VW terá SUV compacto elétrico com tamanho do Nivus

Novidade será baseada no hatch ID.3 e será lançado em 2026
Diego Dias
Por
02.10.2023 às 16:31
Novidade será baseada no hatch ID.3 e será lançado em 2026

A Volkswagen seguirá ampliando a sua oferta de veículos elétricos na Europa, principalmente no segmento de base – algo essencial para as fabricantes do Velho Continente, onde as marcas chinesas vêm ganhando mercado também. A notícia mais recente é que a marca alemã terá um novo SUV compacto elétrico, usando como base a plataforma do pequeno hatch ID.3.

De acordo com o comunicado da montadora, esse inédito SUV elétrico do segmento “A” de SUVs (próximo do tamanho de um VW Nivus, por exemplo) está previsto para ser lançado em 2026. As informações dão conta que será um veículo de bastante importância para a Volkswagen, já que será um modelo de alto volume e uma variação “altinha” do próprio ID.3.

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Ou seja, estamos falando da velha fórmula de um SUV compacto derivado de hatch que vem sendo sucesso em todo o mundo. Sua produção ficará localizada no mesmo complexo fabril em que é feito o hatch compacto ID.3, em Wolfsburg (Alemanha).

Como é de se imaginar, a plataforma usada para o novo SUV compacto deverá ser uma variante atualizada da base MEB (chamada internamente de MEB Evo) do Grupo Volkswagen, que é a plataforma dedicada para veículos elétricos da empresa.

Por ser baseado na plataforma do ID.3, o inédito SUV compacto elétrico da VW deverá repetir as especificações do irmão. Assim, podemos esperar por um motor elétrico instalado sobre o eixo traseiro, com 204 cv (150 Kw) de potência e 31,6 kgfm de torque, números que ficam em sintonia com o BYD Dolphin Plus, modelo recém-lançado no Brasil.

Não por coincidência, trata-se da mesma motorização usada pelos elétricos ID.4 e ID.Buzz, que recentemente foram incorporados ao catálogo da marca no País. O SUV deverá contar, ainda, com as mesmas configurações de bateria do ID.3, sendo a mais básica de 58 kWh e a de maior autonomia, com 77 kWh.

Nas medições do padrão europeu WLTP, a autonomia ficaria em 426 km para a versão de base, enquanto a maior bateria permitiria um alcance de até 546 km. Podemos esperar esse mesmo conjunto de bateria e até mesmo uma com um alcance um pouco maior. Este anúncio ocorre num momento de revisão de estratégia da Volkswagen em relação aos seus carros elétricos.

"Estamos usando a transição para a eletromobilidade como uma oportunidade para reduzir a complexidade de nossas operações de produção e aumentar ainda mais a eficiência de nossas fábricas. Estamos agrupando sistematicamente veículos baseados na mesma arquitetura em todas as marcas em nossas fábricas”, disse Christian Vollmer, diretor de produção da Volkswagen.

“Ao fazer isso, economizaremos investimentos significativos na integração de diferentes arquiteturas de veículos. Em vez disso, queremos que nossas fábricas produzam vários modelos diferentes com base técnica em uma arquitetura de veículo”, finaliza.

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