Por que a Ferrari ainda fabrica peças de esportivos que saíram de linha
O lançamento da Ferrari F80 trouxe à luz o esportivo considerado sucessor de Ferrari F40 e La Ferrari. Não bastasse essa responsabilidade, a máquina híbrida com V6 biturbo e 1.200 cavalos de potência combinados ainda ajudou a contar outro segredo.
A chegada desse superesportivo de quase R$ 22 milhões revelou que a marca do cavalinho rampante não só tem olhos para o presente e futuro, como busca preservar os clássicos do passado.
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Mas como a Ferrari ajuda a cuidar dos esportivos clássicos sem ter os veículos sob a sua guarda? Essa resposta foi dada pelo diretor comercial e de marketing da Ferrari, Enrico Galliera.
Enquanto apresentava ao mundo a F80, o executivo mostrou como a marca se preocupa em desenvolver seus próprios componentes e peças.
“Sempre que vemos um componente que consideramos ou achamos que pode trazer uma vantagem competitiva, estamos desenvolvendo e montando esse componente dentro da fábrica”, disse Galliera.
“Se compramos componentes do mercado, precisamos adaptá-los ao que queremos fazer. Se desenvolvermos de dentro, podemos fazê-lo exatamente como é a melhor configuração e execução possível.”
Esse cuidado da Ferrari ocorre não somente com os modelos vendidos atualmente, como os clássicos do passado, por exemplo, F40 e La Ferrari.
“Uma Ferrari é um carro que queremos que nossos clientes desfrutem pelos próximos 10, 15 ou até 50 anos. Por isso, era importante garantir que todos os componentes, não só os mecânicos, mas também os elétricos, estivessem disponíveis no futuro”, disse Galliera à revista Drive.
Galliera não deu maiores detalhes de como essa assistência funciona para os donos de Ferraris. Mas um exemplo recente disso é a nova bateria desenvolvida para a La Ferrari. Com maior tempo de duração que a original do superesportivo lançado em 2013.
Esse suporte permite não só um pós-venda diferenciado entre as marcas de luxo, como ajuda a preservar os clássicos em sua originalidade.
Então, caso você seja um dos descuidados donos de Ferraris F40, os quais tem aparecido cada vez mais no noticiário em acidentes com os esportivos, a marca italiana pode te ajudar.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.