Novo Duster antecipa muito do futuro SUV cupê híbrido flex da Renault

A Renault apresentou oficialmente o novo visual do Duster com mudanças no design e itens do Kardian, mas destaque é novo motor híbrido 1.6 SCe
Vinicius Moreira
Por
30.11.2023 às 11:11
A Renault apresentou oficialmente o novo visual do Duster com mudanças no design e itens do Kardian, mas destaque é novo motor híbrido 1.6 SCe

O visual da terceira geração do Renault Duster já foi amplamente divulgada em flagras e até mesmo com o vazamento de fotos ontem. Agora com o lançamento mundial feito pela montadora francesa, nesta quarta-feira (29), temos alguns pontos importantes. A motorização que estará no Brasil deverá ser o mesmo 1.6 SCe E-Tech numa variante híbrida flex, enquanto a manopla do câmbio será a mesma do Renault Kardian.

Antes de detalhar o novo Renault Duster apresentado na Europa, vale dizer que a Renault deve lançar entre 2025 e 2026 um SUV cupê que compartilhará sua base com a terceira geração do Duster agora revelada. Ou seja, não teremos o novo Duster em si no mercado nacional, mas sim um SUV inédito com ares de cupê. Assim, o visual da traseira e o nome do utilitário serão outros. É esse modelo também que trará o motor híbrido 1.6 SCe E-Tech em uma configuração flex para o mercado nacional.

O objetivo da Renault é inserir o novo modelo, mas sem matar o Duster atual, que vai conviver com o irmão mais novo e parrudo no mercado brasileiro. Vale lembrar que em alguns países do velho continente o SUV é chamado de Dacia Duster, carregando assim o logotipo da marca de baixo custo da Renault.

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Visual

Não é só a manopla de câmbio que será a mesma no Duster e no Kardian, com acionamento eletrônico, que ostenta um design minimalista. Como adiantado pela Mobiauto, as barras de teto funcionais do Kardian também aparecem no novo Duster. O item pode ser um diferencial contra T-Cross e Nivus que não possuem o item.

As proteções laterais da caixa de roda e embaixo do para-choque receberam contornos maiores, o que deixou o SUV com aparência robusta. Para corroborar com esse apelo mais off-road de fato, o Duster vem com 217 mm de distância em relação ao solo e função de controle de descida, recurso bem-vindo para trafegar em terrenos escorregadios.

As lanternas repetem o visual em Y dos faróis, que é o mesmo estilo que a gente vê no recém-lançado Kardian no Brasil. Esse design em Y também é replicado na cabine, presente nas saídas de ar e apoios de braço. Outro detalhe interno, voltado para o motorista, é a tela multimídia de 10, 1 polegadas voltada a 10 graus para o condutor. Não chega a ser uma exclusividade visual, mas deixa a tela na diagonal do campo de visão do motorista.

Motorização

A versão híbrida do novo Renault Duster será equipada com um motor a gasolina de 1.6 de quatro cilindros, além de dois motores elétricos, os quais combinados proporcionam 143 cv de potência, a mesma do Renault Jogger – minivan derivada do Sandero europeu. Vale lembrar que um desses motores elétricos funciona como motor de partida de 48V, enquanto o outro é maior e gera 49 cv de potência. A transmissão é automática com quatro velocidades para o motor a combustão e duas para o motor elétrico, mas a marca não divulgou mais detalhes sobre como ela funciona.

Em maio deste ano destrinchamos como deverá ser este motor 1.6 SCe E-Tech na configuração flex esperada para o inédito SUV-cupê no país. O motor a combustão é o famoso 1.6 H4M da Renault, que neste caso por ser ciclo Atkinson aumenta a eficiência energética e melhora o consumo de combustível, mas acaba reduzindo seus números, caindo de 118 cv (a 5.500 rpm) e 16,2 kgfm (a 4.000 rpm) com gasolina para 91 cv (a 5.600 rpm) e 14,7 kgfm (a 3.200 rpm).

Combinado a um motor elétrico de tração, a motorização tem sua potência máxima combinada estabelecida em 143 cv bebendo gasolina. Já para a configuração flex em desenvolvimento para o Brasil, o pico quando abastecido com etanol pode ficar entre 145 cv e 150 cv.

O SUV cupê que virá ao Brasil também deverá adotar o mesmo motor do Kardian, o 1.0 turbo flex de até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, que trabalha junto a um câmbio DCT (dupla embreagem) de seis velocidades.

Voltando ao Duster europeu de nova geração, ele contará ainda com um motor 1.2 de três cilindros a gasolina do tipo híbrido-leve, que vem equipado com um pequeno gerador de partida de 48V, que auxilia na partida e aceleração. O conjunto rende 130 cv e a Renault garante que o consumo médio é 10% menor que um motor de potência equivalente. O câmbio é manual de seis marchas, enquanto a tração pode ser dianteira ou 4x4.

Preços

No mercado europeu, o Duster será oferecido em quatro versões: Essential, Expression, Extreme e Journey. Há opções de escolha também para motorização e tração.

A cereja do bolo não foi divulgada, já que a marca não revelou os preços. O que se sabe é que a nova geração do SUV já estará disponível nas lojas da Europa já em 2024. A estimativa é que o Duster de terceira geração seja comercializado por 20.000 euros, algo em torno de R$ 107.000 numa conversão direta.

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