Novo Renault Duster terá irmão SUV cupê lançado no Brasil muito em breve

Segundo o site francês L’Argus, projeto D1312 será lançado em 2025. Será ele, e não o Duster G3, a compor família com SUV Bigster e picape Niagara
LF
Por
08.11.2023 às 10:48
Segundo o site francês L’Argus, projeto D1312 será lançado em 2025. Será ele, e não o Duster G3, a compor família com SUV Bigster e picape Niagara

A Renault vai mesmo fazer marcação cerrada em cima de Volkswagen e Fiat no mercado brasileiro. Após lançar o Kardian em março de 2024, a marca francesa estaria projetando um SUV cupê derivado dele para iniciar as vendas no Brasil em 2025. Pelo menos é o que diz o site francês L’Argus, que identifica o projeto através do código D1312.

“Segundo informações da L’Argus, um SUV cupê derivado do futuro Dacia Bigster está entre as oito novidades que a fabricante de diamantes comercializará até 2027”, diz a publicação. “O modelo, em fase de desenvolvimento, será lançado em 2025 na América do Sul”, completa.

Você também pode se interessar por:

O L’Argus afirma que o modelo “será baseado na plataforma Kardian”, mas deixa claro que o projeto deriva do Bigster. Portanto, terá porte maior que o do Kardian. O código D1312 aponta para um produto da nova família de compactos-médios da marca. O próprio Duster de terceira geração tem código P1310, enquanto a picape Niagara responde por ZH1312 e o Bigster, X1312.

Estamos falando, provavelmente, de uma variante Renault do projeto C-NEO, que a Mobiauto abordou em setembro deste ano. É bem possível, inclusive, que seja ele o terceiro produto a compor o trio de produtos compactos-médios da marca, junto da picape Niagara e do SUV de sete lugares Bigster.

Assim, a Renault cumpriria com mais assertividade a proposta de reformular totalmente o Duster de terceira geração nacional, com visual muito diferente e nome inédito. No caso, o SUV deixaria de ter uma carroceria convencional para virar um SUV cupê, convivendo com o Duster de segunda geração. Este seguirá vivo em nosso mercado, com direito a facelift em 2024.

“Certamente, [o D1312] irá retomar alguns elementos de design do grande SUV P1310 [Dacia Duster de terceira geração] para conseguir economias de escala, mas beneficiará da nova identidade estética (logotipo mais recente, etc.) e das tecnologias da marca Renault”, segue o L’Argus, confirmando que se trata de um projeto derivado do novo Duster e não do Kardian.

Ainda de acordo com o site francês, o inédito SUV cupê derivado do projeto C-NEO terá motorização híbrida turbo (que, no Brasil, será flex) e câmbio EDC automatizado de dupla embraiagem com seis marchas e caixa banhada a óleo (código técnico DW23). Uma variante Dacia do mesmo projeto também é cogitada.

Com cerca de 2,70 metros de comprimento, o inédito SUV cupê compacto-médio da Renault virá para brigar de frente com o Jeep Compass e ser posicionado acima do Duster nacional. Sua produção deve ocorrer em São José dos Pinhais (PR), com utilização do motor 1.3 TCe de 170 cv e possíveis variantes híbridas. Será um dos oito lançamentos prometidos pela marca fora da Europa até 2027, com investimento de 3 bilhões de euros (cerca de R$ 15,6 bilhões).

Comentários