Novo Hyundai Creta perderá visual polêmico e já tem data para chegar
A Hyundai antecipou a chegada do novo Creta para este ano e o objetivo é se tornar ainda mais competitivo no mercado. Atualmente, o SUV é o mais vendido entre todos os rivais na categoria pessoa física, sem considerar as vendas diretas. E agora, ele já tem data para estrear o visual reestilizado.
A reportagem da Mobiauto apurou junto das concessionárias da rede Hyundai e Caoa que o novo Hyundai Creta será lançado no fim de outubro, com vendas iniciando entre outubro, em seus últimos dias, e início de novembro. O visual será o mesmo já visto do outro lado do mundo, e o SUV promete novidades interessantes para o ano/modelo 2025.
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Atualmente, o Hyundai Creta está em sua segunda geração. E teremos agora o primeiro facelift, ou troca de visual, do SUV para o mercado brasileiro. A chegada da nova cara vem pouco depois do que foi apresentado no exterior. A reportagem da Mobiauto já havia alertado sobre o desejo da marca sul-coreana em trocar a identidade do modelo em fevereiro do ano passado – embora tenhamos errado que seria um mini-Tucson.
Em um primeiro momento, a ideia era apresentar o novo visual no primeiro semestre deste ano. Depois o prazo da montadora se estendeu para 2025, e retornou recentemente para o segundo semestre de 2024 para que o SUV seja ainda mais competitivo contra os rivais.
O visual reestilizado é inspirado no Palisade, SUV grande que já foi lançado no Brasil com valores na casa de meio milhão. Com isso, sai o visual disruptivo apresentado em 2021 para dar lugar a um mais sóbrio.
Na dianteira, o conjunto óptico terá dois níveis com luz de condução diurna próxima ao capô, e faróis principais no para-choque - à lá Fiat Toro. Na traseira, a lanterna é inteiriça, com LED. Os para-choques dianteiro e traseiro mudam bastante para agregar o novo design.
No entanto, não teremos folhas de porta diferentes do que são feitas atualmente. O novo visual ficará concentrado em diferenciais estéticos dianteiro e traseiro, apenas – quando o assunto é carroceria.
Por dentro, o envolvente das telas muda. Painel de instrumentos e central multimidia serão integrados, e isso vai alterar o layout da cabine. O volante tem o mesmo design que já vemos, assim como os comandos de travas de porta, vidros elétricos e retrovisores. Parte do console central também será como o atual, mas os comandos do ar-condicionado serão novos.
Como não se trata de uma nova geração, podemos esperar por medidas bem parecidas com as que vemos agora no Creta. Estamos falando de 4,30 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. O SUV pode ter medidas diferentes de largura, altura e comprimento por causa dos para-choques novos, sistema de suspensão recalibrado e apliques de rodas diferentes, mas isso causará uma diferença mínima.
Entre os motores é que vamos encontrar as principais diferenças. O 1.0 turbo flex seguirá responsável por equipar as versões mais baratas e intermediárias. São 120 cv de potência e 17,8 kgfm de torque, sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas.
Já o propulsor 2.0 aspirado flex, da opção mais cara, será substituído por 1.6 turbo, usado também no Tucson. Ele renderá 177 cv de potência e 27 kgfm de torque – ainda não se sabe se a usina chegará flexível ao país para ser abastecida com etanol.
Vale lembrar que fontes próximas à marca revelaram à Mobiauto que o modelo chegaria como híbrido ao nosso mercado, com essa atualização visual. Caso isso realmente aconteça, podemos esperar por um conjunto parecido com o do Kia Stonic para as versões mais básicas.
Trata-se de um micro-híbrido formado pelo motor 1.0 turbo e um motor elétrico de baixa capacidade, que substitui motor de partida e alternador. Alivia um pouco o consumo, mas não tanto quanto um convencional ou plug-in. Para o 1.6 turbo, a expectativa é de que tenha uma eletrificação mais robusta em algum momento. Aguardemos, então, a apresentação do novo Hyundai Creta.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.