Exclusivo: Hyundai terá SUV cupê com base de HB20 contra Nivus e Fastback

Modelo ficará posicionado abaixo do Hyundai Creta em nosso mercado
Renan Bandeira
Por
08.04.2024 às 17:38
Modelo ficará posicionado abaixo do Hyundai Creta em nosso mercado

A Hyundai tem planos ambiciosos para o nosso mercado nos próximos anos. A Mobiauto já revelou os próximos lançamentos da marca para o Brasil e o ciclo de investimentos, e agora pode afirmar que o HB20 receberá um irmão SUV por aqui.

A Mobiauto apurou junto a fontes próximas da marca que a nova geração do hatch está em processo avançado de desenvolvimento, e o novo SUV cupê do HB20 também. Tanto que seu SOP (sigla que indica o início de produção) está previsto para o fim de 2025 – ainda sem mês definido, mas com lançamento previsto para acontecer no início de 2026.

Internamente, o produto é chamado de HB20 CUV – sigla que indica um crossover – e será o substituto do HB20S, que sairá de linha justamente para dar espaço para o novo modelo na linha de produção, lá na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP).

Você também pode se interessar por:

Ele deve ficar posicionado abaixo do Hyundai Creta no mercado, que ficará mais bem equipado e caro para abrir espaço no degrau de entrada do segmento para a chegada do modelo. No entanto, não será um rival convencional como Fiat Pulse e Renault Kardian são, já que terá uma queda mais acentuada da coluna C, formando o design cupê.

Ao que parece a ideia é bem parecida com a do Honda HR-V na última coluna de sustentação do teto. O modelo não deve ser tão “acupezado” quanto Fastback e Nivus, mas será diferente de uma carroceria de SUV convencional.

Seu visual deve receber as linhas da nova filosofia de design da marca. Isso quer dizer que teremos o conjunto de iluminação dianteiro dividido em duas partes, com os faróis principais no para-choque e as luzes de condução diurna posicionas mais acima. Na traseira, a marca deve adotar lanternas de LED com design mais futurista.

E isso também deve servir de base para a nova cara do HB20. Por dentro, os modelos devem compartilhar peças de acabamento, como volante, painel frontal, painéis as portas dianteiras, acabamento do console central, alavanca de câmbio, comandos de ar-condicionado, telas de multimídia e painel de instrumentos.

O modelo usará a mesma plataforma da nova geração do HB20. E deve ser equipado com o motor 1.0 turbo flex de 120 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque, que é gerenciado por uma caixa automática de seis marchas.

Talvez possa receber também o 1.6 turbo flex que equipará o Hyundai Creta em 2026. É uma usina que terá cerca de 180 cavalos de potência. Outra possibilidade é o modelo já chegar equipado com motorização híbrida, como acontecerá como Creta, que a Mobiauto explica mais detalhes neste outro artigo.

Vale lembrar que do outro lado do mapa, a Hyundai já tem um produto do tipo, e deve servir de inspiração para o novo modelo. O Bayon, que ilustra este texto, é um SUV que usa como base o i20, que, por sua vez, foi base para a o HB20. Assim, a adaptação de um modelo desse tipo fica mais fácil.

Pensando no atual preço desses produtos, podemos esperar valores entre R$ 120 mil e R$ 150 mil. No entanto, resta saber quanto Nivus e Fastback custarão em 2026 para entender como a Hyundai posicionará o produto.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários