Novo Nissan Kicks deve usar truque do irmão Versa para conviver com o atual

Nissan já confirmou convivência das duas gerações no Brasil. Mas como ficam os nomes?
Renan Bandeira
Por
21.03.2024 às 19:11
Nissan já confirmou convivência das duas gerações no Brasil. Mas como ficam os nomes?

A Nissan deve recuperar uma estratégia de anos atrás para fazer duas gerações do Kicks conviverem no mercado. A própria marca confirmou nesta semana que isso irá acontecer. A nova geração do Kicks chegará ao Brasil só no segundo semestre de 2025, como a Mobiauto já contou, e a atual continuará nas lojas mesmo quando isso acontecer.

Não faz tanto tempo que a Nissan aplicou uma estratégia parecida com essa. Em 2020, quando o atual Versa foi lançado em nosso mercado, a marca japonesa decidiu que manteria a antiga geração à venda. A solução para não ter conflito entre os nomes foi rebatizar o produto que já estava no mercado como “V-Drive”.

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A ideia não durou muito. Afinal, o V-Drive ficou no mercado até outubro de 2021, embora fosse uma boa opção para motoristas de aplicativo e taxistas – ou qualquer outro comprador que procurasse por um veículo confiável e bom espaço. 

Mas o que o Kicks tem a ver com isso? É que para manter as duas gerações do SUV no mercado simultaneamente, a Nissan deve mudar o nome da geração do atual e deixar a assinatura “Kicks” apenas para a nova geração. Não há como saber os nomes ainda, claro, mas a Mobiauto aposta que não será “V-Drive” como no passado.

O que já sabemos do novo Kicks?

Sabemos que o projeto atrasou por causa do roubo de maquinário no México, e isso prejudicou também a chegada do SUV compacto ao nosso mercado. O Kicks será lançado apenas no segundo semestre do ano que vem, em sua segunda geração. A gente contou mais detalhes no episódio abaixo do quadro O Que Vem Pra Pista:

Seu visual deve ser inspirado no Pathfinder para o mercado chinês. O SUV maior terá visual futurista e os faróis de LED vão se perder na grade frontal, que será bem maior que a atual. O Kicks deve ter uma cara parecida com essa, em proporções menores.

Os flagras mais recentes, mostram que a carroceria do modelo será bem parecida com a que no Honda HR-V. Ou seja, a aparência mais próxima com a de um SUV cupê, do que a de um convencional. A terceira coluna estrutural tem uma queda mais acentuada e é por isso que temos essa sensação. 

Espera-se que o modelo mantenha o bom volume de porta-malas, mesmo como novo design. Esse é um dos pontos fortes do Kicks contra os rivais.

Por dentro, a expectativa é que o acabamento seja mais primoroso. O novo Kicks deve ser vendido em uma faixa de R$ 150 mil a R$ 200 mil, e isso cobra que ele tenha detalhes internos mais rebuscados. Acabamento macio ao toque é uma boa pedida.

Cluster digital e multimídia nova devem estar presentes. Além de novos comandos para o ar-condicionado. Os bancos, obviamente, devem manter a tecnologia Zero Gravity.

Nessa faixa de preço, o modelo também deve entregar sistemas mais avançados de assistências de condução e segurança. Controle de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa, centralização de faixa, alerta de ponto cego são bons exemplos do que podemos esperar com a plataforma CMF-B, que vem do Renault Kardian.

O motor virá do Renault também. O 1.0 turbo flex de até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, gerenciado por uma caixa automatizada de dupla embreagem. Usina híbrida também é esperada, embora o e-Power não seja mais tão esperado. A Nissan deve compartilhar também o sistema híbrido da marca francesa, a qual é parceira.

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