketplace do Facebook para região de Miami, e quer ganhar as ruas americanas, onde não foi vendido

Ele trabalha com venda de veículos por lá e tenta um ganho extra com esses clássicos. Por isso, divulga modelos vindos do Brasil como um Volkswagen Fusca. “A ideia de vender carros antigos nos EUA surgiu vendo um amigo fazer isso, e ele tem me ajudado a começar esse negócio”, contou o vendedor sobre a iniciativa.

Mas o que mais chamou atenção é a valorização do veículo por lá. Aqui no Brasil, carros antigos não seguem o preço médio estipulado pela Tabela Fipe nas negociações, como acontece com veículos usados e seminovos. A valorização do clássico é baseada em sua originalidade, raridade ou na qualidade do processo de restauração.

Hatch da década de 1970 foi anunciado por brasileiro no Marketplace do Facebook para região de Miami, e quer ganhar as ruas americanas, onde não foi vendido

Ainda assim, diferente dos Volkswagen Kombi e Fusca, dos Chevrolet Opala e Caravan, ou do Ford Maverick, o Brasília nem sempre foi tão buscado pelos brasileiros e tem preço médio entre R$ 20 mil e R$ 30 mil atualmente - pensando, claro, em veículos que estão em ótimo estado.

Você pode se interessar por:

Hatch da década de 1970 foi anunciado por brasileiro no Marketplace do Facebook para região de Miami, e quer ganhar as ruas americanas, onde não foi vendido

Pois bem, o VW Brasília anunciado por Coral em Miami teve preço estipulado em US$ 40 mil, cerca de R$ 207 mil na conversão direta. É o suficiente para levar para casa um Ford Mustang 0 km, que parte de US$ 27.770 (pouco mais de R$ 143 mil), ou uma Chevrolet Silverado 0 km, que tem o tíquete começando em US$ 36.300 (quase R$ 188 mil).

Como não foi vendido no mercado americano, o Volkswagen Brasília brasileiro se esbalda em sua raridade para se tornar praticamente um artigo de luxo naquele mercado. 

O modelo está todo original, segundo Lucas. Ainda tem o manual do proprietário e está em Bauru, cidade no interior de São Paulo - por isso o uso da placa Mercosul. A unidade tem motorização 1.6 refrigerada a ar, com carburação dupla, que rende 60 cv de potência e 12 kgfm de torque.

Leia também: Fiat voltará a ter carros europeus no Brasil. Veja quais já vieram

Hatch da década de 1970 foi anunciado por brasileiro no Marketplace do Facebook para região de Miami, e quer ganhar as ruas americanas, onde não foi vendido

Para entender melhor a localização do carro e seu destino, Lucas explica que primeiro negocia o carro e depois importa. “Eu tenho vários contatos no Brasil, de carros antigos que estão à venda. Anuncio em diversas plataformas por aqui e, surgindo um interessado, explico como funciona o processo de importação do veículo em questão", conta.

O custo para levar e regularizar os modelos nacionais gira em torno de US$ 7 mil a US$ 10 mil. Isso porque Coral ainda não tem uma garagem por lá com essas opções. “Eu preciso começar assim até levantar um capital e começar a trazer os veículos e montar a minha garagem, mas até que isso não aconteça, preciso disso", finaliza.

Imagens: Lucas Coral/Marketplace/Facebook

Comentários