Novo Peugeot 2008 é revelado sem motor de Pulse para fazer 15 km/l

Além do visual, SUV teve também seus equipamentos revelados – e não decepciona
LF
Por
17.01.2024 às 13:15
Além do visual, SUV teve também seus equipamentos revelados – e não decepciona

O Peugeot 2008 como conhecemos, saiu de linha no final do ano passado. Mas isso tem um motivo: a segunda geração do SUV compacto está chegando aí, tanto que nesta semana publicamos um flagra do modelo rodando em terras tupiniquins. No entanto, o novo Peugeot 2008 acaba de estrear no Uruguai com a mesma reestilização da versão vendida no velho continente e já antecipa algumas coisas para o mercado brasileiro.

Como já era de esperar, o SUV terá o mesmo visual do veículo da Europa, um ponto muito positivo, já que o utilitário estreará atualizado. O visual é semelhante ao atual e-2008 (versão elétrica) encontrado no Brasil, porém com algumas diferenças razoáveis na dianteira, como na grade, e imitações de efeito 3D, além da ausência do dentre de sabre no DRL.

Você também pode se interessar por:

O interior do SUV é basicamente imagem e semelhança do modelo elétrico. Em flagras divulgado pela Mobiauto é possível ver uma única diferença, o novo logotipo da marca no volante. Assim, ele manterá a central multimídia de 10 polegadas e o painel de instrumentos digital.

Voltando ao falar do modelo dos nossos irmãos sul-americanos, o novo Peugeot 2008 terá apenas duas versões: Active e a Allure, com ambos contando com uma lista de equipamentos até que recheada.

A versão Active, apesar de ser entrada, conta com seis airbags, monitoramento de pressão de pneus, vidros, espelhos e retrovisores elétricos, tela multimídia sensível ao toque de 10 polegadas com conexão Bluetooth e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Car Play, faróis e lanternas com LED, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, sensor de chuva e acendimento automático das luzes.

Já a versão Allure, considerada de topo, o principal destaque são os itens de assistência ao condutor, que inclui: reconhecimento de faróis de trânsito, freio autônomo de emergência, detector de fadiga, além de outros itens, o SUV em sua versão principal também conta com freio de mão eletrônico, botão start-stop, sensor de estacionamento dianteiro, carregador de celular por indução. É um pacote de itens de respeito e que deverá ser um grande apelo quando lançado no Brasil.

Em relação aos preços, no Uruguai a versão Active está saindo por 38.990 dólares, R$ 192.727 na conversão direta, e a versão Allure por 42.490 dólares, R$ 210.028 convertido diretamente, porém devemos esperar valores inferiores a estes para o modelo vendido por aqui.

Cara conhecida, motor diferente

Apesar do design do modelo que virá para o Brasil ser o mesmo do já revelado no Uruguai, vale ressaltar que o motor utilizado por lá será diferente do utilizado por aqui.  O motor do novo Peugeot 2008 uruguaio será uma versão 1.2 Puretech vendida no mercado europeu, que conta com 130 cv de potência e 23,4 kgfm por torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas.

No Brasil, o SUV deverá utilizar o mesmo motor 1.0 turbo do Fiat Pulse, focando principalmente na economia. Tal motorização oferece os mesmos 130 cv de potência, porém com 20,4 kgf, de torque, além de estar acoplado a um câmbio CVT de sete marchas.

Existe ainda uma dúvida se poderemos ter uma versão brasileira com o motor 1.3 turbo da Stellantis, que rende até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, já encontrado em alguns modelos como Fiat Toro, Jeep Commander, Jeep Compass, além da linha Abarth no Pulse e Fastback.

Deve chegar também no futuro uma linha com motorização híbrida-leve, algo que Stellantis estuda a tempos, e até chegou a revelar em2023 como funcionarão os seus sistemas.

Comentários