Novo Hyundai HB20S chega em setembro com traseira do Arrizo 6 Pro

Derivação com três volumes do HB20 replicará o padrão estético renovado do irmão na linha 2023, com direito a lanternas integradas
Camila Torres
Por
06.07.2022 às 14:59
Derivação com três volumes do HB20 replicará o padrão estético renovado do irmão na linha 2023, com direito a lanternas integradas

Para surpresa de todos, durante o lançamento do Hyundai HB20 2023, a marca coreana apresentou também o novo HB20S. Mas a sua estreia oficial só acontecerá entre setembro e outubro. O sedan também ganhará versões já com as nomenclaturas do novo Creta e terá a mesma lista de equipamentos que o seu irmão hatch.

Sendo assim, o modelo deve ter seis versões, já que atualmente não oferece a de entrada, Sense. Considerando as margens de aumento do hatch, o novo HB20S deve chegar com valores entre R$ 87.000 e R$ 120.000. 

Leia também: Anuncie seu carro na Mobiauto 

Isso faria com que as versões mais caras competissem diretamente com o novo Honda City Sedan. Durante o evento, a própria Hyundai comparou seu hatch compacto com o da marca japonesa, argumentando que seu produto custará menos, será mais equipado terá motor turbo, enquanto o City ainda oferece um motor aspirado 1.5.

São 6 cv a mais e quase 2 kgfm de torque a menos do que o HB20S TGDi. Mas, se os motores da Hyundai passaram recentemente por uma recalibração para atender as novas regras de emissões, os ajustes não interferiam nos números de potência nem de torque. 

Derivação com três volumes do HB20 replicará o padrão estético renovado do irmão na linha 2023, com direito a lanternas integradas

Isso muito embora o motor 1.0 aspirado merecesse ganhar alguns cavalos para equipar o modelo reestilizado. Afinal, possui a mesma configuração desde o lançamento da família, dez anos atrás.

Mas enquanto o novo Hyundai HB20S prepara seu caminho para chegar às lojas em setembro, no mais tardar em outubro, vamos aos detalhes que já sabemos sobre o modelo, que nessa altura do campeonato, já é quase tudo.

Leia também: Avaliação: Hyundai HB20 2023, o que tem de novo além do visual?

Hyundai Virtus e Hyundai Arrizo 6 Pro

Os memes mais pesados envolvendo o antigo HB20, como “cara de bagre”, deram lugar a comparações com a concorrência. São inúmeros os comentários nas redes sociais falando que o novo HB20 é cara do VW Polo na frente, enquanto suas lanternas traseiras lembram as do JAC E-JS4. 

No caso do sedan HB20S, a dianteira é praticamente a mesma do hatchback, o que nos levaria a uma analogia com o Virtus, três-volumes derivado do Polo. 

Porém, a traseira com lanternas interligadas, assinatura em LED que forma dois Ts nas extremidades e o nicho de placa reposicionado na tampa do porta-malas o deixaram parecidíssimo com o Caoa Chery Arrizo 6 Pro quando visto desse ângulo. 

Leia também: Avaliação: novo Creta com motor de HB20 é mais racional que o 2.0 

Parece que desde que a Hyundai lançou a segunda geração do modelo, não teve mais um minuto de paz na internet. Mas, se os comentários são muitos, os números não deixam abalar a confiança da marca no produto, visto que o HB20 fechou 2021 como carro de passeio mais vendido no país e vem repetindo a dose este ano.

Com essa reestilização, hatch e sedan terão exatamente a mesma frente, com faróis interligados por uma faixa que divide a grade dianteira. Os faróis também foram redesenhados e encurtados, e ganharam projetores em LED na versão Platinum Plus.

Derivação com três volumes do HB20 replicará o padrão estético renovado do irmão na linha 2023, com direito a lanternas integradas

A traseira de ambos passou por uma transformação que segue a mesma proposta. Só que, no sedan, a faixa que interliga uma lanterna à outra ao outro acende por completo. O HB20S também se diferencia por ter o interior cinza claro e bancos com acabamento inteiramente em couro na versão Platinum Plus.

Leia também: Avaliação: Fiat Pulse 1.3 CVT, o SUV automático mais barato do Brasil

De forma geral, a maioria concorda que, sendo mais bonito ou mais feio que o modelo de primeira geração, a linha 2023 da família HB20 com certeza está muito melhor que seus antecessores comercializados nos últimos três anos. E fica ainda mais interessante com os novos itens de série.


Novo Hyundai HB20S: principais itens de série: 

O novo Hyundai HB20 oferece desde a versão de entrada controle de estabilidade e tração (ESP e TCS), piloto automático e limitador de velocidade, assistente de partida em rampa e seis airbags, confirme adiantado pela Mobiauto. 

Já a versão topo de linha traz como principais novidades uma lista generosa de assistentes de direção e itens de conforto e conectividade, como: 

  • Assistente de ponto cego (BCA)
  • Assistente de permanência em faixa (LKA) com Assistente de centralização em faixa (LFA)
  • Assistente de tráfego cruzado traseiro (RCCA)
  • Alerta de saída segura (SEW)
  • Alerta e frenagem autônoma (FCA)
  • Detector de pressão dos pneus
  • Alerta de presença no banco traseiro (ROA)
  • Detector de fadiga
  • Chave presencial com função de partida remota e partida do motor por botão
  • Ar-condicionado digital
  • Quadro de instrumentos digital de 4,2 polegadas
  • Bancos em couro
  • Abertura do porta-malas por aproximação
  • Carregador por indução 
  • Entrada USB-C
  • Farol alto adaptativo
  • Rodas de liga leve diamantada de 16", pneus 195/55 R16
  • Smart Shift: alavancas no volante para troca de marchas

Talvez você também se interesse:

Avaliação: novos Honda City sedan e hatch, 5 boas sacadas e 5 vacilos
Novos Honda Civic e:HEV e Type R farão marcação aos Corolla Hybrid e GR
Avaliação: por que o Chevrolet Onix Plus é um sedan tão bom de venda?
Os 10 carros turbo mais baratos no Brasil em 2022 

Comentários