Donos de VW Nivus apelam para gambiarra para evitar furto do ACC

Em grupos de donos e sites como o Reclame aqui, o número de denúncias sobre o roubo do emblema da VW e do módulo do ACC têm sido cada vez maiores
Vinicius Moreira
Por
11.12.2023 às 16:15
Em grupos de donos e sites como o Reclame aqui, o número de denúncias sobre o roubo do emblema da VW e do módulo do ACC têm sido cada vez maiores

Depois dos Porsche e seus faróis, agora os donos de Volkswagen Nivus um problema similar para lidar: o roubo do emblema da VW e do módulo do sensor do Controle de Velocidade de Cruzeiro (ACC). O logo é facilmente removível e o sensor está logo atrás, o que torna o trabalho dos ladrões simplificada.

Além dos proprietários do Nivus, outros modelos da VW possuem o ACC no mesmo local: VW T-Cross e Virtus. Com isso, o número de furtos pode se expandir para além do SUV compacto.

Por conta do aumento no número de furtos deste tipo, alguns vídeos estão circulando com métodos caseiros para evitar a retirada do emblema e do módulo. Uma das receitas é aplicação de cola nas bordas interiores do emblema para dificultar a retirada e consequente acesso ao sensor.

Questionamos a Volkswagen a respeito da solução apresentada em vários vídeos, afinal, não é possível afirmar se a cola pode causar algum dano ao radar. Até o momento da publicação, a marca alemã não retornou nosso contato.

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A maioria das ocorrências de furto são em São Paulo (SP). Para se ter uma ideia do alto custo do reparo, apenas o emblema da VW compatível para o Nivus, T-Cross e Virtus não sai por menos de R$ 1.627,21 no site da Volkswagen, mas esse preço pode subir ainda mais dependendo do local. Isso sem contar os valores do radar que capta as informações para o ACC atuar.

Em algumas cotações em concessionárias autorizadas, o custo da peça varia. O preço mais comum foi o de R$ 10.830. O preço da mão de obra também não é o mesmo. Entretanto, o custo total do reparo passa facilmente dos R$ 10 mil quando o radar é furtado junto do logo.

Abaixo estão replicados alguns casos expostos na plataforma Reclame Aqui. Como é possível notar, o furto pode custar ao proprietário até R$ 15 mil.

1° Caso

"Gosto muito dos carros da Volks, especialmente pela tecnologia deles. Mas infelizmente o Nivus tem uma fragilidade, o sensor do piloto automático fica no emblema da Volkswagen, supersimples de ser furtado, e muito caro para ser reposto.

Um absurdo a empresa deixar algo tão caro, em um lugar tão fácil ACESSO para [Editado pelo Reclame Aqui]. Gostaria de saber se a empresa, tem pensado em algo?

Pq já nem saímos mais com o carro, e provavelmente teremos que trocá-lo, apesar de gostar muito do carro, mas precisamos usá-lo, e não temos mais coragem. O conserto ficou R$ 15MIL REAIS."

2° Caso

“No dia 18 de novembro de 2023, entre 19h00 e 01h00, o emblema dianteiro do meu Volkswagen Nivus Comfortline 2021 foi furtado na *******, São Paulo, SP. Enfatiza-se que o furto ocorreu em um local nobre e seguro do município de São Paulo, em uma via pública bem iluminada.

Diante do exposto, fiz um boletim de ocorrência e me direcionei a uma oficina da Volkswagen - Brasilwagen Vila Nova Conceição, no dia 28 de novembro de 2023, onde obtive um orçamento de  R$ 4996,73 reais para a substituição do emblema dianteiro e o serviço de reprogramação do ACC."

3° Caso

"Essa semana deixei o meu carro parado na rua para resolver uma questão pessoal, quando me deparei que logo após algum tempo o emblema do para-choque dianteiro havia sido [Editado pelo Reclame Aqui]. Ao andar no trânsito no dia seguinte observei no trânsito mais dois carros sem o emblema. Fui atrás de uma peça na Internet e Volks vende uma peça nova a pelo menos R$ 1.650,00 e peças genuínas a um custo médio de R$ 500,00. Como colocado por outra reclamação, um proprietário fez a reclamação e pediu para que Volks criasse um sistema de segurança para que as peças não fossem mais [Editado pelo Reclame Aqui]. A Volks falou que é um problema de segurança pública e que não é problema deles...ou seja, não vão fazer nada para evitar nas próximas versões dos carros. VOLKS cobra caro e estão cagando para o consumidor...não compro nunca mais carro desse lixo."

O que diz a Volkswagen?

Em ambas as reclamações, a montadora frisou que a questão é um problema de segurança pública e que a responsabilidade sobre o ocorrido é das “autoridades competentes”.

“Lamentamos a situação que você passou, porém ressaltamos que situações de furto são uma questão de segurança pública, e deve ser tratado com a devida prioridade pelas autoridades competentes.

Ressaltamos que não se trata falha de produto, mas sim de agente externo, dessa forma não será possível atendimento nos moldes pleiteados.”, completou a montadora.

Vale lembrar que a Audi, empresa do Grupo Volkswagen, também passou por caso similar, neste caso, o logo e parte do para-choque do A3 eram furtados. Neste caso, para desestimular o comércio das peças roubadas, a marca instalava sem custos novas peças para os clientes com boletim de ocorrência.

Nova onda após furtos dos faróis de Porsche

Como na maioria desses furtos específicos em veículos, os casos têm sentido pela funcionalidade atrativa da peça furtada. No caso do emblema e radar do ACC, o alto custo dos assessórios pode ter encontrado um mercado paralelo.

 Já na questão dos roubos de faróis de Porsche, a finalidade encontrada foi para iluminação de estufa em plantações caseiras de maconha. Os faróis que custam mais de R$ 40.000 são facilmente retiráveis, assim como o emblema da VW. A prática se expandiu também para modelos da Volvo, Mercedes-Benz e Land Rover por conta do alto poder de iluminação LED, principalmente de marcas premium.

Como funciona o ACC do Nivus?

Conhecido pela sigla ACC (Adaptative Cruise Control), o sistema, basicamente, acelera e freia o carro sozinho, de acordo com a distância e a velocidade do veículo da frente. Caso não haja outro carro à frente, o ACC mantém a velocidade pré-definida pelo motorista e até aciona os freios, se necessário.

Apesar de ser um recurso que controla várias funções durante a condução, ele é apenas um assistente, não um recurso de direção autônoma. Portanto, a responsabilidade das decisões é exclusivamente do motorista.

No caso das frenagens autônomas de emergência, elas são comandadas pelo Front Assist, que monitora a aproximação do veículo à frente e, ao detectar necessidade de frenagem, emite um aviso sonoro e outro luminoso para alertar o motorista, caso o condutor não realize a frenagem, o sistema realizará sozinho.

O ACC do Nivus pode ser acionado a partir de 30 km/h, enquanto o Front Assist está sempre acionado. O radar, posicionado atrás do logo, é o responsável por fazer toda a leitura do trânsito.

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