Nissan altera planos da picape anti-Toro com base na Renault Niágara

“Irmã gêmea” da picape da Renault tem como proposta ser monobloco e concorrer entre as intermediárias
Vinicius Moreira
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24.04.2025 às 21:28 • Atualizado em 28.04.2025
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“Irmã gêmea” da picape da Renault tem como proposta ser monobloco e concorrer entre as intermediárias

Não é segredo, a Nissan tinha confirmado uma nova picape do porte da Fiat Toro para o mercado brasileiro. O novo modelo monobloco seria fabricado em Santa Isabel, na Argentina, e tem com base a plataforma da Renault Niágara, um conceito que antecipa a picape francesa que seria uma irmã do modelo da Nissan.

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Tudo estava alinhado, mas a crise da marca japonesa, sua recente reformulação, mudou o jogo. Agora, a Nissan Frontier, que era importada da Argentina, virá do México. Não só isso, a montadora anunciou o fim das operações como fabricante no país sul-americano.

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Dessa forma, a nova picape da Nissan ficou sem casa, já que o projeto não é global e seria destinado ao mercado crescente da América do Sul para picapes intermediárias com uso de veículo de passeio.

Nesse cenário de incertezas, questionamos o presidente da Nissan Brasil, Gonzalo Ibarzábal, sobre o andamento do projeto. “O desenvolvimento está parado. Talvez depois volte, mas hoje está parado”, revelou o executivo.

O motivo da paralisação é a mudança de rota nas prioridades da marca. O foco da Nissan para o Brasil está nos SUVs, com a chegada da nova geração do Nissan Kicks e um outro SUV compacto, que ficará posicionado abaixo do Kicks. Nesse caso, um concorrente para Fiat Pulse, VW Tera, Citroën Basalt, Renault Kardian e o novo futuro SUV do Onix da Chevrolet.

A picape da Nissan, que também foi chamada de picape do Kicks, tem como premissa o compartilhamento da RGMP (Renault Groupe Modular Platform). A arquitetura modular suporta veículos de 4 a 5 metros e com entre-eixos de 2,60 metros até 3 m, justamente modelos do segmento B (Kardian e Niagara) e até C (picapes médias).

Além de comportar um conjunto híbrido. Mas, caso a Nissan optasse por um trem de força a combustão, outro ponto da parceria com a Renault entraria na jogada.

Apesar de não confirmar, o novo Nissan Kicks já é fabricado com um motor turbo. Essa usina é a mesma 1.0 flex de três cilindros que equipa o Kardian, no SUV francês a calibração é de até 125 cv e 22,5 kgfm de torque.

Olhando para a picape, a motorização mais compatível seria o 1.3 TCe, usado pelo Renault Duster. Ambos são fabricados pela Horse, subsidiária da Renault, e podem ser compartilhados, assim como a plataforma, com a picape da Nissan. Com a recente atualização, o motor passou a render até 170 cv e 27,5 kgfm de torque.

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