Novo Hyundai Creta 2025: quais as principais novidades do SUV contra o atual
Flagrado sem qualquer camuflagem no último final de semana, o novo Hyundai Creta 2025 será o próximo grande lançamento da marca sul-coreana no Brasil. O SUV compacto ganhará uma grande reestilização que mudará consideravelmente seu visual, que ficará mais próximo ao do SUV premium Palisade. Agora vamos conferir quais serão as principais novidades do novo Creta 2025 comparado ao atual.
Você pode se interessar por:
- Exclusivo: Hyundai Creta Action 1.6 sairá de linha até o fim do ano
- Novo Hyundai Creta 2025 aparece sem disfarces e chega em breve
- Novo Hyundai Creta perderá visual polêmico e já tem data para chegar
- Chevrolet fecha parceria com Hyundai para finalmente ter híbridos
Antes de mais nada, vale lembrar que o novo Hyundai Creta 2025 estava previsto para ser lançado no Brasil somente no ano que vem, no entanto, a marca decidiu antecipar seu lançamento para deixá-lo ainda mais competitivo num segmento que é disputadíssimo. Assim, em apurações junto das concessionárias da rede Hyundai e Caoa Mobiauto descobriu que o novo Hyundai Creta será lançado no fim de outubro, enquanto as vendas serão iniciadas entre o final de outubro e o começo de novembro.
Visual
Uma das principais diferenças do novo Hyundai Creta 2025 em comparação ao atual é a reestilização que será aplicada, principalmente na dianteira e traseira. Com isso o SUV deixará de lado o estilo polêmico caracterizado principalmente pelos faróis e lanternas fragmentados, passando a adotar um desenho mais robusto pelas linhas mais quadradas.
Na dianteira o novo Creta 2025 contará com uma grade mais destacada e retangular com dois filetes horizontais e quatro verticais, além de faróis com peças maiores, que manterão a disposição de luz diurna de LED na parte superior as luzes principais logo abaixo. A questão é que o desenho do conjunto óptico será mais quadrado e com luzes dispostas em dois elementos, sem serem fragmentadas como o atual
Destaque também para o para-choque, que ficará mais destacado e com uma proteção inferior na parte central, bem ao modo de SUVs mais voltados ao fora de estrada por ser uma peça que lembra um skid plate. Na traseira teremos a lanterna interligada por uma barra de LED mais estreita, solução que vem sendo amplamente utilizada na indústria. Ou seja, esqueça aquela lanterna em estilo bumerangue do Creta vendido hoje.
Na cabine a maior atualização será para o painel de instrumentos e a central multimídia. Enquanto o SUV atual traz esses recursos separados, o novo Creta 2025 vai trazer um quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas integrado com a central multimídia de mesmo tamanho, solução que remete hoje a veículos do segmento premium como BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.
Motorização
O novo Hyundai Creta 2025 não deixará de lado o bom motor turbo flex 1.0 três cilindros que rende 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. Porém, a novidade ficará para a versão topo de linha que atualmente usa o motor 2.0 aspirado de até 167 cv e 10,6 kgfm de torque.
No lugar desse propulsor aspirado, o novo Creta deve ganhar debaixo do capô um motor 1.6 turbo flex, chamado TGDI e que entregará pouco mais de 170 cv. Vale lembrar que tal informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Raphael Panaro.
Vale ressaltar que a Mobiauto tinha revelado com exclusividade a chegada do Hyundai Creta híbrido para 2025. A questão que fica é sobre qual destes motores a Hyundai vai eletrificar, ou seja, aplicar tal motorização híbrida.
Em relação ao atual 1.0 turbo flex, podemos apostar que o Creta poderá vir com um sistema semelhante ao do Kia Stonic já vendido no Brasil. Estamos falando de um pequeno motor elétrico que atua nas partidas e como alternador em auxílio ao motor a combustão. Dessa forma teríamos um Creta como um híbrido leve (ou micro-híbrido).
É importante observar que a Hyundai e Kia estão debaixo do mesmo guarda-chuva e atuam juntas, principalmente no exterior. Na prática elas compartilham tecnologias, assim a Hyundai poderia muito bem em optar por deixar o Creta híbrido em sua versão 1.6 turbo flex TGDi.
Equipamentos
A maior novidade fica para o painel de instrumentos atrelado à central multimídia, que já descrevemos, mas o novo Creta 20205 receberá outras novidades na lista de equipamentos como ar-condicionado de duas zonas e atualizações no sistema ADAS. Ele manterá o piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e assistente de manutenção em faixa, mas ganhará como novidade o alerta de tráfego traseiro com “função para e anda” presente no ACC.