Novo Toyota Corolla? Sedan apareceu com cara nova do outro lado do mundo
O Toyota Corolla é um dos carros mais famosos do mundo, e é claro que no Brasil também faz muito sucesso. Como já acontece há muitos anos, o sedan médio é o veículo mais vendido da categoria – com boa distância para o segundo colocado – e terá uma família de carros.
Nas últimas semanas, curiosamente, o Toyota Corolla apareceu no MIIT (Ministério da Indústria e Informação Tecnológica da China), segundo o site russo Naavtotrasse. O fato de ele ter sido registrado lá realmente não é de tanta importância, até que o sedan exibisse um novo visual – bem diferente daquele que vemos no Brasil.
Você também pode se interessar por:
- Novo Toyota Corolla vaza na China e revela frente de Prius
- Toyota Corolla 2.0 ou Corolla 1.8 Híbrido: qual vende mais?
- Toyota Corolla híbrido usado faz 16 km/l na cidade a preço de VW Tera Comfort 0km
- Toyota Corolla híbrido: os principais problemas, segundo os donos
Ainda que a silhueta e a traseira sejam quase idênticas as que o sedan apresenta por aqui, a frente ficou mais próxima do design do Corolla para o mercado americano. Isso chamou atenção nas redes sociais, e a questão de uma possível mudança de design – mais radical – foi colocada em discussão na web.
Reprodução/Naavtotrasse
O visual mais agressivo do sedan para o mercado chinês realmente agrada, e pelo registro de patente, não deve estar longe de ser apresentado. Entretanto, para o Brasil, o futuro do sedan médio deve ser um pouco diferente, com o modelo mantendo a cara que já conhecemos por mais alguns anos.
As principais alterações do Corolla chinês são faróis com formato “C” interligados por uma faixa de LED, novo desenho de para-choque dianteiro com tomada de ar mais estreita, e lanterna traseira inteiriça.
A parte interna do modelo não foi conhecida. Mas vale dizer que o sedan médio foi aprovado nos testes da Mobiauto com novo acabamento para cabine, que foi mais bem cuidado tanto para motorista e passageiro número um, quanto para os que vão na fileira de trás.
Reprodução/Naavtotrasse
De acordo com o site russo, os motores usados no Brasil serão replicados na China. Estamos falando do 2.0 Dynamic Force e do 1.8 híbrido. No primeiro caso, temos 169 cv de potência e 21,3 kgfm de torque com gasolina para a usina aqui no Brasil, enquanto o 1.8 entrega até 122 cv de potência combinada, e que deve ser reduzida – os 122 cv consideram potência com etanol do motor térmico.
Para o Brasil, a futura geração do Corolla deve usar outra mecânica, mais tecnológica. Seria a substituição do conjunto híbrido pleno (HEV) atual por um 2.0 híbrido plug-in com possibilidade de autonomia de mais de 2.000 km, e mais potência.
E o mercado nacional deve esperar justamente por essa nova geração para modificar o Corolla Sedan. Até lá, nada de visual novo. Devemos continuar com o modelo da forma que já o conhecemos.
Por Renan Bandeira
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.
