Novo Nissan Kicks cresce para manter o atual vivo no mercado

Segunda geração se aproximará do porte de SUVs mais caros, como o Jeep Compass
Diego Dias
Por
22.03.2024 às 17:20
Segunda geração se aproximará do porte de SUVs mais caros, como o Jeep Compass

A nova geração do Nissan Kicks foi apresentada hoje nos Estados Unidos, revelando um novo design mais futurista, motor 2.0 e dimensões consideravelmente maiores do que o modelo atual vendido no Brasil. Aí que está um detalhe: o novo SUV crescerá razoavelmente na segunda geração para conviver com o antigo, que seguirá em produção em terras tupiniquins.

Antes de detalharmos as medidas do novo Nissan Kicks apresentado na terra do tio Sam, é importante lembrar que a marca japonesa confirmou na última terça-feira (19) que as duas gerações do Kicks vão conviver no Brasil. Assim, como já explicamos em um artigo há dois dias, a ideia é ter dois Kicks brigando em faixas de preço diferentes no mercado de SUVs.

Você também pode se interessar por:

Enquanto o modelo vendido atualmente ficaria na base do segmento de SUVs, assim disputando mercado com versões mais caras do Fiat Pulse, Renault Kardian e VW Nivus, bem como as variantes mais em conta do Jeep Renegade e VW T-Cross, a segunda geração subiria de patamar. Dessa forma o novo Kicks teria a missão de brigar com os novos Hyundai Creta, Honda HR-V e o futuro Toyota Yaris Cross, todos esses utilitários compactos com preço mais elevado.

As novas medidas do novo Kicks

Podemos dizer que o novo Kicks está cada vez mais próximo de ser um SUV compacto-médio, já que seu comprimento passou de 4.310 mm para 4.366 mm, medida essa que chega próximo aos 4.404 mm do Jeep Compass, por exemplo, que está posicionado num segmento superior. Na prática, o novo Nissan Kicks ficou 5,6 centímetros mais comprido.

O SUV também ficou 4 cm mais largo, indo dos atuais 1.760 mm para 1.800 mm, o que melhorou seu espaço para ombros – sem dúvidas um dos déficits da atual geração. Aliás, a Nissan divulgou que o espaço para ombros na dianteira cresceu bons 4,3 centímetros, enquanto para o banco traseiro esse acréscimo foi de 3,8 cm.

Outra região importante em que o novo Kicks cresceu foi na distância entre-eixos, que foi de 2.610 mm para 2.656 mm – um aumento de 4,6 centímetros e que deixa o SUV da Nissan com entre-eixos maior até do que o Jeep Compass (2.636 mm) e VW T-Cross (2.651 mm). Detalhe que a medida pode até ser maior na versão de tração integral, com 2.664 mm (+0,8 cm). Todas essas alterações resultaram em mais espaço para as pernas de quem vai sentado no banco traseiro, com uma área 2,2 cm maior.

A segunda geração do SUV compacto também ficou 4 cm mais alta, indo a 1.630 mm (ante os 1.590 mm da atual). Curiosamente, na versão com tração integral AWD, a altura do novo Kicks cai para 1.622 mm. Por fim, fica a curiosidade para a capacidade do porta-malas, já que a Nissan dos EUA divulgou 849 litros – padrão de medida local que considera o espaço até o teto. No Kicks vendido no Brasil são já bons 432 litros.

A Nissan já confirmou que a nova geração irá conviver com a antiga aqui no Brasil, ambos com fabricação em Resende, no Rio de Janeiro. Resta saber quando será a estreia do novo modelo e qual nome será dado para a configuração atual.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários