Novo SUV do Argo pode ser resposta elétrica contra os chineses

O modelo tem imagens vazadas e preços que prometem fazer frente ao domínio chinês
DR
Por
07.02.2024 às 18:53
O modelo tem imagens vazadas e preços que prometem fazer frente ao domínio chinês

O novo Fiat Argo traz consigo algumas promessas, troca de carroceria, possível variante elétrica e plataforma CMP, mas além disso o veículo quer ser uma resposta, uma reação aos chineses. O modelo vazado na Europa tem expectativa de custar entre 20 e 25 mil euros, a expectativa então é de algum tipo de frente ao domínio chinês no mercado EV.

Você também pode se interessar por:

Como já foi noticiado pela Mobiauto, o Argo trocará de carroceria de hatch para SUV compacto e usará a plataforma CMP do Peugeot. Suas primeiras imagens foram vazadas recentemente sob o nome de Fiat Panda, seu correspondente no velho continente.

Os desenhos técnicos divulgados são de uma versão elétrica, o que sugere a existência de uma variante EV. A possibilidade nos leva à questão: será que o SUV Argo poderá competir com o domínio global das montadoras chinesas no segmento elétrico?

Os chineses praticamente tomaram o mercado eletrificado para si em 2023 com seus preços ultra competitivos e modelos para todos os gostos. A BYG, principal montadora do país, registrou cerca de 1.574.822 veículos elétricos emplacados no ano passado, um aumento de 72,8% em relação a 2022.

No Brasil o número foi de 17.947 carros vendidos, com seu modelo Dolphin sendo emplacado 6.806 vezes, parte significativa dos 19.310 EVs emplacados em território nacional no ano passado.

Ainda sobre o Dolphin, no velho continente seu preço gira em torno de 30 mil euros, mesma faixa de valor do modelo popular da GWM, o Ora 03 Skin. O que faz com que a faixa de preço de 20 a 25 mil do SUV Argo seja um perigo para hegemonia chinesa que tanto se destacou por seus preços competitivos.

De acordo com sites italianos sua chegada ao mercado deve acontecer em 2026 na Europa. Já no Brasil é prevista para 2025, e terá como base de produção a cidade de Betim em Minas Gerais

Como será o novo SUV Argo

De acordo com a Auto Segredos o SUV Argo terá motor turboflex 1.0, já usado em modelos como Pulse e Fastback, com um auxílio elétrico.

Suas medidas devem ser próximas a do Pulse, colocando-se acima dele no mercado a partir de um refinamento em seu design. Uma frente limpa e minimalista com faróis de LED integrados por uma faixa dianteira e um conjunto óptico munido de faróis auxiliares.

A traseira possui lanternas quadradas e uma tampa de porta-malas pintada de preto, semelhante a um Fiat Mobi.

O nome que será usado ainda não tem confirmação oficial, mas é chamado de novo Argo internamente.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários