Novo Renault Duster muda tudo e dá detalhes de como será no Brasil

Produzido na Turquia, nova geração do SUV será base para o inédito SUV-cupê nacional
Diego Dias
Por
14.02.2024 às 17:05 • Atualizado em 16.02.2024
Produzido na Turquia, nova geração do SUV será base para o inédito SUV-cupê nacional

Revelado mundialmente no ano passado, o novo Duster tinha aparecido até agora apenas em sua versão Dacia, marca que é pai do projeto do SUV. Agora eis as imagens do novo Renault Duster, versão com o logotipo do losango e que muda algumas “coisinhas” a mais no famoso utilitário – sem contar que agora temos finalmente fotos inéditas do interior que ainda era mantida em segredo.

Como é de praxe, o novo Renault Duster manteve as linhas da sua versão Dacia, ou seja, temos todas as linhas angulosas e recortes na carroceria, resultando num visual muito mais moderno comparado ao Duster vendido no Brasil, que acabou de ganhar uma leve reestilizada e que vai durar ainda alguns bons anos.

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O visual do novo Renault Duster

No caso do novo Renault Duster apresentado para o mundo, ele traz como principal novidade a nova grade frontal com o logotipo da Renault escrito por extenso, uma solução até hoje não vista nos carros da marca. Para efeito de comparação, a variante da Dacia tem o logo estilizado “DC” com linhas centrais na grade que acompanham o desenho dos faróis, enquanto a versão da Renault traz a peça mais destacada.

Interessante também notar que não foi utilizado o famoso losango da Renault, que aparece somente na traseira e no cubo das rodas, bem como no volante dentro do carro. Aliás, o SUV já traz o logotipo atualizado da fabricante, que trocou o estilo liso por linhas mais minimalistas e que no Brasil fará sua estreia no novo Kardian, em março. Por falar no interior do novo Renault Duster, ele se diferencia somente pelo volante com o novo logo e o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, que ostenta um novo grafismo em azul (diferente do amarelo usado no Dacia Duster).

Na cabine temos ainda nova padronagem dos revestimentos dos bancos, sem contar que a versão Renault (felizmente) perde o suporte de celular ao lado da central multimídia. Essa solução em terras tupiniquins deixaria o smartphone à vista do olhar alheio. No mais é o mesmo Duster da Dacia, à exemplo da central multimídia com tela de 10,1 polegadas ligeiramente voltada ao motorista, o nome Duster em baixo relevo no lado direito do painel e a alavanca de câmbio igual ao do Kardian, que é pequena e tem acionamento eletrônico.

Baseado na plataforma CMF-B, originária da Aliança Renault-Nissan, o novo Duster tem 4.343 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.656 mm de altura e 2.657 mm de entre-eixos. São medidas um pouco inferiores ao modelo antigo, mas a Renault aposta em melhor aproveitamento do espaço interno. A capacidade do porta-malas fica em 472 litros, pouco menor que o antigo (475 litros).

Motorização

A Renault não divulgou maiores detalhes sobre a motorização, mas é muito provável que mantenha as mesmas opções do gêmeo Dacia Duster. Assim espera-se o motor 1.6 Hybrid a gasolina com 140 cv (que deverá equipar o novo SUV-cupê da Renault no Brasil), além dos propulsores 1.2 turbo híbrido-leve de 48 volts e 130 cv e o motor ECO-G 100 a gás natural, que rende 100 cv.

Vale lembrar que o novo Renault Duster será feito inicialmente na Turquia, de onde será exportado para mercados do Oriente Médio e África. A versão da Renault do SUV não chega no mercado europeu porque já é abastecido pelo Dacia Duster, sendo uma questão de estratégia.

Para o Brasil o Renault Duster de nova geração é um sonho distante por enquanto, já que o utilitário acabou de ser renovado por aqui na linha 2024. Para cá teremos como novidade um inédito SUV-cupê, que compartilhará a mesma base do novo Duster e que será lançado entre 2025 e 2026 no país.

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