Picapes chinesas que vão invadir o Brasil e brigar com Hilux e Ranger

JAC, BYG e GMW preparam-se para competir com Toyota Hilux e Ford Ranger
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31.01.2024 às 12:45 • Atualizado em 12.11.2024
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JAC, BYG e GMW preparam-se para competir com Toyota Hilux e Ford Ranger

O mercado brasileiro de picapes médias promete ser agitado em 2024. Esse segmento está crescendo no território nacional, mas atualmente é fortemente centrado na Toyota Hilux, tendo a nova Ford Ranger e a veterana Chevrolet S10 com outros importantes players. No entanto, muitas montadoras já preparam seus lançamentos para o Brasil visando se aproveitar desse promissor setor

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Marcas como JAC e GWM já tem suas picapes com lançamento confirmado para o mercado brasileiro em 2024. Já a BYD ainda não oficializou a chegada de seu modelo, mas de acordo com apurações e alguns flagras, o utilitário da montadora chinesa também deve chegar ao país ainda neste ano.

JAC Hunter

A JAC Motors já prepara alguns lançamentos para o território nacional, um deles é a sua picape Hunter, que chegará por aqui com opção diesel e elétrica. Recentemente lançado na África do Sul, o modelo tem previsão de chegada para o segundo semestre deste ano. A versão que chegará ao Brasil terá somente cabine dupla.

Com uma caçamba de 1,81 m, capacidade de carga de 1,4 toneladas, que promete ser a maior do segmento, e tração nas quatro rodas, a picape irá se colocar como opção para pessoas que priorizam o trabalho e atividades diárias.

As dimensões da picape são de 5,62 m de comprimento, 1.965 m de largura e 1,92 m de altura, apresentando dimensões um pouco maiores que a Hilux.

Seu design frontal conta com uma grade fechada e detalhes brilhantes no farol. O interior da Hunter é feito com um couro sintético e possui um painel LCD de sete polegadas.

Espera-se que o modelo chegue ao Brasil com variantes elétricas e turbodiesel. A configuração elétrica conta com dois motores, um em cada eixo, com potência de 95 cv e 217 cv, além e 18 kgfm e 35 kgfm de torque, que é alimentado por uma bateria de fosfato-lítio 88,02 kWh e autonomia de 500 Km no ciclo chinês.

Já a versão movida a diesel possui um propulsor turbo 2.0 de quatro cilindros, com rendimento de 170 cv e 41,8 kgfm.

GWM Poer

Depois de se consolidar no mercado nacional com seus modelos de SUV H6, a GWM já planeja o lançamento de sua picape Poer para o Brasil. O modelo é feito com base na longarina padrão da montadora.

Suas dimensões são de 5,41 m de comprimento, 1,93 de largura, 1,88 de altura e 3,23 m de entre-eixos, portanto, também um pouco maior que a Hilux.

Além de contar com uma capacidade de carga de 1.050 Kg, a picape possui um motor híbrido plug-in, que deve chegar ao Brasil já com tecnologia flex.

Seu propulsor a combustão é um 2.0 turbo 16V com quatro cilindros, que é aliado a dois motores elétricos de tração, combinados devem chegar numa potência de 462 cv e 76,5 kgfm de torque.

O utilitário irá contar com um software de identificação para escolher o melhor motor para determinada situação, com o intuito maximizar a eficiência do carro e minimizar seu consumo de combustível.

As baterias que irão alimentar os propulsores elétricos serão de 20 kWh permitindo uma autonomia de 100 Km no ciclo chinês.

A produção da picape será em Iraceápolis (SP), fábrica que vem passando por processo de modernização e que será o centro de produção da montadora no Brasil.

BYD e sua picape elétrica de 1.000 Km

A nova picape da BYD foi flagrada recentemente na Ásia e deve ser apresentada no Salão de Pequim em abril. Além disso, de acordo com informações da Motor1, deve chegar ao Brasil ainda neste ano.

O site australiano Drive informa que a montadora planeja lançar o modelo como opção híbrida plug-in. Uma configuração elétrica do carro está nos planos dos chineses, mas só em 2025.

Ao analisar as imagens vazadas não é possível identificar muita coisa. A parte mais animadora dos flagras está no interior, que abriga uma tela multimídia de 15 polegadas, na imagem é possível discernir a capacidade do tanque e da bateria, que indica uma autonomia de 1.069 Km no modo híbrido.

A BYG usará pela primeira vez sua mecânica DM-1 em um veículo comercial. O conjunto irá combinar um motor 1.5 a combustão com dois propulsores elétricos, gerando uma potência combinada de 500 cv.

Fora as possíveis informações tiradas das imagens, também existe uma estimativa do preço da picape. Ainda de acordo com o site Drive, o utilitário deve chegar custando menos de 100 mil dólares (aproximadamente R$ 324 mil) e suas reservas poderão ser feitas já no início do ano.