Novo Renault Duster é flagrado testando sistema híbrido que queríamos aqui
Enquanto o Renault Duster ganhou sua linha 2026 no Brasil quase sem mudanças, no exterior, o SUV é testado com conjunto híbrido 4x4, que tem o motor elétrico como propulsor de fato. Isso porque nas imagens divulgadas pelo site Autocar Índia é possível ver um motor elétrico no eixo traseiro.
Assim, podemos entender que a unidade testa um sistema híbrido de tração integral, com uma usina a combustão na dianteira e outra de energia elétrica na traseira. Vale lembrar que já mostramos o novo Renault Duster com tração 4x4 sendo testado, inclusive com a possibilidade de ser abastecido com gás de cozinha.
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Apesar de ser um híbrido leve, o sistema do Duster híbrido 4x4 atua diferente do que vemos em Fiat Pulse e Fastback. Nos SUVs da Fiat, o motor elétrico de 3 kW (4 cv) e 1 kgfm substitui o motor de partida, auxiliando nas saídas e acelerações, mas não consegue funcionar sem a atuação do motor a combustão, no caso o T200, um 1.0 três cilindros de 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
Agora no Duster, temos um sistema híbrido de 48V, no qual o motor 1.2 turbo de três cilindros a gasolina fica sob o capô, que entrega 100 cv de potência a 5.000 rpm e 16,5 kgfm de torque a 2.600 rpm.
Enquanto isso, o motor elétrico no eixo traseiro atua como propulsor, mas quando o sistema identifica perda de tração. Ou seja, em situações de off-road, por exemplo, o motor elétrico se torna protagonista junto da usina térmica para tracionar o SUV.
A potência combinada ainda não foi revelada, mas o Duster deve ter algum ganho de potência, combinado com um câmbio automatizado de dupla embreagem.
A terceira geração do Renault Duster já foi flagrada no Brasil. No entanto, a expectativa do SUV ser o primeiro híbrido da marca no Brasil ficou mais distante. O motivo é a chegada da linha 2026 para o Duster, ainda com o visual como já conhecemos.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.